Navegando por Assunto "Literacy and literacy"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Formação inicial do professor alfabetizador: experiências autobiográficas no PIBID(2021-01-29) SILVA, Anderson André Alves da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935O presente Trabalho de Curso (TCC) apresenta a trajetória de formação de um licenciando do curso de Pedagogia, do Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, no que concerne à participação como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlia Quadros Peinado, situada no município de Bragança, na região do Rio Caeté, Nordeste Paraense. O objeto de pesquisa é a experiência de alfabetização e letramento vivenciada no percurso formativo de iniciação à docência no PIBID. O objetivo geral é analisar as contribuições do subprojeto PIBID para a formação inicial do professor alfabetizador. O trabalho procurou responder às seguintes questões-problema: Que aprendizagens o PIBID proporcionou sobre o processo de alfabetização e de letramento no ciclo inicial do Ensino Fundamental? Que conhecimentos teóricos e práticos sobre alfabetização e letramento foram oportunizados pelo PIBID? O que foi possível conhecer sobre a prática da alfabetização e de letramento junto às professoras alfabetizadoras da escola-campo do PIBID? Que experimentações didático-pedagógicas foram oportunizadas junto às turmas de anos iniciais do Ensino Fundamental? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, ancorada na metodologia da pesquisa autobiográfica. A coleta de dados foi realizada na convivência cotidiana com os agentes escolares, no decorrer de dezoito meses de vigência do projeto. A fundamentação teórica do trabalho foi construída a partir dos estudos bibliográficos realizados durante os encontros de formação teórico-metodológica no subprojeto (PIBID). Os resultados apontam para o fato de o letramento não possuir uma preocupação relevante perante as práticas pedagógicas cotidianas das professoras alfabetizadoras e a alfabetização ainda se encontra muito centrada em atividades mecanizadas de leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Fundamentos teóricos metodológicos sobre regência de práticas exitosas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2025-09-01) CELSO, Dacilda Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre práticas de alfabetização e letramento a partir da experiência como residente do Programa Residência Pedagógica – CAPES, no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 2° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Abaetetuba-PA. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa diante de uma pesquisa definida com estudo de caso associada a pesquisa bibliográfica. Para a produção de dados foi utilizada a observação participante, seguida de uma análise de conteúdo. Autores como Soares (2003), (2020), (2022), Ferreiro e Teberosk (1986), Carvalho (2005), Mortatti (2006), Freire (1996) e Libâneo (1994) foram utilizado para embasar esse artigo. O resultado aponta que no processo dealfabetização, deve-se considerar fatores contribuintes, como a escolha de práticas que contemplam a alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais. Dessa forma considera-se a desmetodização de práticas que não garantem mais o aprendizado, bem como desenvolver práticas exitosas com procedimentos metodológicos embasados de teorias que fortaleçam as medidas de enfretamento do processo de alfabetização e letramento no cenário educacional, principalmente em escolas públicas.