Navegando por Assunto "Linguagem corporal"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança(2018-12-17) BAÍA, Carla Suellen Castro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Capoeira um dos elementos de maior representatividade de luta e resistência de nossos ancestrais, herança dos povos africanos, surge aqui como base fundamental na construção da minha dança. Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar a contribuição da capoeira na minha formação em dança, mais especificamente no âmbito acadêmico da Licenciatura em Dança. A partir das minhas vivências desde o curso Técnico em Interprete – criador em Dança da UFPA até a Licenciatura em Dança – UFPA, partindo da afirmação de que a capoeira foi elemento fundamental para a construção de um corpo que dança, contribuindo com seus trabalhos de rítmica, contexto histórico, vocabulário de movimento e filosofia de vida. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho autobiográfico, utilizando como principais teóricos: Vianna (2008), Miller (2007),Strazzacappa (2012) e Bolsanello (2011)sobre os estudos da Educação Somática para compreensão do corpo relacionado a dança e a minha vivência na capoeira que adquiri ao longo dos estudos na graduação em dança. Surge então, o entendimento do Corpo em Prontidão que vem carregado de memória de suas vivências na capoeira e que ao ter contato com a dança e seus conceitos, consegue perceber a potência de suas práticas enquanto corpo que dança. Desse resultado surgiu o estudo coreográfico intitulado Berimbolar: sapateando no ritmo da capoeira, que levou para a cena elementos da capoeira, trabalhados sobre o olhar do sapateado norteamericano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo fachada: a repetição dos azulejos como indutor num processo de criação em dança(2019-02-22) PINHEIRO, Paola Rodrigues; SOUZA, Ercy Araújo de; http://lattes.cnpq.br/5143732549428753; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523Esta pesquisa fala sobre o processo de criação da obra Corpo Fachada, fruto da dissecação artística do corpo, utilizando a imagem dos azulejos padrões portugueses e o método de perguntas do processo de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch. Somado a isso, as imanências desse corpo, toda a sua trajetória na dança, e especialmente os últimos seis meses vividos em outro país fazendo intercâmbio, contribuem para dissecar esse corpo. Esse processo de criação, propõe investigar a repetição em dança enquanto potência compositiva, e para isso, ela é somada a essa vivência de um processo de criação em dança contemporânea, em que tem como principal indutor o azulejo português somado a uma estrutura de repetição, entendendo que toda repetição é uma transcriação, pois ela nunca será a mesma. O resultado desse processo de criação foi a construção do corpo fachada, em que surgiu a partir do pensamento sobre a imagem do azulejo e a do corpo, reconhecendo a tradição desse corpo, apontado como a repetição de Pina Bausch e o espetáculo “Lírica Morada” da Companhia Moderno de Dança e as mudanças sofridas durante o tempo morando em Lisboa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e psicomotricidade: uma proposta aplicada nas aulas de dança para crianças, no Centro Educacional Pé de Moleque(2011-06-28) NEVES, Adriana Di Marco; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Esta pesquisa tem como tema central refletir sobre a relação da prática da dança no contexto escolar com os estudos da psicomotricidade. Possui como objetivo analisar exercícios de dança baseados nas atividades psicomotoras como contribuição para o desenvolvimento do aluno, na faixa etária de cinco a sete anos de idade. Isto é, a intenção se aplica em observar as contribuições da dança para o aprimoramento de habilidades básicas de movimento da criança. Além disso, o presente estudo aborda sobre a importância de um ensino da dança que estimule a liberdade e as possibilidades de movimento, em instituições educacionais regulares. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, realizada com oito crianças do sexo feminino, estudantes da escola infantil da rede particular, Centro Educacional Pé de Moleque, matriculadas nas aulas de dança, ministrada pela pesquisadora que aqui se apresenta. Durante a pesquisa, foram aplicados dez planos de aulas de dança, no período de cinco de abril até cinco de maio, a fim de verificar o aprimoramento de habilidades psicomotoras, sob influência das aulas práticas de dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lavadeiras de Nova Olinda: o corpo cotidiano como fonte para treinamento do ator(2015-02-12) SOUSA, Fernando Augusto Penafort de; ANDRADE, Valéria Frota de; http://lattes.cnpq.br/1090018980074461O estudo do movimento é um instrumento que propicia novas ferramentas para o treinamento do ator, sendo uma possibilidade de pensar o fazer teatral. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo investigar e privilegiar o corpo cotidiano de mulheres lavadeiras da comunidade de Nova Olinda/PA como fonte para o treinamento do ator. O referido estudo se apropria de conceitos da Mímesis corpórea e de conceitos do Sistema Laban de Análise de Movimento – SLA. Nesse processo, utilizo a metodologia etnográfica como ferramenta de observação e codificação dos movimentos cotidianos das mulheres lavadeiras. Na perspectiva de um desdobramento da pesquisa realizo um exercício solo, como caminho para a busca de princípios criativos pessoais e aprimoramento de um trabalho preciso, orgânico, consciente e expressivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Salão Compartilhado: um estudo sobre a condução compartilhada entre dama e cavalheiro na dança de salão(2018-12-14) MOREIRA, Aline de Nazaré de Paula; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971Historicamente, nas danças de salão, o cavalheiro sempre conduziu sua dama, restando a ela um papel passivo de seguir a movimentação, deslocamento e musicalidade do cavalheiro. Porém devido às mudanças culturais da mulher, esse lugar passa a ser questionado, nesse sentido a presente pesquisa se voltou, ao longo do seu desenvolvimento, para uma reflexão acerca da condução compartilhada e de damas mais ativas. Assim este estudo vem problematizar: Como se dá a condução compartilhada entre dama e cavalheiro na dança de salão? Esta pesquisa pretende agregar outros olhares para esta linguagem em dança, que os dois corpos possam dialogar pelo movimento. O objetivo geral deste trabalho foi investigar a condução compartilhada da dança de salão entre dama e cavalheiro. E quanto aos objetivos específicos da pesquisa foram: analisar a condução no dançar a dois e tecer aproximações e diferenças na condução compartilhada. O trabalho por meio de um estudo qualitativo de cunho autobiográfico exprime minhas vivências sobre esta condução, como também, registro em meu diário de bordo, entrevista com praticantes da dança de salão, para resultar na estrela compartilhada. Esperase uma contribuição na discussão do assunto e que estas propostas somem na compreensão mais dialogada na dança a dois, com damas livres na sua expressão corporal e cavalheiros sensíveis, abertos e que saibam que suas damas também obtém seu espaço na condução.