Navegando por Assunto "Life history"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História de vida e formação: memórias de um professor(2019-08-09) SOUZA, Samuel Reis de; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831O presente memorial é fruto de minha história de vida, um retorno ao passado na busca por memórias sentidas e vividas, atravessada pela infância, pelo processo de formação e da docência que constituíram como professor. Teve como objetivo fazer um estudo da trajetória de vida, buscando interpretar memórias que foram relevantes no processo de formação docente. A metodologia escolhida foi a história de vida, que se constitui como um movimento, dando sentido à vida e a sua historicidade (Bragança, 2012). Como referencial teórico acionei Le Goff (1990), Candau (2012), António Nóvoa (1992, 1999) e Souza (2014). A história de vida, ajudou-me a refletir sobre a profissão, ser professor, revelando a desvalorização, acompanhada com grandes dificuldades cotidiana, que acontecem nas idas e voltas na escola. Com este estudo pude revisitar as minhas memórias e lembranças que foram importantes na minha trajetória de vida. Por fim, vejo que todo o professor deveria revisitar seu passado e escrever suas memórias, suas histórias de vida, fazendo uma reflexão das narrativas, refletindo nas práticas de ensino, na educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória docente e alfabetização – marcas de uma professora(2019-08-07) CARVALHO, Lívia Raquel Araújo; FURTADO, Aline da Paixão; http://lattes.cnpq.br/3933090661486664O presente trabalho e fruto do relato da Memória docente e Alfabetização, mostrando a importância do processo de alfabetização do indivíduo e suas relevâncias, o elo de família e educação no processo de alfabetização. O relato de vida através da memória narra minha trajetória de vida, vivencia e experiência ao logo do meu processo de alfabetização até a formação superior. Tendo como objetivo principal a reflexão acerca do processo de alfabetização, por meio da memória e formação docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas orais sobre as ações pedagógicas da professora Suely Maués na complementação escolar de cidadãos abaetetubenses (1980-2017)(2018-07-18) COSTA, Juliana dos Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho tem como objetivo analisar a história de vida, a trajetória profissional e as contribuições da professora Suely Maués no processo de complementação escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem no município de Abaetetuba-Pará, visando construir registros das ações pedagógicas por ela aplicadas nas aulas de reforço escolar. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi utilizada a História Oral como metodologia de pesquisa histórica, tendo como principais referências teóricas Alberti (2004), Le Goff (1990) e Thompson (1992) que discutem a produção e análise de dados históricos a partir de narrativas orais no resgate da memória coletiva atribuindo suas concepções com base teórica nos estudos de Halbwachs (2006), Pollack (1992) Bosi (2003). As narrativas orais sobre o reforço escolar da Professora Suely Maués enfatizam as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram suas ações pedagógicas na cidade de Abaetetuba e que lhe confere, até então, uma referência na arte de educar alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem no contexto escolar formal. Espera-se, com a referida pesquisa, a partir da trajetória da formação docente e de registros e análise das intervenções pedagógicas da professora Suely Maués, (re) afirmá-la referência na formação educacional de cidadãos abaetetubenses.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Praticas docente: memórias entre a educação básica e a universidade(2017) GONÇALVES, Raimundo Pinheiro; SILVA, Erbio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4809843012802542; https://orcid.org/0000-0002-0030-3058O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre minha trajetória pessoal, escolar, profissional e acadêmica resgatando os fatos históricos, envolvendo as minhas experiências, perpassando pela infância onde alguns fatores como as brincadeiras, valores familiares contribuíram para o meu desenvolvimento em diversos aspectos de mudanças e transformações. Senti necessidade de aprofundar meus conhecimentos e saberes adquirido através de estudos e experiências com os colegas, docentes e todos os sujeitos que envolvem a educação em diversas etapas, assumindo responsabilidades que certamente contribuíram para a inserção na docência no município de Abaetetuba. Partindo de uma revisão bibliográfica, bem como das discussões e das reflexões socializadas com as disciplinas interdisciplinares durante o curso de pedagogia. Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem como método a história de vida ou método (auto) biográfico que expressou o escrito da própria vida. Sendo assim a escrita da narrativa mobilizou-se de uma tomada de consciência, tornando-se evidente o meu conhecimento das dimensões intuitivas, pessoais e políticas remetendo a constantes desafios em relações às experiências e as posições tomadas.