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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Mudança linguística: uma análise de itens lexicais em letras de músicas brasileiras
    (2023-08-19) MESQUITA, Sérgio Soares; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098
    Partindo do pressuposto de que a música se constitui uma importante forma de comunicação e expressão do pensamento humano e que carrega consigo uma enorme carga histórico-cultural, de identidade e que perpassa por todo a existência humana, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o presente trabalho tem por objetivo apresentar de que forma essas mudanças ocorridas na língua são incorporadas nas letras das canções, dando ênfase a termos que se apresentam no meio digital, em especial nas mídias socias; uma vez que esse gênero discursivo música se apropria das mudanças linguísticas ocorridas na língua, ou seja, as composições musicais absorvem o que está em uso pelos falantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Palatalização de /T, D/ diante de /I/ no português brasileiro falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA)
    (2023-01-26) OLIVEIRA, Mateus da Silva; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074
    Este trabalho descreve o fenômeno da palatalização das consoantes coronais /t/ e /d/ no português falado em uma comunidade quilombola do município de Gurupá, no estado do Pará. Trata-se de um processo bastante estendido no português do Brasil, como um todo, mas ainda pouco estudado em comunidades rurais quilombolas. Considera-se um trabalho de abordagem quantitativa, onde ocorreu a transcrição de relatos de experiências (entrevistas) com 12 moradores da comunidade investigada. Os dados obtidos foram codificados considerando grupos de fatores extralinguísticos (sociais) e linguísticos, após a sistematização e triagem dos dados, os mesmos foram submetidos a um processamento estatístico informatizado no software Goldvarb X, que gerou frequências e pesos relativos referentes à interferência dos fatores linguísticos e extralinguísticos considerados na análise. A ocorrência do fenômeno da palatalização é algo presente no falar paraense. O falar paraense se destaca entre os demais falares brasileiros por ter como regra a palatalização destes segmentos consonantais, com um percentual acima de 90%, média similar ao índice encontrado na comunidade investigada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da variação linguística no ensino e aprendizagem do Português
    (2019-06-26) SANTOS, Luciani dos Anjos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem como foco a importância e aprendizado do tratamento da variação linguística enquanto objeto essencial de ensino da Língua Portuguesa, a pesquisa buscou tratar sobre a problematização das possíveis dificuldades que os professores enfrentam ao aplicar esse ensino de língua na sala de aula, o estudo foi feito em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental de duas escolas do município de Barcarena/Pará, sendo uma da rede pública EMEF Prefeito Wandick Gutierrez localizada numa área com alguns traços rurais e outra da rede particular IEPAM Instituto de Educação Permanente da Amazônia localizada numa área urbana. O estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo em uma abordagem quantiqualitativa. Os instrumentos foram questionários contendo perguntas semiestruturadas, aplicadas às professoras das escolas em uma amostragem de 1 questionário por docente. Assim, de posse das informações coletadas observou-se que as professoras ainda apresentam muitas dificuldades em fazer usos dos estudos de variação linguística, pois ainda utilizam técnicas e métodos tradicionais e descontextualizados. Assim é de suma importância o professor desde sua formação apropriar-se dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de sua prática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Variação linguística nos livros didáticos do 6º e 9º ano do ensino fundamental maior
    (2022-11-18) LIMA, Stephany Pereira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    Este trabalho discorre sobre a variação linguística nos livros didáticos do 6° e 9°ano do ensino fundamental maior. Objetiva-se discutir como a variação linguística é trabalhada em dois livros didáticos. A base teórica apoia-se em Coelho et al (2010), Bagno (2007), Zilles e Faraco (2015), entre outros que investigam essa temática. Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa documental, tendo como corpus dois livros didáticos, manuais do professor, do 6° e 9° ano do ensino fundamental maior, que fazem parte da coleção “Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem”, da editora Moderna, do ano de 2018. Os resultados revelam que os livros analisados fazem abordagens suscintas da variação. Os tipos de variação que recebem abordagem nos livros analisados são a variação social, regional, diamésica, estrangeirismo, a partir da abordagem de alguns gêneros textuais como charge, receita etc. Além disso, há, ainda, espaço reservado para a discussão do preconceito linguístico. Conclui-se que, o conteúdo abordado nas atividades dá condições para os docentes discutirem o tema, acenando para uma mudança na abordagem puramente metalinguística e normativa no ensino de Língua Portuguesa.
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