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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise paleográfica de um manuscrito de auto cível de liberdade (1878)
    (2023-07-10) SOUZA, Marilene Andreza Guerreiro de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Esta pesquisa se constitui por meio de uma análise paleográfica de um documento manuscrito de auto cível de liberdade, pertencente ao acervo do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). A escolha desta temática surgiu a partir das experiências da autora como estagiária na Instituição durante os anos de 2015 e 2016 e também por meio da disciplina de Paleografia, ministrada durante a graduação em Arquivologia. Para isto, realizou-se a leitura, transcrição, identificação e a análise dos aspectos gráficos do manuscrito. Da perspectiva metodológica, a pesquisa teve caráter exploratório, baseado na pesquisa bibliográfica e documental, que proporcionou aprofundamento sobre o tema estudado, tendo como base autores que discorrem sobre a Paleografia e sobre a presença negra na Amazônia. Diante o contato com diversos manuscritos, foi selecionado o documento de uma mulher negra liberta que pede a liberdade de seu filho, para a aplicação dos objetivos propostos. Como resultados da pesquisa foi identificado a grafia da época, levando em consideração o tipo de letra, a forma própria de escrita, a relação de palavras com uma grafia diferente da atual, a acentuação das palavras, a identificação e desenvolvimento de abreviaturas, o suporte, o tipo de tinta e o instrumento de escrita. No que tange aos aspectos complementares, realizou-se a relação do autor e do solicitante com o manuscrito, a data, a procedência e o espaço. Conclui-se reafirmando a importância de discutirmos o protagonismo da presença negra na Amazônia e da Paleografia para o acesso e compreensão da informação do conteúdo dos documentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação para alunos privados de liberdade: experiências de estágio na EJA
    (2025-02-21) PANTOJA, Samily Viana; VALENTE, Luís de Nazaré Viana; http://lattes.cnpq.br/4821720540447242
    A presente pesquisa traz para campo discussões referentes a uma experiência de Estágio na Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizado na Escola de Reinserção Social Aguinaldo Júnior, com alunos privados de liberdade (PPL’s). É importante ressaltar, que a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 205 diz: “A educação, direito de todos”, portanto nessa experiência não se buscou definir os alunos no contexto em que se encontram, mas, como sujeitos de direitos. No corpo da pesquisa situa-se a introdução sobre a importância do estágio supervisionado para a formação docente, o objetivo da pesquisa, referencial teórico, procedimentos metodológicos, resultados e discussões, que culminam com uma reflexão final acerca dessa experiência e a sua importância para a formação humana e profissional dos discentes em formação envolvidos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Eticidade e Razão: fundamentos filosóficos do Estado ético hegeliano
    (2025-03-31) VASCONCELOS, Victor Keenan Silva; CANAL, Rodrigo Freitas Costa; http://lattes.cnpq.br/6580667225140145; https://orcid.org/0000-0002-0683-8731
    O presente trabalho objetiva expor a visão hegeliana acerca da relação conceitual entre o significado da filosofia aliado à noção do Estado como a efetividade da ideia ética. Com vista a esse fim, trataremos de expor os elementos que caracterizam a filosofia, partindo da Enciclopédia das ciências filosóficas, para estabelecer uma conexão com o direito enquanto desenvolvimento da ideia da liberdade, nos baseando, para isso, na obra Linhas Fundamentais da Filosofia do direito de Hegel. Inicialmente mobiliza-se o sentido particular da razão enquanto um conceito enquadrado na realidade e desenvolvido por si próprio através de mediações estruturadas na totalidade. Além disso, a articulação entre os momentos da ideia do direito e sua disposição elevada à eticidade é exposta para mostrar como a ideia do Estado decorre da mesma dinâmica da razão integrada à totalidade: segundo Hegel, o direito desenvolve a si mesmo até atingir o estágio supremo da vontade livre característica da liberdade. Logo, a apreensão filosófica do direito requer a racionalização do seu conteúdo que, por sua vez, atualiza a própria forma e, dessa maneira, situa seu procedimento na concepção dialética da realidade. Por isso, procura-se explicitar tal conexão entre filosofia e direito na institucionalização da eticidade na ideia do Estado e sua realização no chamado espírito objetivo.
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