Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Library science"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A percepção dos alunos da modalidade EAD do Curso de Biblioteconomia da UFPA
    (2025-09-16) COSTA, Arlene Cantão; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa
    A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa relevante para o acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente em regiões geográficas e estruturais. Neste contexto, a pesquisa teve como foco a análise da percepção dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFPA, ofertado na modalidade de educação a distância, considerando os impactos socioculturais, a interação acadêmica e os desafios estruturais enfrentados na formação profissional. O objetivo central da pesquisa foi mapear o perfil sociodemográfico dos estudantes, identificar fatores que influenciam sua trajetória, avaliar a qualidade do ensino e apontar desafios e perspectivas no curso. A relevância da pesquisa se justifica pela escassez de estudos voltados especificamente ao curso de Biblioteconomia educação a distância da UFPA e pela urgência em compreender os efeitos dessa modalidade na formação dos discentes, diante de um contexto educacional em constante transformação. O estudo apresenta uma tipologia de pesquisa exploratória e descritiva, combinado com abordagens quantitativa e qualitativa, como metodologia de pesquisa utilizou-se questionário online respondido por 40 alunos. Os resultados indicaram que os discentes em sua maioria são mulheres adultas já inseridas no mercado de trabalho que possuem condições econômicas limitadas. Em outra perspectiva, os resultados também apontaram para uma alta satisfação em relação a conteúdos e materiais didáticos fornecidos dentro do curso, sendo essencial aprimorar o suporte institucional, para ampliação da prática no melhoramento de seus resultados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inteligência artificial em bibliotecas: a formação bibliotecária na Região Norte do Brasil ante esta realidade
    (2024-10-30) LOPES, Gleidson Eduardo Costa; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376
    A aplicação gradativa da Inteligência Artificial nas bibliotecas evidencia a necessidade de incluir essa temática na formação de bibliotecários. O objetivo deste estudo é analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia das Instituições Públicas de Ensino Superior da região Norte do Brasil, comparando-os ao projeto pedagógico da Universidade de São Paulo (campus da capital paulista), à luz das tendências de uso da Inteligência Artificial em unidades de informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, com abordagem qualitativa, fundamentada em revisão de literatura e análise de conteúdo. A literatura aponta para o crescimento contínuo da aplicação da Inteligência Artificial nos diferentes setores das bibliotecas. Os resultados revelam que, na região Norte, nenhum curso contempla essa tecnologia em sua grade curricular, enquanto o curso da Universidade de São Paulo já oferece duas disciplinas voltadas para o tema. Conclui-se que há necessidade de revisão curricular nos cursos da região para alinhar a formação profissional às demandas emergentes da área.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA