Navegando por Assunto "Liberdade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise paleográfica de um manuscrito de auto cível de liberdade (1878)(2023-07-10) SOUZA, Marilene Andreza Guerreiro de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Esta pesquisa se constitui por meio de uma análise paleográfica de um documento manuscrito de auto cível de liberdade, pertencente ao acervo do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). A escolha desta temática surgiu a partir das experiências da autora como estagiária na Instituição durante os anos de 2015 e 2016 e também por meio da disciplina de Paleografia, ministrada durante a graduação em Arquivologia. Para isto, realizou-se a leitura, transcrição, identificação e a análise dos aspectos gráficos do manuscrito. Da perspectiva metodológica, a pesquisa teve caráter exploratório, baseado na pesquisa bibliográfica e documental, que proporcionou aprofundamento sobre o tema estudado, tendo como base autores que discorrem sobre a Paleografia e sobre a presença negra na Amazônia. Diante o contato com diversos manuscritos, foi selecionado o documento de uma mulher negra liberta que pede a liberdade de seu filho, para a aplicação dos objetivos propostos. Como resultados da pesquisa foi identificado a grafia da época, levando em consideração o tipo de letra, a forma própria de escrita, a relação de palavras com uma grafia diferente da atual, a acentuação das palavras, a identificação e desenvolvimento de abreviaturas, o suporte, o tipo de tinta e o instrumento de escrita. No que tange aos aspectos complementares, realizou-se a relação do autor e do solicitante com o manuscrito, a data, a procedência e o espaço. Conclui-se reafirmando a importância de discutirmos o protagonismo da presença negra na Amazônia e da Paleografia para o acesso e compreensão da informação do conteúdo dos documentos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação para alunos privados de liberdade: experiências de estágio na EJA(2025-02-21) PANTOJA, Samily Viana; VALENTE, Luís de Nazaré Viana; http://lattes.cnpq.br/4821720540447242A presente pesquisa traz para campo discussões referentes a uma experiência de Estágio na Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizado na Escola de Reinserção Social Aguinaldo Júnior, com alunos privados de liberdade (PPL’s). É importante ressaltar, que a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205 diz: “A educação, direito de todos”, portanto nessa experiência não se buscou definir os alunos no contexto em que se encontram, mas, como sujeitos de direitos. No corpo da pesquisa situa-se a introdução sobre a importância do estágio supervisionado para a formação docente, o objetivo da pesquisa, referencial teórico, procedimentos metodológicos, resultados e discussões, que culminam com uma reflexão final acerca dessa experiência e a sua importância para a formação humana e profissional dos discentes em formação envolvidos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Eticidade e Razão: fundamentos filosóficos do Estado ético hegeliano(2025-03-31) VASCONCELOS, Victor Keenan Silva; CANAL, Rodrigo Freitas Costa; http://lattes.cnpq.br/6580667225140145; https://orcid.org/0000-0002-0683-8731O presente trabalho objetiva expor a visão hegeliana acerca da relação conceitual entre o significado da filosofia aliado à noção do Estado como a efetividade da ideia ética. Com vista a esse fim, trataremos de expor os elementos que caracterizam a filosofia, partindo da Enciclopédia das ciências filosóficas, para estabelecer uma conexão com o direito enquanto desenvolvimento da ideia da liberdade, nos baseando, para isso, na obra Linhas Fundamentais da Filosofia do direito de Hegel. Inicialmente mobiliza-se o sentido particular da razão enquanto um conceito enquadrado na realidade e desenvolvido por si próprio através de mediações estruturadas na totalidade. Além disso, a articulação entre os momentos da ideia do direito e sua disposição elevada à eticidade é exposta para mostrar como a ideia do Estado decorre da mesma dinâmica da razão integrada à totalidade: segundo Hegel, o direito desenvolve a si mesmo até atingir o estágio supremo da vontade livre característica da liberdade. Logo, a apreensão filosófica do direito requer a racionalização do seu conteúdo que, por sua vez, atualiza a própria forma e, dessa maneira, situa seu procedimento na concepção dialética da realidade. Por isso, procura-se explicitar tal conexão entre filosofia e direito na institucionalização da eticidade na ideia do Estado e sua realização no chamado espírito objetivo.