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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens de ensino na educação de surdos: perspectivas do PIBID sobre a interferência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem
    (2024-06-24) JANSEN, Camila Lorrane Vieira; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812; SILVA, Jair Francisco Cecim da; http://lattes.cnpq.br/0584382139015511
    O presente estudo, é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará/UFPA-Bragança, o qual está vinculado aos cursos de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Libras. Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre a influência do Oralismo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, e analisar quais os impactos para o seu desenvolvimento linguístico. Segundo Skliar (2013), o Oralismo “trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte”. Assim sendo, essa abordagem, quando aplicada na instituição escolar, interfere diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Considerando que a escola é um amplo espaço de interações, a pesquisa foi pensada e desenvolvida a partir da observação do aluno surdo na E.E.E.F.M Profª Yolanda Chaves, situada no município de Bragança-PA, bem como no laboratório de inclusão da Universidade Federal do Pará (PA). A metodologia aplicada se deu por meio de pesquisa de campo e também da investigação bibliográfica, logo, partimos de análises e leituras de autores como Skliar (2013), Quadros (2006), Perlin (2013), entre outros que debatem a temática. Assim sendo, por meio deste estudo observamos o desenvolvimento linguístico de alunos surdos e percebemos a interferência oralista em seu aprendizado. Desse modo, esta pesquisa contribui não apenas para questões relacionadas ao ensino e aprendizagem, mas também para a melhor compreensão do desenvolvimento linguístico e cultural dos alunos surdos no que diz respeito ao espaço educacional
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Barco binário: uma ferramenta para o ensino de numerais em libras e lógica dos números binários
    (2021) SILVA, Acza Lira; ALMEIDA, Adrianne Veras de; http://lattes.cnpq.br/6359914837196360; https://orcid.org/0000-0003-3250-3916; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564
    A SBC (Sociedade Brasileira de Computação) indica no documento Diretrizes para o Ensino da Computação na Educação Básica (2019) que a introdução da computação no ensino básico exerce um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades computacionais nos alunos, para que eles estejam aptos a compreender o mundo digital, dividindo o ensino da computação em três eixos: pensamento computacional, cultura e mundos digitais. Além disso, a SBC estabelece também cinco competências específicas da computação e afirma que essas habilidades estão diretamente ligadas ao desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), relacionando quais conteúdo da computação devem ser trabalhados em cada ano do ensino básico. Diante do potencial multidisciplinar do ensino de computação, o presente trabalho busca englobar diferentes conhecimentos para mitigar lacunas existentes na sociedade, como o distanciamento entre surdos e ouvintes devido à falta de engajamento no incentivo de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para esse segundo público. Tendo em vista a importância do ensino de conceitos da computação na educação básica e a barreira linguística existente entre surdos e ouvintes, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional digital, chamado Barco Binário, o qual ensina a lógica de conversão dos números binários de forma lúdica e associada à introdução dos numerais em Libras para ouvintes. Para tanto, foi necessário aplicar a lógica de conversão de números decimais em binários de forma contextualizada e recreativa, desenvolver a habilidade de decodificação em formato digital, aprimorar a habilidade de relacionar os números decimais com seus respectivos sinais em Libra e avaliar a ferramenta por meio de testes e questionários aplicados aos usuários. Diante disso, verificou-se que a utilização de jogos educacionais para o ensino da lógica dos números binários associado à introdução dos numerais em Libras pode ser eficiente, visto que 87,5% dos usuários participantes dos testes, compreenderam parcialmente ou totalmente o processo de conversão binária e cerca de 75% deles afirmaram que conseguiram relacionar os números com seus respectivos sinais em Libras após a utilização do jogo, levando a crer que o ensino multidisciplinar da computação pode ser bastante relevante para transmitir diferentes conhecimentos à sociedade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre surdo e família
    (2015-06-18) CORREA, Renata Borges; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    Este trabalho tem por finalidade apresentar como ocorre a comunicação no seio familiar do sujeito surdo e verificar de que forma a Libras vem sendo usada no ambiente familiar com a pessoa surda. Assim objetivamos perceber como a família comunica-se com a pessoa surda no dia-dia; verificar de que forma a Libras vem sendo usada no ambiente familiar com a pessoa surda; discutir sobre a contribuição da língua de sinais no ambiente familiar para o desenvolvimento da pessoa surda. O tipo de pesquisa escolhida foi a qualitativa, sendo que em um primeiro momento fizemos observações junto aos familiares e em um segundo momento fizemos entrevistas estruturadas com roteiro (questionário) com base em um cronograma de atividades. A pesquisa foi aplicada junto a moradores do município de São Miguel do Guamá/PA, que moram em duas das principais ruas desta cidade. Neste estudo mostramos o meio de comunicação utilizado entre as famílias do sujeito surdo para comunicação entre eles e como a Libras vem sendo usada pela família, uma vez que é a principal ferramenta para uma boa relação entre surdo e família. Além disso, discutimos o processo de aprendizagem do sujeito surdo, se a Libras auxilia ou não a aprendizagem do mesmo, e qual o papel da família e da escola nesse processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O desafio da tradução entre Língua Portuguesa e libras diante do fenômeno da sinonímia
    (2016-08) ARAÚJO, Marília do Socorro Oliveira; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; http://orcid.org/0000-0001-6278-2667
    A pesquisa está voltada para o fenômeno da sinonímia na tradução entre a Língua Portuguesa e a Língua brasileira de sinais (Libras), como foco o trabalho do profissional intérprete de Libras. Objetiva-se analisar a sinonímia na Língua Portuguesa e na Libras como também verificar a valorização semântica entre as sentenças traduzidas pelo intérprete de Libras. O aporte teórico é formado por Lyons (1981); Fernandes & Correia (2011); Chomsky (2006) e Saussure (2006), além dos estudos de Quadros (2004) e Rosa (2008). Utilizamos a abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta dos dados foi montado um glossário com palavras em Língua Portuguesa, empregadas em sentenças, as quais foram submetidas a traduções por intérpretes do município de Abaetetuba-Pa. A partir das traduções foram feitas as análises apresentadas neste trabalho e concluiu-se que a sinonímia, por ser um processo constitutivo da tradução, é essencial para garantir o sentido na língua de chegada. Assim, qualquer perda semântica como verificada nas análises na tradução com o sentido literal e no acréscimo de informação pelo intérprete na tradução para a Libras provocou prejuízos ao processo sinonímico. Consequentemente, o trabalho do intérprete de Libras é muito importante para os surdos e a tradução precisa ser realizadas com ética e responsabilidade. Precisa ser um recurso para atender à compreensão do surdo de uma língua que ele não ouve.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de uma ferramenta assistiva médica de contexto específico em Libras
    (2024-10-10) PINTO, Heitor Santa Rosa Soares; MOREIRA, Caio Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1370619943470585
    Este artigo apresenta o desenvolvimento da Ferramenta Assistiva Medica de Contexto Específico em Libras (FAMCEL), que facilita a comunicação entre surdos e profissionais de saúde, traduzindo Libras para o português escrito. A ferramenta permite que pacientes em consultas medicas descrevam sintomas no contexto de Doenças Cronicas Não Transmissíveis (DCNTs), o que pode melhorar a precisão no diagnostico, promover maior autonomia e humanizar o atendimento. Embora focada nas DCNTs, a ferramenta pode ser expandida para outras áreas. Futuras melhorias incluem sugestões ou auto-completar de frases e a conversão do texto montado em voz sintética.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de Libras para alunos ouvintes como ferramenta para inclusão de surdos na educação básica do Brasil
    (2022-12-06) ARAÚJO, Paulo Vitor dos Santos; SILVEIRA, Andréa Pereira
    O estudo sobre o ensino da Língua de Brasileira Sinais (Libras) para ouvintes, ainda é um território pouco explorado pela comunidade acadêmica, por isso este artigo traz para o debate a temática da inclusão social e educacional das pessoas surdas no contexto da Educação Básica. Para isto, será apresentada, de maneira resumida a história da educação dos surdos no Brasil, a fim de discutir os acontecimentos mais relevantes para entendermos o porquê da atual estratégia de ensino dos alunos surdos e de suas implicações sociais. Apontaremos as Leis e Diretrizes implementadas na tentativa de diminuir as desigualdades sociais e educacionais entre alunos surdos e ouvintes. Importantes ferramentas na busca por dias melhores para a comunidade surda. Com os marcos regulatórios demarcados vamos pontuar algumas experiências de sistemas educacionais públicos na implementação curricular da disciplina Libras na educação de alunos ouvintes, na rede regular. Com isso será possível mostrar que é possível ter esta disciplina como um pilar da inclusão socioeducacional dos alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Conclui-se que é possível e necessária a inclusão da disciplina Libras no currículo das redes de ensino público no Brasil, pois este é o caminho do desenvolvimento de uma sociedade mais justa em relação as pessoas surdas, dando a elas a oportunidade de poder se expressar e se comunicar com todos. E, assim, abrir um novo mundo muitos caminhos, descobertas e novas possibilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A escrita do aluno surdo: uma discussão acerca da interface entre a libras e a língua portuguesa
    (2019-03-13) SILVA, Cleisiane de Vilhena; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621
    O presente trabalho foi escolhido a partir de minhas observações da educação dos surdos realizadas durante a prática de estágio em uma instituição municipal de educação infantil e fundamental do município de Abaetetuba no Estado do Pará, onde pudemos perceber as variâncias que a escrita dos surdos tem em relação à língua portuguesa, a chamada interlíngua. O trabalho objetivou analisar como se dá o processo educacional dos surdos no contexto de sala de aula. O foco central da pesquisa é a interlíngua, isto é, a influência da LIBRAS na escrita da Língua Portuguesa do aluno surdo. Para a elaboração deste trabalho, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que serviu de subsídio e alicerce para este trabalho. Entre os principais achados desta pesquisa destaca-se que a educação inclusiva é um construto que precisa ser alicerçado e que a LIBRAS como língua materna dos surdos tem suas características e que modificam a escrita e percepção destes, mas que se torna um eficiente meio de comunicação com o mundo externo. Acreditamos que analisar as questões que cercam a cultura surda é de extrema importante para que estes possam interagir na sociedade em que estão inseridos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Estados atratores na trajetória de aprendentes de Libras de um Curso livre no Município de Belém-PA
    (2016-11-21) ABREU, Walber Gonçalves de; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145
    O ensino da língua brasileira de sinais (Libras) tem sido baseado em uma abordagem que privilegia o ensino de sinais descontextualizados, não considera nem o status da língua, nem o nível de aprendizagem dos alunos e lança mão de metodologias que favorecem apenas uma pequena parcela dos alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir o processo de ensino-aprendizagem da Libras em cursos livres de nível básico sob a luz da Teoria da Complexidade (TC), analisando os estados atratores na trajetória de um participante surdo e outro ouvinte. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes, a partir daí, se estabeleceu a trajetória dos mesmos. Os resultados demonstraram que os dois participantes, em sua trajetória, passaram por estados atratores, que foram influenciados por uma série de fatores. Com isso, podemos refletir e repensar comportamentos de questões gerais relacionadas ao ensino-aprendizagem, com um ensino pautado em ações metodológicas que vislumbrem a complexidade da sala de aula e os sistemas complexos dos alunos que se adaptam a todo o momento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Imaginações, saberes e performance nos anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências
    (2021-06-17) GELL, Ana Júlia Franco; RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0226549641470972; https://orcid.org/0000-0001-5750-5868
    O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no plano de trabalho de iniciação científica “Imaginações, saberes e performance nos Anos Iniciais: processos de aprendizagem de alunos com deficiências” (PIBIC/CNPQ/UFPA) realizada no segundo semestre de 2019. Os sujeitos da pesquisa foram dois alunos com deficiência intelectual de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola que atende a duas comunidades quilombolas, no Baixo Acará-Pará e um aluno com surdez do 4º de uma escola Estadual localizada no município de Belém do Pará. A investigação partiu de estudos construídos por: Relvas (2012), Streiechen (2017), Santos (2016), Smolka (1991). A metodologia se baseou na Observação participante Angrosino (2009) tendo como objetivo discutir as formas de aprendizagem relevantes para os alunos. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de atividades com jogos, contação de histórias e mediação de leitura (em libras também), escrita e desenvolvimento da oralidade. Observou-se que a partir da contação de histórias e da mediação formamos um ambiente em que os alunos se sentiram mais à vontade e as turmas aderiram bastante às propostas de atividades. Além disso, os jogos foram objetos propositivos à introdução de atividades, atendendo as necessidades de cada aluno. A pesquisa também evidenciou a importância do trabalho docente ainda na graduação, ampliando as discussões articulando a tríade: oralidade, leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da inserção da língua de sinais (Libras) no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará
    (2016) SANTOS, Alex Potiguara dos; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Estuda a possibilidade de inserir a disciplina de Libras no curriculum pedagógico do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, por meio do estudo do PPC da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e também de PPC de outras instituições de ensino da biblioteconomia brasileira. Busca verificar se os discentes têm conhecimento sobre a linguagem de sinais (Libras) e averiguar como os docentes podem contribuir para administrar as disciplinas para os alunos com deficiência auditiva. Utiliza as abordagens qualitativas e quantitativas, pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta os resultados de pesquisa de campo, na qual foram utilizados instrumentos para a coleta de dados por meio de formulários, direcionados aos docentes da UFPA e questionários, direcionados a alunos da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e aos responsáveis por outras faculdades de biblioteconomia no país. Apresenta como resultado que a disciplina existe em duas instituições fora do estado do Pará e que os alunos e os professores do curso local apresentam certo conhecimento sobre Libras, e compreendem que essa disciplina seria relevante para o contexto curricular acadêmico. Portando, os portadores de deficiência auditiva conquistaram grandes espaços no mercado de trabalho e no ambiente acadêmico, isso mostra que a inclusão dessas pessoas na sociedade contribuiu para que o índice de preconceito se tornasse mais parcial entre os cidadãos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância do ensino de libras para crianças surdas nos anos iniciais da educação básica
    (2022-07-20) MORAES, Hillary Suzan Medeiros de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente artigo possui como importância a abordagem, a compreensão e a reflexão do ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na educação básica, buscando responder à questão problemática de: por quais motivos a alfabetização em Libras não é integrada às aulas iniciais, mesmo sendo prescrita como segunda língua no Brasil além de entender como funciona o ensino de Libras nos primeiros anos na educação básica. O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a importância da educação inclusiva nos anos iniciais. O referencial teórico deste trabalho começa com uma breve perspectiva histórica a respeito da educação inclusiva para pessoas com surdez, posteriormente aborda sobre a educação para alunos surdos na educação básica, ou seja, nos anos iniciais da educação infantil, abordando essa comunicação entre alunos surdos e ouvintes dentro da sala de aula. Por fim, o referencial teórico deste trabalho aborda sobre as políticas educacionais para alunos com surdez no Brasil, nos anos iniciais da educação básica. Através desta pesquisa foi observado que é de enorme importância que as escolas possam incluir o ensino da LIBRAS nos anos iniciais, para que essa língua possa se perpetuar como comum, promovendo cada dia mais uma educação igualitária e inclusiva para os alunos com deficiência auditiva.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará
    (2020-02-17) FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    A educação inclusiva estando na relação de discussões sócio-políticas como condição intrínseca a uma sociedade mais justa, igualitária e democrática e seguindo a conjectura de que o conhecimento científico tem um papel significativo na construção da autonomia das pessoas, aborda-se nesta pesquisa o tema inclusão de alunos surdos no Ensino de Física. Por intermédio desta monografia, que tem caráter de uma pesquisa qualitativa, visou-se investigar os recursos e artifícios utilizados em escolas estaduais de ensino médio da região de Salinópolis-PA, para a veiculação de um ensino que vise o conhecimento efetivo e imersão dos mesmos na ciência. Investigar os dados e as estatísticas a priori no Brasil e a posteriori no município em destaque segundo o IBGE foi importante para pleitear esta pesquisa. Desse modo, buscou-se usar materiais simples e metodologias ativas com o objetivo de apresentar sugestões de práticas didáticas que viessem a favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física na sala de aula regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo a alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa. Para a realização deste estudo de caso no município de Salinópolis/PA, com o auxílio da Professora de Física foi escolhido o tema Leis de Newton e uma pequena abordagem sobre Pressão. Com a construção de um seguimento metodológico através do uso de sinais-termos específicos da Física em Libras, uso de softwares e experimentos, ambos se baseavam na premissa de algo que abordasse seu cotidiano e que fizessem sentido para os alunos, com este intuito foi escolhido as Leis de Movimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação ao processo de aprendizagem. Pois, permitiu constatar que é possível lecionar e levar um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. De modo que, essa possibilidade está fortemente ligada ao implementar docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Interação comunicativa gestual caseira do surdo no ambiente familiar
    (2018-05-21) SANTOS, Jusiele Miranda dos; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Identificamos, especialmente, a comunicação entre surdos e pais ouvintes que não dominam a língua de sinais. Especificamente, diferenciamos a língua de sinais dos gestos caseiros. Nesta perspectiva, questionamos como ocorre a comunicação entre os surdos e seus pais ouvintes. Pressupomos que a comunicação limitada ao uso de gestos caseiros poderia ser uma barreira para a interação do surdo com a família. Adotamos como base teórica Chomsky (1977) citado por Cezario e Martellota ( 2008)Strobel (2008); Santana (2007) e Veloso e Maia (2012). O material compôs 8 entrevistas subjetivas relatadas pelos familiares, gravadas em áudio. Adicionalmente, 6 imagens dos gestos caseiros dos surdos, filmadas por meio de uma câmera fotográfica. Assim sendo, participaram do estudo 04 famílias, composta por um familiar e uma pessoa surda, sendo seus respectivos filhos (as) surdas (as), totalizando 8 participantes. Realizamos a transcrição grafemática das entrevistas dos familiares do surdo. Adicionalmente, analisamos as imagens sinalizadas pelos surdos, comparando gestos caseiros e Libras. Os resultados apontaram que todas as famílias fazem uso do gesto caseiro para se comunicarem, assim, as relações tornam-se limitadas. Também mostraram que os surdos não entendiam as conversas de seus familiares ouvintes, posto que a comunicação se delimitou ao uso de gestos caseiros, devido os pais não dominarem a língua de sinais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Intérprete de libras no processo de ensino e aprendizagem
    (2023-09-18) LIMA, Vitória Maria Santos; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234
    O intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada do país e que é qualificado para desempenhar a função de intérprete. No Brasil, o intérprete deve dominar a Libras e a língua portuguesa. O objetivo da pesquisa é compreender quais contribuições desse intérprete no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa refere-se a uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizada em maio e julho do ano de 2023, a partir das bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google acadêmico, bem como anais de eventos. Os descritores utilizados foram Libras, surdos, intérprete, ensino e aprendizagem e suas possíveis combinações. Selecionou-se no universo de 88 publicações, uma amostragem de 13 trabalhos. Os resultados apontam que as contribuições do intérprete dentro da sala de aula no contexto de ensino e aprendizagem são imprescindíveis. A língua brasileira de sinais é marcada por percursos históricos desde o século XIX; é necessário evidenciar a importância do intérprete de Libras no âmbito escolar, além de analisar as assegurações datadas em leis na relação intérpretes e educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Libras em saúde: avaliação dos pacientes surdos frente ao atendimento médico e a perspectiva de atendimento dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Pará
    (2017) VASCONCELOS, Sidney dos Santos; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922
    O encontro entre profissionais de saúde e pacientes surdos costuma ser marcado por dificuldade na comunicação. Embora seja um direito das pessoas com deficiência ter acesso a serviços de saúde de qualidade, elas, são, por muitas vezes, atendidas de maneira incorreta e, até mesmo, são, em alguns casos, desrespeitadas em sua condição, pois os serviços de saúde não possuem profissionais capacitados para um atendimento de excelência a elas. O médico deve ter a habilidade de se comunicar com os pacientes que possuam ou não essas características. No contexto em que muito se discute acessibilidade, torna-se importante difundir conhecimentos sobre a Libras entre discentes de cursos de saúde, para contribuir na formação de profissionais habilitados a compreender e a auxiliar as necessidades das pessoas que a utilizam como sua primeira língua. O estudo tem como objetivo investigar a ampliação do conhecimento sobre a necessidade do acesso às pessoas com deficiência auditiva aos serviços de saúde. Metodologia: Este é um estudo quantitativo com desenho de estudo descritivo e transversal e faz parte do projeto Libras em saúde da ONG IFMSA BRAZIL (International Federation of Medical Students Association of Brazil), comitê da Universidade Federal do Pará, cujo objetivo geral é investigar o atendimento à pessoa surda na área da saúde na perspectiva acadêmica e, também, do surdo. Participaram da pesquisa 20 surdos, sendo 12 homens e 08 mulheres. Bilingues e que se comunicavam por libras. O percentual de avaliações negativas do encontro com profissionais de saúde representou 51% dentre os bilíngues; e 78% no grupo de surdos que se comunicam. Foram entrevistados 56 acadêmicos dos terceiro e quarto anos de medicina da UFPA. O pré-teste, evidenciou o desconhecimento dos alunos sobre a cultura surda e a língua de sinais. No pós-teste: os alunos conseguiram diferenciar o surdo da pessoa com deficiência auditiva pela inserção ou não na cultura surda. A inclusão do ensino de Libras como sendo disciplina do curso de medicina, se faz um importante instrumento de mudança na realidade social que o deficiente auditivo está incluído atualmente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
    (2021-12-17) SANTOS, Ithaísii Costa dos; NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649; MOTA, Leila Saraiva; http://lattes.cnpq.br/5730330796384022; https://orcid.org/0000-0003-3666-0812
    Trabalho de Curso intitulado “Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular” é resultado da pesquisa de graduação vinculada ao curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade Federal do Pará. O presente estudo buscou mostrar o uso da Língua de sinais e suas contribuições no desenvolvimento de duas alunas surdas e alunos ouvintes no ensino regular. O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da língua brasileira de sinais-Libras na comunicação e interação entre alunos surdos e ouvintes em uma turma de ensino regular. Objetivos específicos: investigar as contribuições do ensino da Línguas brasileiras de sinais-Libras na aprendizagem. Analisar a interação educacional a partir da aquisição da Libras entre duas alunas surdas e alunos ouvintes. A metodologia de investigação envolveu pesquisa bibliográfica como os autores Costa (2009), Góes (1996), Martins (1997), Moreira (1995), Oliveira (2013) entre outros, e pesquisa de campo, duas alunas surdas incluídas em uma sala de ensino regular, em uma escola municipal EEEF Externato Santo Antônio do município de Bragança/PA, os resultados apontaram que o contato do surdo com a língua brasileira de sinais-Libras, no processo de aceitação e aquisição de novos sinais, não acontece de forma uniforme, e cada surdo aprende esses sinais no seu tempo. Para alguns alunos surdos ocorreu a interação com seus colegas e professores normalmente, para outros, aconteceu algumas resistências, conforme foram identificados nesse estudo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A língua de Sinais emergente como mediadora no processo socioeducacional de uma pessoa surda
    (2017-03-28) PAIXÃO, José Aldeny Costa da; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145
    As discussão sobre a educação bilíngue para surdos avançou muito nas últimas décadas. No entanto, as escolas ainda não conseguem oferecer um ambiente bilíngue onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa como segunda língua (l2) possam ser as línguas de instrução desde as séries iniciais. Diante disso, o objetivo deste artigo é investigar como se deu o processo educacional de uma pessoa surda que não teve a Libras como primeira língua, baseado nas perspectivas da educação bilíngue e do direito da inclusão dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes. Os resultados demonstraram que a participante surda deste estudo teve acesso a um ambiente bilíngue, onde a língua mediadora foi uma língua de sinais emergente criada por ela, e que serviu de base para a aquisição da Libras e do Português l2 de forma mais eficaz. Com isso, pudemos concluir que as propostas de inclusão e de educação bilíngue para surdos, ainda necessitam de muita reflexão para, de fato, conseguirem atender as reais necessidades desses alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Localibras: uma aplicação para localização e divulgação de sinais de lugares na UFPA
    (2019-06-09) PIMENTEL, Samara Fernandes; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136
    A língua brasileira de sinais (Libras) é considerada a segunda língua oficial do país, porém não é conhecida por boa parte dos ouvintes. Ainda que estejam localizadas sob o mesmo território, a Libras e a Língua Portuguesa brasileira possuem canais de comunicação completamente distintos, o que as torna dissemelhantes entre si. Isso afeta diretamente na comunicação entre surdos não oralizados e ouvintes sem conhecimento de sinais. É importante lembrar que hoje, as aplicações que existem são voltadas para a tradução entre essas duas línguas, não levando em conta a regionalização e sem foco no auxílio do surdo a obter sua independência. Este trabalho apresenta uma aplicação multiplataforma que busca auxiliar surdos a identificarem pontos e traçarem rotas dentro da Universidade Federal do Pará, divulgando também os sinais específicos desses lugares. A fim de obter resultados relevantes, foi empregado um teste automatizado e uma avaliação com observação e entrevistas com pessoas que compreendam Libras, ouvintes ou não. Os resultados obtidos no teste automatizado mostraram 100% de compatibilidade da aplicação com versões variadas do Android, e nas avaliações dos usuários encontrou-se oito principais problemas que serviram para sinalizar possíveis melhorias para incorporar na versão atual da aplicação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mediação da leitura em libras para crianças surdas nas séries iniciais do ensino fundamental: o caso do Instituto Felipe Smaldone
    (2016) IGREJA, Rosana do Socorro Corrêa; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690
    O presente trabalho aborda e investiga a questão da mediação da leitura na Língua Brasileira de Sinais nas séries iniciais do ensino fundamental, cujos objetivos específicos são de identificar esses profissionais que promovem o incentivo à leitura; identificar também quais são as técnicas e ou recursos utilizados e ainda analisar as crianças surdas como elas interagem nesse processo e se elas gostam dessa atividade. A revisão da literatura traz conceitos sobre a mediação da informação como um objeto de estudo da Ciência da Informação, a Surdez Infantil e sua classificação, um breve histórico da LIBRAS conforme o decreto nº5626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamentada pela Lei nº 10.246, de 24 de abril de 2002, reconhece como a primeira língua do surdo, e também sobre Os livros Infantis traduzidos para a libras. Os sujeitos da pesquisa foram às professoras e as crianças surdas das séries iniciais; a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa se deu por meio de observações em campo e aplicação de questionários abertos e fechados para os sujeitos envolvidos na pesquisa. As análises dos dados revelaram que a Instituição, possui profissionais de maneira relevante qualificados nas libras, para fazer a mediação da leitura utilizam a datilologia, porém constatou-se a falta de materiais traduzidos para a libras, como livros impressos e materiais digitais e também de uma biblioteca escolar específica, com um bibliotecário qualificado na língua de sinais, para que este possa interagir com o aluno(a), e desse modo estará contribuindo para a inserção e inclusão do mesmo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções acerca do emprego sinalário disciplinar em libras por professores e alunos surdos
    (2018-12-12) OLIVEIRA, Andriele Praia Rodrigues de; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344
    Sob a perspectiva da educação inclusiva, a inserção dos surdos no ensino regular ainda expõe vários obstáculos. A Educação de pessoas surdas é um assunto bastante relevante na atualidade. Dessa forma a presente pesquisa foi desenvolvida sob a ótica da educação inclusiva. Tendo como objetivo geral: analisar a percepção dos professores/intérpretes e alunos surdos no Ensino Médio, acerca do ensino e a aprendizagem nas aulas de Biologia, utilizando o aplicativo de celular “Sinalário em Libras”, e as questões que nortearam a pesquisa foram: O recurso didático está em consonância com o currículo escolar e as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? E de que forma ele pode ser usado como suporte pelo educador? O índice de defasagem escolar do aluno com surdez pode ser reflexo da escassez de recursos didáticos? De que forma os TIC`s podem contribuir para que essa realidade seja alterada? Constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada quanto aos procedimentos como estudo de caso. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas com professores de Biologia (02), intérpretes (04) e alunos surdos (04). Os resultados obtidos por meio da pesquisa, revelaram que as maiores dificuldades de aprendizagem em Biologia, está relacionada a dificuldade de compreender os sinais de terminologias biológicas, as nomenclaturas, materiais didáticos para Libras limitados. O aplicativo foi avaliado quanto as contribuições para o processo de ensino/aprendizagem, os dados evidenciaram que o Sinalário de Libras é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula, tanto pelos professores de Biologia, quanto por alunos e intérpretes. Assim, é importante destacar a importância da utilização de tecnologias voltadas para o processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de Biologia, como o Sinalário de Libras.
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