Navegando por Assunto "Linguagem matemática"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios do ensino de matemática para surdos: uma revisão bibliográfica(2022-12-20) MOURA, Aymê Clara Carvalho; SILVA, Antônia Eliane Gonçalves da; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O objetivo deste trabalho é compreender os desafios da Educação Especial e Inclusiva para surdos, no ensino de Matemática. Os objetivos específicos almejam apresentar os conceitos de educação especial, inclusiva e seu intercâmbio com o ensino de Matemática; como também externalizar os desafios do ensino de matemática para surdos através de uma revisão bibliográfica. Que consiste na pesquisa e seleção de referenciais teóricos que discutem e problematizam o tema proposto. Essa pesquisa e seleção de dados foi consultada em artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. A partir da análise de dados, consideramos que a educação especial é uma forma adaptada de ensino que, ao ser desenvolvida no ensino regular, promove a inclusão educacional de alunos com deficiência. No ensino da matemática, esse processo de adaptação exige conhecimento e capacitação de docentes para escolherem metodologias e ferramentas de ensino adequadas as individualidades especiais dos estudantes. Diante da análise de dados, destacamos que o docente de matemática pouco se capacita no processo de formação inicial, o que contribui para os desafios da inclusão escolar, além de haver sensos comuns e preconceitos. Há a existência de um ineficiente acompanhamento de interpretes de língua de sinais – TILS nas escolas, contribuindo para uma ineficiente inclusão no ensino de matemática. A LIBRAS é o principal elemento de comunicação para o ensino de surdos, promove a tradução de conteúdos matemáticos e facilita a aprendizagem. Os poucos recursos humanos de TILS, soma-se também aos problemas de infraestrutura das escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental(2016-04-05) SILVA, Suziane Thais Martins da; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009O presente trabalho tem como objetivo investigar em que termos os professores das escolas públicas da periferia de Belém-PA utilizam os gêneros textuais na alfabetização linguística dos alunos e discutir as possíveis contribuições do uso desse recurso. A discussão sobre alfabetização e gêneros textuais foi construída com base nos estudos de Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) e outros. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras que atuavam em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa investigação pode ser caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo. Utilizamos para a construção das informações os resultados de entrevistas, diário de campo e produções textuais dos alunos. A partir da análise das respostas dos professores procedeu-se um confrontamento das observações em sala de aula e as produções textuais dos estudantes. Nos depoimentos das professoras e nas produções dos alunos é possível identificar progressos significativos na aprendizagem ao apresentarem com finalidades os gêneros textuais. Concluímos que a execução de aulas que coloquem situações motivadoras para os alunos e com metodologias diferenciadas podem se configurar em excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais, bem como proporcionar o desenvolvimento profissional de atuais e futuros professores que engajem em tal empreitada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Linguagem matemática: elemento de mediação no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental(2022-11-30) GONSAGA, Suelen Sacramento; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A linguagem matemática é uma ferramenta muito importante na construção do conhecimento matemático. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes diante da complexidade no processo de escrita e entendimento podem prejudicar sua relação com a disciplina de matemática. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma os professores compreendem a função da linguagem no ensino e na aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. A fundamentação teórica que sustenta este estudo está embasada nas teorias de diferentes teóricos que discutem a temática. Para o desenvolvimento adequado da pesquisa de enfoque qualitativo foi realizada a pesquisa de campo utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico aplicado a docentes atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em linhas gerais, entende-se que a comunicação e linguagem são essenciais para o ser humano e que a linguagem matemática é elemento primordial para a compreensão dessa importante área do conhecimento assim como é importante educadores cientes do papel de mediadores no ensino e na aprendizagem de conteúdos matemáticos, façam intervenções e discutam com os estudantes possíveis equívocos na linguagem contribuindo eficazmente para a melhoria da compreensão dos conceitos matemáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O que passa em ensinar e aprender as regras de sinais em aula de matemática do 7° ano do ensino fundamental?(2019-03-22) ANDRADE, Susanne Christie Martins; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este trabalho busca provocar o pensar sobre Linguagem Matemática e Natural no ensino da Matemática com relação à regra de sinais. Na perspectiva de apresentar a necessidade de aprender e ensinar a importância em contexto escolar em aula de Matemática em uma Turma do 7º Ano do Ensino Fundamental no município de Castanhal, aonde se inicia o contato com os objetos de conhecimento que envolve outras operações e regras não vistas em anos anteriores, tal como a resolução de exercícios, a comparação e ordenação de números inteiros em diferentes contextos associados com a reta numérica. Nesta direção, para o desenvolvimento da pesquisa utilizei a abordagem qualitativa, a fim de descrever o processo de ensino aprendizagem dos estudantes, sem deixar de lado a metodologia e a linguagem utilizada pelo professor em sala de aula. Durante o trajeto da pesquisa foi percepitívil que a linguagem utilizada pelo professor para transmissão e compreensão dos conteúdos é importante para a aprendizagem, caso ocorra de forma livresca aumentará a dificultade e confundirá o entendimento dos estudantes sobre o aprender as regras de sinais, talvez se a metodologia empregada possibilitasse os estudantes visualizarem a Matemática para além dos exercícios repetitivos o aprender seria mais prazeroso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os reflexos da linguagem matemática na aprendizagem de equação do 1° grau por estudantes do ensino fundamental(2018-09-27) RIBEIRO, Dilcilene do Nascimento; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este trabalho constitui-se de uma pesquisa que teve como objetivo, encontrar as possíveis dificuldades na aprendizagem de equações do 1ºgrau, buscando conhecer aspectos da Linguagem Matemática que refletem na aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental sobre conhecimentos algébricos. Desse modo, trata-se da Álgebra como uma Linguagem Matemática; discute-se a relação existente entre a Língua Portuguesa com Linguagem Matemática; e ainda a complexidade que há na passagem da Linguagem Aritmética para a linguagem algébrica. Para alcançar este objetivo, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula por meio de uma roda de conversa, uma entrevista feita com os alunos e questionário por meio de um exercício. Partindo dos elementos apontados nesses registros, com base em referenciais teóricos tecemos a análise final, da qual emergem os resultados apresentados nas considerações finais. O resultado da pesquisa evidencia as dificuldades que os alunos apresentam em usar uma incógnita ou variável, o que deixa claro a complexidade que há entre a linguagem natural e a linguagem matemática. E ainda dificuldades na leitura e interpretação das questões, o que acentua a incompreensão da álgebra, principalmente quando se trata de resolução de problemas. Assim, longe de chegarmos a um manual para o ensino da álgebra, é importante que nós professores busquemos ampliar nossos conhecimentos e fiquemos atentos aos erros de nossos alunos, para auxiliá-los no momento exato e de forma adequada.