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Navegando por Assunto "Literatura infantojuvenil"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fale outra escola: literatura infantojuvenil e docência em uma experiência integrada
    (2021-10-07) PONTES, Agatha Karolline Figueiredo Srur Santos; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Este trabalho estuda e narra o papel da literatura infantojuvenil no decorrer de uma experiência vivida durante um estágio, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e durante estudos e trabalhos com o Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura infantojuvenil, cibercultura, formação e trabalho docente.Objetiva tecer caminhos entre literatura infantojuvenil e trabalho pedagógico interdisciplinar e multidimensional favorecendo a aprendizagem e utilizando a linguagem e a literatura infantojuvenil como base de interlocução. A partir de uma perspectiva discursiva de pensar as alfabetizações, este trabalho tem a intenção de discutir um modo de trabalhar a linguagem e a literatura nas diversas áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar, levando em consideração que o conhecimento não é um saber linear e possui diversas complexidades , fatores externos e internos, psicológicos, afetivos e culturais, que devem ser considerados quando pensamos em ensino-aprendizagem. Imersos em experiências em sala de aula, em conjunto com as vivências no laboratório Sertão das águas pude, de maneira implicada, viver momentos formativos com os alunos de fato, alinhando a perspectiva discursiva, literatura infanto juvenil e práticas interdisciplinares, de diversas maneiras, conforme o currículo e calendário escolar vigente de maneira a auxiliar a professora regente em sala de aula, criando planos e sequências didáticas, elaborando estratégias interdisciplinares tomando como base a literatura, a tornando-a foco e protagonista em conjunto com as crianças, os sujeitos primeiros deste trabalho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal
    (2017) BEZERRA, Francisca Ferreira; COSTA, Fernanda Analena Ferreira Borges da
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar de que maneira a literatura infantil, bem como a contação de histórias se relacionam com a ludicidade e dessa forma, tornam-se uma ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal. Tomando como ponto de partida os estudos de Fanny Abramovich (2005) e Nelly Novaes Coelho (2000), pode-se analisar de que maneira a contação de histórias pode ser utilizada como um método para desenvolver, mesmo que de forma inicial, o gosto pela leitura nas crianças e também aguçar a criatividade e a imaginação, sendo estas algumas das mais importantes funções da literatura. Para tanto, foram estudados aspectos históricos da literatura infantil, as leis que amparam a literatura infantil e a ludicidade dentro do ambiente escolar. Este estudo também está fundamentado no que diz respeito à alegria de contar histórias e os requisitos necessários para esta atividade; sobre como utilizar a metodologia de contar história para desenvolver o gosto pela leitura e de como os recursos implícitos na contação de história favorecem a aprendizagem. Portanto, espera-se com este trabalho que haja um melhor entendimento de como a contação de histórias pode ser utilizada como ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal e como a criança reage ao receber os estímulos contidos na diversidade das histórias que, ao serem contadas, transportam os ouvintes para o mundo da imaginação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Percepções discentes sobre leitura e literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior: uma experiência com o gênero fábula
    (2018-08-17) MENDES, Lúcia do Socorro de Castro; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    O presente trabalho, que tem como tema “a prática da leitura por meio da literatura infantojuvenil no 6º ano do ensino fundamental maior com o gênero fábula: Percepções discentes”, teve como objetivo analisar, a partir das opiniões da docente e dos discentes de uma turma de sexto ano, a contribuição da literatura infantojuvenil no desenvolvimento de habilidades de leitura na formação crítica e cidadã do aluno nas aulas de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Pautou-se no procedimento metodológico estudo de caso com pesquisa quali/quanti descritiva, a qual foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio da zona Urbana, com 19 alunos do 6º ano do ensino fundamental da turma: “A”, do turno da manhã, onde foram desenvolvidas atividades diversificadas, por meio do gênero fábula e produção de texto para promover o contato da turma com a literatura infantojuvenil e a posteriori aplicados questionários com perguntas abertas sobre leitura, ensino de leitura e literatura infantojuvenil a fim de coletar opiniões sobre como os alunos percebem essa relação na educação básica. Para tanto, a fim de fundamentar esta pesquisa no que concerne ao ensino da leitura e da escrita através da literatura Infantojuvenil, nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino fundamental maior, foram estudados vários teóricos que discutem essa temática, sobre ensino da leitura tais como: Dolz (2004), Fernandes (2007), Freire (2008), GIL (2002), Lajolo, & Zilberman (1996), Lakatos & Marconi, (2010), Lima & Rosa (2012), Zilberman & Silva, (2008). Cagliari (2009). O interesse por essa pesquisa surgiu a partir da observação e da necessidade de oferecer um ensino de leitura diferenciado, utilizando a literatura Infantojuvenil nas aulas de Língua Portuguesa, visando despertar nos alunos a imaginação, curiosidade, criação, emoções, sentimentos, participação e a formação de leitores/escritores críticos e competentes. Nesse sentido, pode-se dizer que, através do resultado obtido, a leitura ocupa na escola um lugar privilegiado, sendo imprescindível na vida do ser humano.
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