Navegando por Assunto "Letramento matemático"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Engenharia didática para os estudos de letramento matemático(2023-12-18) ARAÚJO, David Geandson da Conceição Bailão; ALMEIDA, Dulcirene Cunha; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente artigo é fruto uma análise qualitativa baseada em revisão bibliográfica tendo como proposta inicial compreender a estrutura da engenharia didática e do letramento matemático. O objetivo é analisar produções acadêmicas que trazem a temática da engenharia didática e do letramento matemático voltados a orientação do ensino e aprendizagem da matemática escolar. A metodologia acionada foi a pesquisa bibliográfica, adotamos um enfoque que envolve levantamento bibliográfico, leitura de artigos, seguindo a abordagem metodológica dialética. De acordo com Fonseca, a pesquisa bibliográfica é realizada. “[...] a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites (2002, p. 32).” Os resultados mostram que em conjunto, esses trabalhos fornecem uma visão abrangente, desde a construção teórica até a aplicação prática, destacando a relevância da engenharia didática no contexto do letramento matemático, essa análise aprofundada serve como ponto de partida para futuras pesquisas e práticas educacionais voltadas ao enriquecimento do ensino e aprendizado. Concluímos que a identificação dos principais elementos presentes nesses trabalhos proporcionou uma compreensão mais aprofundada das abordagens e propostas de letramento matemático sob a perspectiva da engenharia didática, a compreensão aprofundada da relação entre letramento matemático e engenharia didática capacita os professores a integrarem diferentes teorias pedagógicas, como a Teoria Antropológica da Didática (TAD), enriquecendo assim suas práticas educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Letramento matemático através de jogos e prática(2023) SOUSA, Ilza de Jesus Alves Correa; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa do tipo revisão bibliográfica e empírica, buscando pesquisas em sites acadêmicos no sentido do letramento matemático por meio de jogos, levantando alguns assuntos voltados para as estratégias que o professor utiliza para realizar o letramento matemático para facilitar o entendimento dos alunos nas salas de aula utilizando o uso de jogos para esse fim. Foram, também, incluídos nesse trabalho após a seleção dos materiais, seleção dos assuntos mais pertinentes, depois analisado qualitativamente e realizado a compreensão da importância do letramento da matemática no ensino, e quais as estratégias usadaspelo professor na salade aula paratornar a matemática mais prazerosa. Assim, em análise crítica dos artigos permitiu identificar que jogos podem ser ferramentas eficazes para os estudantes e estimular a aprendizagem da matemática,além de contribuir para o entendimento de conceitos matemáticos e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Contudo, é de se notar que a introdução e utilização de jogos deve estar fundamentada no sentido pedagógico e ser cuidadosamente planejada pelos professores. Dessa forma tendo de forma mais efetiva a aprendizagem.