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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Animes no ensino de Química: uma revisão de literatura da última década (2014-2024)
    (2025-02-19) SILVA, Breno Gales da; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; https://orcid.org/0000-0001-6577-5622
    Considerando a importância das diversidades culturais do meio em que os estudantes estão inseridos como fundamental na motivação para a aprendizagem de novos saberes e o crescente consumo de animes por crianças e jovens em idade escolar no Brasil, este trabalho teve por objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre animes no ensino de química. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados nas bases Google Acadêmico, Google, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Eletrônica Científica Online. As análises apontam que há convergências entre os autores quanto às motivações para o uso de animes no ensino de Química, evidenciando sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e favorecer a contextualização e a compreensão de conceitos científicos de forma atrativa e envolvente. Ademais, observa-se que, embora os animes não tenham um propósito didático explícito, podem servir como ferramenta complementar no ensino, especialmente na abordagem de diversos objetos do conhecimento da Química, desde que integrados a estratégias técnico-pedagógicas adequadas. No entanto, os estudos analisados evidenciam desafios, como a necessidade de alinhamento dos conteúdos apresentados nos animes aos conceitos químicos curriculares e a escassez de pesquisas que comprovem de maneira sistemática a aprendizagem efetiva dos estudantes em decorrente da utilização desse recurso. Dessa forma, conclui-se que os animes apresentam potencial para enriquecer o ensino de química, mas há a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que avaliem sua efetividade, com rigor metodológico, sua eficácia na construção do conhecimento científico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os impactos causados pela insuficiência do manejo de resíduos sólidos entorno de igarapés do nordeste paraense: uma análise da literatura
    (2022-12-09) OLIVEIRA, Rane Larícia Ferreira de; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736
    Tendo em vista que o aumento da produção mundial de lixo promove degradação ambiental, a poluição hídrica vem sendo diretamente afetada pelo despejamento de resíduos sólidos (RS) em afluentes que afetam diretamente a salubridade hídrica, gerando problemas a saúde pública. O presente trabalho trata dos impactos ambientais recorrentes causados pela insuficiência do manejo de RS entorno de igarapés com ênfase na região nordeste do Pará. A fim de obter, através da coleta de dados realizada essencialmente em trabalhos acadêmicos, a relação desses impactos ambientais. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica a fim de obter o levantamento de dados necessário para o desenvolvimento deste. Para tanto, foi necessária a leitura minuciosa de diversos artigos acadêmicos e selecionados os impactos casuados por RS mais recorrentes que afetam a salubridade do ambiente, posteriormente, ocasionando problemas a saúde pública. Os dados foram apresentados em formato de quadro para uma posterior análises desses impactos. Diante disso, constatou-se que é necessária uma reforma em relação ao saneamento básico e sua gestão de RS nas áreas d'água. Onde foi possível concluir que há necessidade de conscientização sobre o direito legal ao saneamento básico e gestão de RS, bem como a devida separação desses resíduos para mitigar a saúde pública ambiental e mais agravantes.
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