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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfonsina Storni: Análisis de la representación de la mujer en los poemas capricho, tú me quieres blanca y bien pudiera ser
    (2024-06-27) RODRIGUES, Cássia Núbia Celso; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    O presente trabalho pertence a área da literatura e pretende analisar a representação da figura feminina nas composições poéticas Capricho, Tú me Quieres Blanca e Bien Pudiera Ser de Alfonsina Storni, o estudo será desenvolvido através de uma análise da escrita, do estilo e da forma da autora nos poemas em questão, incluindo a exposição de aspectos importantes na literatura e na poesia que contribuem para esta pesquisa. Por essa razão, o objetivo principal deste trabalho é analisar a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni, contextualizando o período de sua produção, a fim de compreender a influência de suas visões sobre o papel da mulher na sociedade. Também examina os poemas de Alfonsina Storni e sua relevância na literatura latino-americana, além de identificar a voz poética feminina expressa nos poemas supracitados e descrever a representação e sua importância. Assim, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica para o conhecimento do objeto de estudo. Com base nisso, serão mencionadas as contribuições de Rocha (2013), Retamar (2020), Borges (1988), Paz; Stanton (1998), Beauvoir (2009), Bourdieu (2017), Martínez (1998) entre outros. Como resultado, foi possível perceber que a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni contribui para um olhar mais crítico e reflexivo sobre o papel da mulher na sociedade desde a contribuição literária da autora, tendo em vista que a forma como ela expressa através da crítica sua experiência pessoal como mulher no contexto de sua época e a realidade que outras mulheres viviam.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “O amor que ousa dizer o seu nome”: História e Homoerotismo na Amazônia em “Olho de Boto” (1967-1985)
    (2022-02-09) MORAES, Marlison Souza; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700
    A seguinte monografia busca utilizar-se da literatura “Olho de Boto” (2015) como fonte histórica para o entendimento sobre de que forma o romance aborda a questão do homoerotismo na Amazônia durante o período de ditadura civil militar. O enredo da história representado pelo casamento ocorrido entre os dois personagens da narrativa, Inajá e Inajacy, em 1967 no interior da floresta amazônica, é encarado na investigação desse estudo como um caminho viabilizador para o entendimento de como o Estado governado pelos militares no contexto usaram da força repressora para impedir a união homoafetiva e as sexualidades de sujeitos amazônidas que consideravam-se como “homossexuais”. Para isso, os conceitos norteadores utilizados para a elaboração de ideias do trabalho correspondem pelo de “Representação” desenvolvido por Roger Chartier (1990) e o de “Homoerotismo” discutido por Jurandir Freire Costa (1992). A metodologia desenvolvida correspondeu às próprias descrições presentes na literatura que dão conta de apresentar a comunidade leitora acerca do casamento homoerótico realizado em fins da década de 1960 na Amazônia, destacando principalmente a constituição do romance das personagens e a reação por parte da sociedade conservadora espelhada diretamente pelo regime de ditadura civil militar da região. Nesse sentido, como resultado do trabalho, percebeu-se que a obra aborda a temática a partir de uma linguagem de defesa da liberdade e do amor, ao passo em que também mostra a repressão cometida pelos militares contra os homoafetivos do período, sendo essa mais uma face autoritária do regime ditatorial brasileiro. O romance ajudou a entender, portanto, não apenas o debate sobre a temática, mas acima de tudo a complexidade desse mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    An analysis of the portrayal of the gender performance of Viola in Twelfth Night and She's the Man
    (2022) SANTOS, Sofia Paez Lindoso dos; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170
    O Travestismo existe há um longo tempo tanto na mídia quanto na realidade, mas comumente é tratado como algo vergonhoso ou ridicularizado. Na peça Twelfth Night de Shakespeare, o tema é tratado diferentemente já que nasce da necessidade de sobrevivência de sua personagem principal. Esse trabalho procura analisar tanto a peça quanto sua adaptação cinematográfica She's the Man e apontar similaridades e diferenças entre as motivações das personagens principais, como elas, de sua própria maneira, desafiam a sociedade patriarcal em que estão inseridas, através de seu travestismo, e como os conceitos de masculinidade e feminilidade influenciam sua performance de gênero. Ele propõe o uso de pensamento crítico ao tratar desses temas cujas ocorrências, de acordo com muitos, são raras nos dias atuais, e como esses trabalhos têm os mesmos problemas enraizados mesmo tendo mais de quatro séculos de diferença.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise sobre o uso dos contos de fadas na zona ribeirinha no município de Abaetetuba-PA
    (2018-05-26) MAUÉS, Diana Teles; RIBEIRO, Leidiane Mara Moraes; COSTA, Regina Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2835860032691025
    Autores como Cosson (2016); Kleiman (2003), Brandão (1997), Foucambert (1997) dentre outros, realizam discussões que enfatizam a importância da leitura do texto literário para o processo de desenvolvimento do letramento literário, pois essas possibilitam aos sujeitos o desenvolvimento de habilidades sociocognitivas. Cosson (2016) destaca que mediante a leitura dos textos literários, é possível adotar um comportamento e uma linguagem adquirindo o gosto pela leitura sem perder-se a “beleza” dos textos. Nesta linha de pensamento, a leitura do texto literário pode ser uma prática voltada para a reflexão sociocultural, por meio das experiências. Desta forma, sabe-se que a leitura dos textos literários é importante para o desenvolvimento do letramento, no entanto, muitas vezes, há apenas a afirmação dessa importância sem que fique claro como e em que condições esses textos exercem esse papel formativo. Ou seja, é preciso avançar nesses estudos visando responder as seguintes perguntas: como e porque os contos de fadas e/ou os textos literários promovem o letramento literário? O que há nesses textos que os tornam tão importante para o processo de letramento literário? Assim, por meio deste estudo, objetiva-se analisar como o uso dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm promove o letramento literário, refletindo acerca das funções sociocognitivas linguísticas interacionistas no desenvolvimento humano. O presente estudo é de cunho teórico, fundamentando-se na produção teórica de autores como Silva, Lajolo, documentos legais como os PCN’S, dentre outros representantes da temática. Os resultados dessa pesquisa apontam que o uso dos Contos de Fadas e a leitura do texto literário exercem papel sociocognitivo fundamental ao desenvolvimento do leitor literário, pois por meio destes é possível exercitar, principalmente, a imaginação a sentimentos como senso de solidariedade, amor ao próximo, além de uma reflexão crítica acerca de situações do cotidiano. Também, ao utilizar esses recursos como ferramenta para o letramento, permite-se ampliar o conhecimento sobre o mundo. Do ponto de vista pedagógico, é essencial o papel do professor nesse processo, na medida em que ele pode criar situações com várias possibilidades de releitura dos diferentes temas dos Contos de Fadas, para que o sujeito possa ver para além daquilo que lhe é oferecido pelo seu cotidiano, expandindo, assim, o seu conhecimento sobre o mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análisis de la eroticidad en poemas de Pabo Neruda y Julia Santibáñez: una propuesta aplicada a un grupo del nivel superior en el campus de Abaetetuba-Pa
    (2023-06-30) ALMEIDA, Joelma Trindade de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
    Este trabalho discute sobre a importância de utilizar poemas com temáticas eróticas para auxiliar no ensino da literatura aos docentes em formação do curso de língua espanhola, no ensino superior (E/LE). Inicialmente, observamos a carência que existe em se analisar e refletir sobre os poemas que contenham uma visão acerca das temáticas do erótico na Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba, que necessita ter um contato maior com esse tipo de texto literário. Para essa reflexão, nos baseamos em Cândido (2009), que trata do estudo da literatura como processo de formação do cidadão, a partir do ponto de vista social, Rodríguez (2005), que esclarece sobre o erótico e Chiama de Jones (2010), que nos mostra uma visão da importância de apresentar a literatura de uma maneira mais dinâmica para os estudantes, trazendo propostas de aplicação de atividades que despertem o interesse do aluno em aprender. A metodologia utilizada partiu da percepção em trabalhar textos eróticos no curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola na UFPA os textos literários, logo realizamos a aplicação de um questionário com dez perguntas (três objetivas e sete discursivas) em uma turma do sétimo período do curso de Letras – Língua espanhola, na disciplina de textos literários, na UFPA, composta por 13 alunos, com a intenção de comprovar se os alunos tem consciência de como dos poemas “Cuerpo de mujer”, de Pablo Neruda e “Las dos”, de Julia Santibáñez. Como resultado, foi possível observar como a exploração de poemas com temáticas eróticas pode favorecer o processo de ensino dos estudantes, fazendo com que ampliem seus conhecimentos, conseguindo assim, analisar outros poemas eróticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos de la decolonialidad en la visión de los vencidos de Miguel Léon-Portilla
    (2023-06-30) VIEIRA, Evair de Oliveira; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
    Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da decolonialidade na obra La visión de los vencidos de 1959, do autor mexicano Miguel Luis León Portilla. A obra retrata o processo da conquista do México, desde a chegada dos europeus até a queda do império Azteca que estava localizado na região. Utilizando uma abordagem de caráter qualitativo, buscamos identificar aspectos da decolonialidade, especificamente dando ênfase aos capítulos I, II, III, IV, V, IX e XV da obra, mostrando assim outra visão em relação a conquista da América Latina; sendo assim a investigação inclui a teoria de Bethell (1990) que também retrata a relação entre nativos e os europeus, além de Esteves e Zanoto (2010) que relata como se construiu o imaginário em relação o continente latinoamericano a partir da concepção europeia, assim como o autor O'Gorman (2006), entre outros que vão contribuir nesse estudo de análise teórica a partir de passagens da obra, com Avila (2021) que descreve a decolonialidade como uma proposta para confrontar o pensamento moderno, na atualidade tem grande importância na desconstrução dos conceitos impostos sobre povos marginalizados. Com isso, acreditamos que La visión de los vencidos é uma obra relevante, levando em consideração sua estrutura e relatos presentes em cada capítulo, que de acordo com Corrêa (2019) Léon-Portilla propõe a inversão da lógica eurocêntrica através de aspectos da decolonialidade
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas com musica e literatura em educação infantil no colégio Objetivo, Altamira
    (2018-06) DUARTE, Iara Patrícia da Silva; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Este artigo pretende mostrar a importância da música e da literatura na educação infantil, posto que mesmo dentro do ventre da mãe a criança já toma contato com o som das palavras e com a música, sendo assim elas (palavra e música) se tornam indispensáveis em todos os processos de desenvolvimento até a vida adulta. Já a poesia e a prosa podem ter efeitos formidáveis na formação infantil. Foi nesse contexto que busquei pesquisar as reações e efeitos de obras musicais e literárias à crianças de 3 anos, observando como isso contribuiu para seu desenvolvimento bem como para a melhoria na minha práxis de professora do curso infantil no Colégio Objetivo, em Altamira, Pará. Trabalhando com música de Caetano Veloso, poema-musicado de Vinicius de Moraes, e uma síntese teatral do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, pude notar que a educação pode ser algo contagiante, uma experiência alegre e feliz, especialmente se aparecer sob os auspícios da literatura e da música.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aura: la novela fantástica del autor Carlos Fuentes
    (2019-12-06) DINIZ, Poliana Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Bibiana y la representación de resistencia contra la explotación en Torto Arado de Itamar Vieira
    (2023-03-01) SANTOS, Ivanda Costa dos; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317
    Ao longo da história da sociedade as mulheres negras foram representadas por vozes que não lhes pertenciam; muitos textos revelam um peso notável de preconceito relacionado a elas. Portanto, este trabalho tem como objetivo refletir a respeito da representação da mulher negra na literatura. Dessa forma, foi necessário realizar uma busca bibliográfica acerca da história, silenciamento e o protagonismo dessas mulheres. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para a fundamentação teórica, a investigação está baseada em autores com: Dussel (1993); Certeau (2000); Foucault (2005); Evaristo (2005); Vargas e Wambier (2016); Sampaio (2017); Miranda (2019); Sampaio (2017) e outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um breve olhar sobre as percepções e perspectivas dos usos das inteligências artificiais no mundo contemporâneo
    (2023-10-17) SILVA, Paulo Daniel Dias da; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112; https://orcid.org/0000-0001-7391-1903
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco
    (2017) BRAGA, Rosiléia Batista; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    Este trabalho intitulado como o comportamento feminino no romance romântico do século XIX: a idealização romântica de Mariana, em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, instigou-me desde o ensino médio, em que pude conhecer o romance romântico do referido autor, e da escola literária a qual o mesmo pertenceu. Nele será traçado um breve estudo do autor e do próprio enredo, salientando as características evidentes no texto, no que compete a personagem Mariana, através de trechos, em que se observam tais aspectos, e ainda levantando considerações das atitudes dela, relacionando com isso, as evidências com os perfis das mulheres do século XIX e da atualidade. Comportamentos esses, que se difundem em muito por questões históricas, políticas, culturais e econômicas. E, finalmente fazendo um paralelo com os comportamentos femininos ao longo da história e como se desconstruiu esse paradigma de sociedade patriarcal no decorrer do tempo. Neste sentido a literatura é um importante instrumento para se repensar princípios e valores tidos como absolutos, no caso dessa temática, especificamente no que diz respeito ao universo das mulheres. Tendo como aporte teórico a pesquisa bibliográfica baseada em Massaud Moisés, Jacó Guinsburg entre outros, que comprovam a veracidade do estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes
    (2019-02-11) CARDOSO, Elianey de Jesus Pena; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Curadoras, pacientes e literatos: narrativas de intelectuais e visões sociais sobre as artes de cura no Pará (1916 – 1929)
    (2025-04-03) NASCIMENTO, Aline Emilly Silva do; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    Este artigo visa analisar como as narrativas das produções literárias e periódicas de literatos paraenses, no contexto da mobilização intelectual e das novas percepções sobre cultura popular a partir da conjuntura das comemorações do tricentenário da fundação de Belém até o ano final da primeira república brasileira, impactaram na visão social sobre as práticas das artes de curas, comumente conhecidas como pajelança, praticadas e utilizadas por mulheres no Pará. Para fundamentar esse trabalho, foram utilizados os periódicos Folha do Norte e a Província do Pará com recorte de 1916 a 1929, produções literárias de intelectuais da época como Dalcídio Jurandir, Aldo Guajará, sob o codinome de Pio Ramos, Bruno de Menezes e Raymundo de Moraes. Além disso, para compor a análise, foi utilizado um processo de prática ilegal de medicina da 4ª vara penal do ano de 1929, arquivado no Centro de Memória da Amazônia da UFPA, onde quatro mulheres, incluindo uma menor, figuram entre os acusados. O estudo almeja compreender como e se essas narrativas periódicas e literárias contribuíram para a gradativa mudança da visão social sobre essas práticas femininas ancestrais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    De la literatura al cine: el amor en los tiempos del cólera y su adaptación cinematográfica
    (2018-08-30) RODRIGUES, Selma Suely Miranda; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
    O propósito desta pesquisa é relacionar literatura e cinema através da análise da obra El amor en los tiempos del cólera de Gabriel García Márquez, e sua adaptação cinematográfica, dirigida pelo diretor Mike Newell. O principal objetivo, é demostrar de que forma foi tratada a obra no contexto cinematográfico, observando pontos como a narrativa, o narrador, os personagens, o tempo e espaço. Para isso, levamos a cabo uma abordagem de natureza bibliográfica, focalizando textos que abordam teorias que tratam do tema, como os estudos de Bautista (2001), Brito (2006), Noriega (2001), Pino (2005). A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: Primeiramente presentou-se uma descrição detalhada sobre o autor e seu realismo mágico. No segundo capítulo foram feitas considerações sobre a obra. No terceiro momento, foi feita a análise da obra e sua adaptação. Esta análise nos permitiu constatar que alguns pontos divergiram da narrativa original. Porém, esta análise foi importante porque nos proporcionou significativos conhecimentos sobre vários temas tratados na obra de García Márquez. Além do que foi exposto na obra escrita, a adaptação permite ainda, a valorização da obra original, de seu autor e por consequência sua cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El microrrelato en el aula de ELE: una propuesta didáctica con “Revolucionario del siglo XXI” de david roas y “La mujer” de Ana María Shua con alumnos del 1º año en la escuela del campo “Benedita Lima Araújo”
    (2023-12-19) BATISTA, Adiel de Jesus; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    Este trabalho desenvolvido com alunos do primeiro ano, da escola do campo “Benedita Lima Araújo”, tem como objetivo geral reflexionar a importância da literatura nas classes de ELE, especificamente, conceber e aplicar uma proposta didática com uma abordagem do género Microrrelato a partir dos Microrrelatos “Revolucionario del siglo XXI” do autor espanhol David Roas e “La Mujer” da autora Argentina Ana María Shua. Frente o dito, para o desenvolvimento do artigo se fez uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com enfoque nos temas de “Literatura”, Silva, (2023), Eagleton, (1998), “literatura en clases de ELE” Singh y Villasol (2015), Ferreira, (2012), “Microrrelato” Blanco, (2020), Funez, (2012), “Lúdico” Labrador e Moreto (2008), Benitez (2008), que foram importantíssimos para a construção teórica do trabalho, e além disso, a aplicação em uma classe de espanhol da atividade “Microrrele” (Microrrelato em língua espanhola) fomentando a interpretação e produção textual, seguida de dois questionários, uma inicial e uma final. Como resultado se percebeu que o Microrrelato é um género literário que merece destaque, pois se comprovou na classe e nas enquetes que o gênero teve aceitação e interesse dos alunos, o que comprova que é uma ferramenta muito importante e potente no ensino de língua espanhola como língua estrangeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El papel de la literatura y de la cultura en la enseñanza de lengua española: la leyenda como herramienta
    (2016) VASCONCELOS, Alessandra dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este artigo tem como objetivo apresentar a importância que a cultura e a literatura ocupam no ensino de língua espanhola. Pretende mostrar também que a utilização de textos literários em sala de aulas, permitem ao aluno conhecer valores que estão incluídos em seus conhecimentos culturais. E que a lenda é uma ferramenta fundamental para esse ensino, pois suas características são capazes de desenvolver nos alunos as competências linguísticas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El uso de la “fábula del Erizo” como herramienta didáctica en clases de ele: una propuesta pedagógica de enseñanza con alumnos de 1ª año de la escuela São Francisco Xavier en Abaetetuba-PA
    (2023-12-19) SOUZA, Sheila Teixeira; LIMA, Maria José Souza; https://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    É notorio que as tecnologias estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, tornando cada vez mais um desafio captar a atenção dos alunos durante as aulas, principalmente nas aulas de línguas, por isso o artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das tecnologias. e apoio aos professores no ensino da língua espanhola. Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa, conciliando com a pesquisa de campo, realizando uma abordagem investigativa nas aulas de LE do primeiro ano do ensino médio da Escola São Francisco Xavier, no município de Abaetetuba - PA, onde foi possível observar as aulas., para posteriormente aplicar uma proposta de ensino com a utilização da fábula do Ouriço como ferramenta didática. Também foi realizada pesquisa bibliográfica com base em Paulo Freire (2002), José Filho (2006), Zilberman (1991), entre outros, bem como na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que ajudou a desenvolver o tema proposto. Como resultado, podemos observar a ausência de textos literários no ensino da língua espanhola, como as fábulas, gênero literário de histórias com linguagem acessível, e além de oferecer contribuições éticas e morais, também podemos esclarecer que a ausência da utilização de textos literários no ensino da língua estrangeira, e na aplicação com o uso da fábula nas aulas de ELE, contendo um maior desenvolvimento dos aspectos textuais no ELE, pois são textos curtos, com linguagem compreensível, que atraem a atenção dos alunos, que acabam por compreender o que lhes é proposto, além de refletirem sobre questões éticas e morais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Embarcando na literatura: escola Estácio de Sá, comunidade Flexinha, Gurupá, Pará
    (2020-09-24) GONÇALVES, Benevaldo Pena; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Neste trabalho busquei relatar uma experiência acerca do ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estácio de Sá, localizada na comunidade Santa Luzia do Flexinha, área quilombola do município de Gurupá, estado do Pará. Pretendi, ainda, mostrar a importância da literatura, especialmente do cordel, como contribuição na formação do aluno, tanto no aspecto social quanto profissional. Assim, baseados em meu estágio docente, no Curso de Educação do Campo, Habilitação em Linguagens e Códigos, pela Universidade Federal do Pará, os resultados desse relato mostram a importância da literatura de cordel na escola como uma ferramenta fundamental que pode possibilitar que os alunos tenham seu próprio modo de pensar, de agir e de se relacionar com o que está a sua volta.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da leitura literária por meio dos contos amazônicos: um estudo de caso
    (2019-04) LOUZEIRO, Izabel Margalho; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621
    Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação do conto Acauã de Inglês de Sousa, como ferramenta no processo da prática da leitura dos alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área urbana do município de Abaetetuba, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área e um plano de intervenção realizado na turma. A utilização do conto de Inglês de Sousa permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, dentro do cenário amazônico e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, são oferecidos aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via utilização do conto dentro do contexto amazônico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da literatura no livro didático
    (2017) MOTTES, Diana Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho busca fazer uma pesquisa qualitativa acerca do ensino da literatura no livro didático, visando mostrar como está sendo trabalhado o texto literário nos manuais didáticos e como esse ensino é desenvolvido na sala de aula pelos professores, com base na visão dos pressupostos teóricos selecionados para este trabalho. Advoga-se em favor de um ensino precoce da literatura, tendo em vista uma melhor apreensão de conceitos literários por parte de aprendentes de escola pública. Em um primeiro momento, serão apresentadas as teorias utilizadas e, na sequência a apresentação do corpus que dará sustentação à pesquisa,tendo como suporte teórico pensamentos de estudiosos que tratam desta temática. Temse a acrescentar que as investigações dessas práticas são necessárias, para compreendermos como se dãoastécnicas de ensino da literatura, uma vez que o suporte do professor é o livro didático.O intuito deste estudo é também contribuir com a expansão das reflexões sobre o tema abordado para que a literatura seja incentivada na escola.
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