Navegando por Assunto "Liberdade feminina"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Trajetórias das mulheres do campo: narrativas das experiências escolares da multissérie à universidade(2022-11-07) COSTA, Antonia Zeneide da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O presente artigo recorre sobre os desafios e as possibilidades que a educação do campo oferece as mulheres. Para melhor entender o objeto de estudo delineou-se como objetivos específicos: a) descrever o contexto da educação do campo a partir dos olhares das mulheres do campo; b) identificar as lutas das mulheres do campo para o acesso a educação e os processos de superação que potencializam a sua chegada a universidade e c) discorrer sobre a importância da educação na vida dessas mulheres. A fim de obter os resultados propostos nesses objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo de caráter qualitativo por meio de entrevistas narrativas. A partir da análise dos resultados dessa pesquisa foi possível constatar que entre muitas dificuldades enfrentadas pelas mulheres estão o preconceito de gênero imposto pela sociedade, processos de nucleação escolar atrelados às dificuldades financeiras, casamento e os filhos. E como principais possibilidades foram apontados a liberdade e a independência financeira dessas mulheres. Conclui-se portanto que a educação é uma importante ferramenta para a quebra dos ciclos viciosos e excludentes proporcionando uma maior liberdade e independência financeira feminina.