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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gênero e valorização profissional na Biblioteconomia
    (2025-04-01) SOUSA, Brenda Couto de; CASTRO, Jetur Lima de; http://lattes.cnpq.br/9611821674215117; https://orcid.org/0000-0002-9983-136X
    Discute a valorização profissional das bibliotecárias sob a perspectiva de gênero, considerando os impactos simbólicos e práticos que resultam na marginalização dessa profissão. A pesquisa utiliza como metodologia a revisão bibliográfica, com levantamento realizado na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), priorizando publicações recentes (2019-2024) que discutem as interseções entre gênero e mercado de trabalho na Biblioteconomia. Os resultados apontam que, embora as mulheres sejam maioria na área, essa predominância não resulta em maior valorização social e profissional. A imagem da bibliotecária é frequentemente associada a características estereotipadas como docilidade e subserviência, o que contribui para a invisibilidade intelectual dessas profissionais. Além disso, a pesquisa evidencia-se que a desvalorização da profissão está associada à histórica feminização do campo, reproduzindo desigualdades de gênero que limitam a ascensão profissional e reduzem o reconhecimento acadêmico e social das bibliotecárias. A pesquisa destaca a necessidade de ações que promovam a visibilidade das mulheres na Biblioteconomia, sugerindo estratégias que envolvam políticas institucionais inclusivas, ampliação do debate acadêmico sobre gênero e incentivo à participação feminina em espaços de decisão. Por fim argumenta-se que a valorização da Biblioteconomia depende da desconstrução de estereótipos e da promoção de práticas que reconheçam a complexidade e a importância do trabalho bibliotecário na sociedade contemporânea.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento da produção científica sobre questões étnico-raciais na base de dados da ciência da informação (BRAPCI): período 2018-2024
    (2025-04-04) MORAES, Luana Barbosa; SILVA, Luiz Otavio Maciel da; http://lattes.cnpq.br/2094121813503519; https://orcid.org/0000-0002-8649-4480
    O presente estudo investiga a produção científica sobre questões étnico-raciais na Biblioteconomia, a partir da Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Buscou compreender a presença e a evolução das discussões raciais na área. Adotando a abordagem quali-quantitativa, combinado com técnicas bibliométricas, para mensurar e analisar os conteúdos e identificar as principais temáticas discutidas, após um refinamento de dados a pesquisa identificou 96 publicações entre 2018 e 2024. Os resultados apontam um crescimento na produção científica sobre a temática em 2021, enquanto 2020 observou-se um declínio, possivelmente impactado pela pandemia da COVID- 19. Entre os autores mais evidentes, destacam-se Franciéle Carneiro Garcês da Silva e Erinaldo Dias Valério, entre as instituições estão: Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal da Bahia. Os principais eixos temáticos identificados foram: práticas informacionais racializadas, formação biblioteconomia com perspectiva racial, interseccionalidade e epistemologia negra, além de estudos métricos da produção científica. As produções apontaram para a importância na promoção da igualdade na informação, além da atualização das práticas informacionais, principalmente relacionada à representação da informação. Por fim, conclui-se que, apesar do crescimento do interesse pelas questões étnica-raciais no meio acadêmico, as produções sobre a temática na Biblioteconomia ainda enfrentam desafios, como a baixa representatividade nos acervos e a resistência institucional em relação ao currículo. O estudo reforça a importância de ampliar o debate na formação em biblioteconomia na elaboração e consumação de políticas e práticas informacionais mais inclusivas
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Bibliotecário no cinema: uma análise crítica das representaçõs que fogem ao clichê
    (2025-03-24) SILVA, Juliana Ferreira; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199
    Este estudo analisa a imagem dos bibliotecários em filmes, focando naquelas que rompem com estereótipos tradicionais, visando uma análise crítica das representações no cinema, além dos clichês comumente associados à profissão. O objetivo geral deste estudo é analisar criticamente a representação dos bibliotecários no cinema, indo além dos clichês comumente associados à profissão. A pesquisa baseia-se na análise de três filmes: Columbus (2017), A Múmia (1999) e Te Amarei Para Sempre (2009). Com uma abordagem qualitativa e exploratória, investigam-se as características dos personagens bibliotecários, sua relação com o conhecimento e os símbolos associados à profissão. Os resultados indicam que, embora o cinema ainda perpetue certos estereótipos, há uma tendência crescente na construção de representações mais diversificadas e realistas, refletindo a evolução do papel do bibliotecário na sociedade contemporânea. Conclui-se que, apesar de alguns estereótipos persistirem, há uma tendência crescente na construção de personagens bibliotecários mais diversificados e realistas. Essas representações mostram como a profissão de bibliotecário tem sido reinterpretada no cinema, afastando-se das representações convencionais e reforçando a relevância do profissional no cenário contemporâneo, tanto no âmbito intelectual quanto nas dinâmicas sociais e culturais, contribuindo para desconstruir a visão tradicional da Biblioteconomia no imaginário social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel dos profissionais de Biblioteconomia no combate às fake news
    (2023-07-19) MOREIRA, Maiara Sahabo; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    A internet acabou se tornando um ambiente propício para a produção em massa de notícias falsas, trazendo junto consigo a desinformação. As fake news, informações noticiosas que não representam a realidade, tornaram-se um problema recorrente para a sociedade, principalmente por sua característica sensacionalista e apelativa, fazendo com que o número de compartilhamento de notícias falsas se torne ainda maior. As consequências da divulgação de noticias falsas podem ser irreparáveis, prejudicando os envolvidos, além do potencial de acabarem com reputações, incitar violência e discriminação e até interferir na democracia. Desse modo, o profissional de biblioteconomia tem o dever de suprir a necessidade informacional do usuário da unidade de informação na qual atua para que seja possível realizar o combate às fake news. Considerando esse contexto, este estudo teve por objetivo compreender os múltiplos discursos presentes na literatura científica sobre a atuação dos profissionais de biblioteconomia frente às fake news. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura integrativa nas seguintes bases de dados: CAPES, BDTD e Google Acadêmico. A amostra da pesquisa foi composta por 21 estudos, os quais foram analisados com base na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Os estudos analisados evidenciaram discursos que apontam, de forma unânime, para o relevante papel desses profissionais no contexto das fake news, já que, por seus conhecimentos sobre as fontes informacionais, facilitam o acesso a informações confiáveis, além de serem autoridade quanto a identificação, prevenção e combate às fake news.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção sobre cultura na Biblioteconomia: estudo na Usina da Paz sob a ótica do bibliotecário
    (2023-12-13) PINTO, Beatriz Galvão; SILVA, Eddie Carlos Saraiva da; http://lattes.cnpq.br/2707844545010168; https://orcid.org/0000-0002-9227-3799; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    A percepção sobre Cultura, na Biblioteconomia, é observada como sendo um dos mecanismos de interação e expressão humana. Neste sentido, o Bibliotecário, enquanto agente cultural, passa a ser mediador de informações e dessas interações que facilitam a relação entre o usuário e o conhecimento. Por esta razão, o estudo objetiva analisar a percepção do(a) Bibliotecário(a) acerca da temática Cultura e sua influência nas atividades biblioteconômicas realizadas nas Usinas da Paz. O local escolhido para a pesquisa são as Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, no Estado do Pará. A metodologia utilizada na pesquisa, além da revisão bibliográfica, foi o estudo de caso, onde foi possível utilizar a técnica da observação direta, bem como entrevista estruturada que inclui seis perguntas específicas quanto ao entendimento e aplicação da temática Cultura, e das observações quanto ao desenvolvimento da Cultura nas Usinas. Como resultados, verifica-se que é necessário haver o foco não somente nas técnicas de tratamento da informação na Biblioteconomia, como também é fundamental um olhar para a capacitação gestora do Bibliotecário enquanto agente social
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Princípios de usabilidade na Biblioteconomia: parâmetros para análise em Sistemas de Bibliotecas
    (2022-12-16) AMARAL, Camila Chaves; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Apresenta avaliações de usabilidade em sistemas de bibliotecas, analisando artigos científicos publicados e indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) no período de 2016 a 2020. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com a discussão da usabilidade em sistemas de informação no âmbito da Biblioteconomia. Os objetivos específicos são: levantar os fundamentos teóricos da usabilidade em sistemas de informação; identificar trabalhos que avaliaram a usabilidade em sistemas de bibliotecas; e conhecer os métodos avaliativos de usabilidade mais aplicados. A problemática aborda como os estudos da Usabilidade podem contribuir com a avaliação de sistemas de informação na área da Biblioteconomia. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem metodológica quali-quantitativa, que se utiliza da técnica análise de conteúdo e, quanto ao procedimento da coleta, de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam que houve o maior número de avaliações de usabilidade nos sistemas de bibliotecas entre o ano de 2016 e 2017, e os sistemas mais avaliados foram o repositório institucional e o periódico científico online. Conclui-se que a aplicação do Modelo Empírico e do Método Usuário, bem como a adoção das técnicas de avaliação questionários de perfil (Técnica Prospectiva), ensaios de interação (Técnica Objetivo-Empíricas) e heurísticas de Nielsen (Técnica Preditivo-analítica) foram os métodos avaliativos de maior preferencia para a avaliação de sistemas de bibliotecas. Por fim, a Usabilidade na área da Biblioteconomia amplia o debate sobre a facilidade no uso de recursos informacionais e tecnológicos pelos usuários, haja vista que a informação é um componente indispensável para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.
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