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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e letramento através do gênero textual história em quadrinhos
    (2018) MATOS, Maria Tereza de; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Na atualidade, os debates sobre as novas metodologias de ensino aprendizagem da leitura e da escrita têm ganhado espaço nos meios educacionais e fora dele, diante disso essa pesquisa vem analisar o processo de alfabetização e letramento por meio de um projeto desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelinho do Pequeno Príncipe de Novo Repartimento – PA. O objetivo da pesquisa é avaliar a contribuição do uso do gênero textual História em Quadrinhos na alfabetização e letramento dos alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental. Desta forma, obtiveram-se resultados positivos: o despertamento para leitura e a escrita, interação social, alegria, afetividadepois despertou nos alunos a motivação para as aulas por meio da leitura de diversos textos em História em Quadrinhos, dispostos em folhas impressas, revistinhas entre outros elevando-os ao melhor desenvolvimento da leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-06-26) RIBEIRO, Sâmia dos Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Alfabetização e letramento são processos distintos, mas necessariamente interligados, que abrangem um amplo conjunto de aprendizagens específicas e complexas, constituindo, juntos, a base da escolarização de um indivíduo. Por ser reconhecida como aprendizagem fundamental na trajetória escolar desde muito tempo, a apropriação do sistema de escrita alfabética configura-se como um objeto de estudo que atrai o olhar de diversos campos científicos a cada vez mais, proporcionando novas descobertas e a construção de novas ideias sobre a alfabetização e o letramento. A partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por análise bibliográfica, este trabalho tenciona analisar o desenvolvimento de alguns aspectos, práticos e teóricos, dos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvendo esta temática pela investigação de algumas questões englobadas por estes processos, tais como, o avanço da concepção de alfabetização ao longo do tempo; a diferenciação entre os dois conceitos centrais desta pesquisa e o modo como interagem na prática; a importância das práticas de leitura e escrita para a formação de leitores e produtores de textos; e, por fim, uma análise sobre a importância da participação familiar para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no ciclo escolar de alfabetização e letramento. As informações obtidas, possibilitaram uma compreensão de que, apesar de distintos, alfabetização e letramento podem e devem, acontecer de maneira paralela em um contexto significativo de aprendizagem, pela reflexão e ação pedagógica planejadas e guiadas com base no ritmo de desenvolvimento dos educandos, com a realização de atividades contextualizadas de leitura e escrita, com o objetivo central de formar indivíduos que, ao passarem pelo ciclo de alfabetização e letramento, não apenas apropriam-se de técnicas de codificação e decodificação, mas que desenvolvem as habilidades fundamentais de produção e interpretação textual. E por fim, levando à consideração sobre a importância inegável que a família, como o círculo de socialização primária do ser humano, desempenha nos processos de aprendizagem das crianças, nos anos iniciais de escolarização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aquisição da leitura e escrita na educação de jovens e adultos: um estudo bibliográfico
    (2019-06-28) JESUS, Kelly Cristina Mendonça de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A aquisição da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constituem-se processos simultâneos na escolarização desses sujeitos, com características peculiares quando comparado com o processo de alfabetização de crianças. Neste sentido, a presente monografia visa conhecer, a partir dos teóricos brasileiros que discutem essa temática, como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita no âmbito da educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ancorada nos pressupostos da abordagem qualitativa de investigação, do tipo bibliográfica. Para o desenvolvimento do estudo buscou-se em obras como artigos científicos, livros, teses e dissertações, a compreensão do objeto de estudo, o qual versa sobre a aquisição da leitura e escrita na EJA. Souza (2012), Brandão (1940), Paulo Freire (1979; 2008), Soares (2001), Silva (2009), Almeida e Corso (2014), dentre outros, deram base à discussão desenvolvida. Em conformidade com a pesquisa bibliográfica realizada, por meio manual e eletrônico, foi possível constatar que a educação de jovens e adultos vai além do ato de ler e escrever, pois tal modalidade de ensino permite aos educandos a serem seres críticos, participativos perante os processos nos quais estão sendo submetidos. Enfim, o estudo demonstrou que a aquisição da leitura e escrita se dá a partir de métodos e técnicas, pensadas de acordo com o contexto, a cultura e a realidade dos educandos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/Pa
    (2014-09-03) GONÇALVES, Maria Dinelma Pompeu; ALMEIDA, Rosilene Ferreira de; GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes; http://lattes.cnpq.br/8464690332592795
    Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a aquisição da leitura na classe Multisseriada na EMEF de Ajó. Mais especificamente seu intuito é analisar as representações dos professores sobre a leitura na classe Multisseriada, compreender se as metodologias que são utilizadas para trabalhar com a leitura são feitas de forma que os alunos sintam-se motivados a ler com prazer no espaço escolar, identificar os sucessos e fracassos que o aluno vem apresentando em decorrência do processo de leitura desenvolvido na instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa porque tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, já que este é um tipo de pesquisa que é mais apropriado para a análise do assunto em foco. Foi feita uma entrevista semiestruturada, com um roteiro previamente elaborado. Fazer esta pesquisa trouxe para nós, uma nova concepção sobre os métodos pedagógicos que vem sendo utilizados e as estratégias de leitura que a docente do 2º e 3º ano da EMEF de Ajó utiliza para estar auxiliando seus alunos a terem uma melhor compreensão sobre a importância da leitura. Para a realização do presente trabalho, utilizaram-se os estudos teóricos de Bamberger, Freire, Ghiraldelli Junior, Hage, Oliveira, Solé entre outros. Com a nossa pesquisa e as conversas com a professora notamos que a maioria dos alunos do terceiro ano já sabem ler e que os alunos do segundo estão acompanhando os discentes do terceiro ano. Os que não sabem ainda ler estão recebendo auxilio da professora e com certeza vão obter um grande sucesso na leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de leitura e escrita na prática do letramento linguístico na escola E.M.E.F. Jorge Daniel Ramos após a pandemia da COVID-19
    (2022-12-02) MATOS, Maria Laiane do Carmo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    O Letramento é uma das principais etapas para o conhecimento do educando, e a partir disso se compreende que para se desenvolver o letramento, as práticas de leitura e escrita são de suma importância. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender as práticas de letramento do professor do 5º ano de uma escola pública municipal do após a pandemia da covid-19. Nessa realidade, busca-se analisar os conhecimentos construídos em relação à leitura, escrita e proporcionar práticas de ensino voltadas para a alfabetização por meio do letramento. Isso se deu a partir atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)1 realizadas com crianças desse contexto Escolar antes da pandemia da covid-19. O campo de investigação é a Escola E.M.E.F Jorge Daniel Ramos que está relacionada a alguns momentos da minha trajetória acadêmica no Curso de Pedagogia. A pesquisa se respaldou em uma abordagem qualitativa. As técnicas de coleta das informações da pesquisa consistiram em observação participante de eventos do ensino na sala de aula, sendo utilizado registrados em diário de campo. Mediante a esses procedimentos, foi dialogado sobre o processo de letramento no contexto de cada área de conhecimento, partindo do respaldo teórico, de suas significações principalmente de Soares (1995; 1998; 2003; 2004; 2012) e Kleiman (1995; 2003; 2008; 2010). As concepções vivenciadas e analisadas, possibilita afirmar que o letramento se dá nas interações, diálogos, isto é, não apenas da leitura e escrita apesar da sua importância, compreendemos que a leitura e escrita deve ser uma prática sistemática que vise a partir dela proporcionar a criticidade dos alunos mediante o que está sendo estudado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da prática leitora dos alunos de turmas multisseriadas da EMEF Cristo Rei na Comunidade Primavera, Porto de Moz/PA
    (2023-11-14) SOUZA, Maria Claudete Monteiro de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a avaliação da prática leitora das turmas de 8º e 9º ano. Assim sendo, este trabalho objetiva investigar a proficiência em leitura desses alunos e as estratégias usadas pela professora para o incentivo dessa prática. A pesquisa foi realizada na EMEF Cristo Rei, na comunidade Primavera, município de Porto de Moz-PA. Trata-se de uma escola polo que atende alunos do fundamental menor, maior e o modular do ensino médio. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se a pesquisa etnográfica, com aplicação de questionário com as turmas e entrevista com a professora, além disso, foram feitas observações em sala de aula. Ao final da realização desse trabalho mostrou-se a importância de se trabalhar a leitura em sala de aula, mais ainda, foi ressaltado a importância da avaliação contínua da leitura, como um processo para o aprimoramento do ato de ler.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl: um estudo de caso de seu papel educativo no contexto da comunidade de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro
    (2017) COIMBRA, Claudia Saldanha; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Apresenta um estudo de caso da Biblioteca Bruno Fenzl a qual se originou dentro do Instituto Ampliar, uma Organização não Governamental (ONG), que visa desenvolver trabalhos de sensibilização ambiental nas praias de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro Belém-PA. Portanto, tem como objetivo analisar de que forma a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl contribui para dar apoio educacional, bem como incentivo à leitura aos estudantes pertencentes a comunidade onde está inserida. Está embasada em autores como Machado (2008), Bohm (2009), Guedes (2011), entre outros que falam acerca do conceito e formação de uma biblioteca comunitária; sua função educacional e sua contribuição para a formação de leitores. Adota uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais, seguindo um roteiro estruturado, utilizando-se da técnica metodológica de análise do desenho. Os resultados revelam que apesar de estarmos na era da internet, ainda assim, os sujeitos da pesquisa veem o livro impresso como um suporte bastante atrativo quando se trata de práticas de leitura. As atividades desenvolvidas na biblioteca ajudam as crianças a melhorarem seu desempenho como leitor. A Biblioteca Bruno Fenzl precisa superar algumas dificuldades como a falta de obras infanto-juvenis mais atualizadas, além da necessidade de haver maior divulgação do seu trabalho a fim de atrair mais usuários.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Biblioteca Móvel da Susipe “Arca da Leitura”: práticas de leitura em ambiente prisional
    (2017) MORAES, Manuela Carneiro de; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Discorre de forma sucinta sobre o estímulo da leitura desde a infância, pela escola e família e da importância da leitura, como fonte de conhecimento. Apresenta ainda a importância da biblioteca prisional como principal instrumento para ajudar na reeducação dos apenados. Explana ainda sobre a situação do sistema penitenciário e a ressocialização. Faz referências a Susipe- Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará, sua missão, sua função como órgão responsável pela administração penitenciária no Estado do Pará e cita as unidades prisionais existentes. Aborda a pena privativa de liberdade e as nomenclaturas para denominar aquele que teve sua liberdade suspensa. Por fim discorre sobre o início do Projeto Arca da Leitura, sua estratégia para confecção das caixas-estante e a maneira para adquirir material para o acervo, sua atuação nas unidades contempladas pelo projeto e o seu funcionamento dentro da unidade prisional do CRC- Centro de Recuperação do Coqueiro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bibliotecário como mediador da informação: o desafio de resgatar o gosto pela leitura no grupo da terceira idade SESI / Ananindeua / PA
    (2019) MONTEIRO, Héliton José da Silva; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Aborda neste trabalho de pesquisa a ausência de atividades e práticas que exercitem o lado intelectual e não somente o corpo dos idosos do grupo da terceira idade do SESI, com o propósito de prevenção das demências comuns na terceira idade. Diante dessa problemática, se objetivou despertar o gosto pela leitura nos idosos do grupo da terceira idade do SESI, como prevenção ao sedentarismo mental e as demências/Alzheimer. Este trabalho de pesquisa fundamentou-se por uma metodologia de caráter descritivo/prático e fará uso de dois métodos “quali-quanti”. Os dados foram coletados através de questionários com perguntas fechadas aplicados a uma amostra do universo dos idosos do grupo. A partir desse contexto a pesquisa pretende chamar a atenção de projetos, coordenadores e grupos pertencentes à terceira idade, para os males como as demências provenientes de não se exercitar a mente na terceira idade, bem como os benefícios de se ter uma mente ativa e dinâmica, para um envelhecimento saudável.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O bibliotecário e a mediação da leitura em bibliotecas nas escolas
    (2017) MONTEIRO, Lady Thamara Lima; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845
    Identifica quais práticas de incentivos a leitura o bibliotecário escolar media na vida de crianças, desde sua base colegial, assim, o estudo trata da significação da biblioteca escolar com a participação ativa do bibliotecário, definindo-o na função de mediador que este profissional possui. Estuda ações de incentivo a leitura, realizadas em uma biblioteca escolar pelo bibliotecário da rede de ensino privado junto a alunos da educação fundamental. Utiliza a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico, no qual aborda a leitura e sua importância para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, por mostrar as atividades desenvolvidas em uma biblioteca. Utiliza como procedimento técnico a entrevista, realizada junto a uma bibliotecária que atua em biblioteca de uma escola do ensino fundamental, a fim de coletar os dados primários. Ressalta que a leitura é fundamental na formação individual do ser humano e na construção social, cultural e intelectual. Faz uma breve abordagem do ensino fundamental, que é nessa modalidade de ensino onde a leitura é essencial na formação e desenvolvimento intelectual dos alunos. Reforça que com práticas de incentivo a leitura, será possível ter leitores desde a infância, acentuando o papel do bibliotecário em atividades como a hora do conto, realizadas em bibliotecas escolares visando inculcar nos alunos o hábito de ler. Por fim percebe-se que é por meio da leitura que o indivíduo desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire conhecimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biblioterapia: vivência e percepções dos voluntários do projeto de extensão Turma da leitura.
    (2019) PAES, Priscila Silva; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960
    Estudo sobre a biblioterapia consiste no uso da leitura para fins terapêuticos. Objetiva, em nível geral, levantar conceitos biblioterapêuticos em âmbito hospitalar a fim de utilizar a leitura para torná-lo humanizado e acolhedor; e em nível específico visa: a) levantar conceitos dos processos cognitivos para compreender como a leitura e emoção interferem no tratamento médico; b) analisar o papel do bibliotecário como mediador da biblioterapia e o objetivo c) teve a intenção de discutir as dificuldades e estratégias da aplicação das sessões de biblioterapia vivenciadas no hospital. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e qualitativa. Foi adotado como instrumento de pesquisa um questionário aplicado aos voluntários do projeto Turma da Leitura (TL). Constatou-se que a maior parte dos voluntários participou da pesquisa por cerca de um ano e atendia dois internos por sessão. Detectou-se durante as sessões dificuldades como falta de motivação dos internos que complicavam a atividade, mas que os voluntários contornavam brincando e adquirindo a confiança para chamar a atenção e aplicar a biblioterapia. Conclui-se que apesar das diversidades a biblioterapia ainda é uma alternativa para minorar o sofrimento dos pacientes e incentivar a leitura em pessoas que tem poucas condições de acesso a materiais bibliográficos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Cantinho de leitura: um estudo sobre a formação de crianças leitoras na educação infantil
    (2014-12-18) SANTOS, Juliana Torres dos; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469
    Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre estratégias de leitura adotadas pela professora na sala de aula, a partir do cantinho de leitura, que contribuem para a formação de crianças leitoras na Educação Infantil. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário a três professoras, observações em sala de aula em uma turma de Educação Infantil em uma escola particular, localizada em Belém. A análise dos dados está fundamentada, dentre outros, em Colomer (2007), Derdyk (1989), Jolibert (1994), Lajolo (2005), Schneuwly e Dolz (1999) e Solé (1998). Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de leitura mais utilizadas pelas professoras foram leitura de histórias, seguida de diálogo e desenhos, e exploração espontânea do acervo literário do cantinho de leitura pelos alunos. Na análise, foi observado que de uma atividade coletiva e oral de leitura de histórias resultaram registros individuais e visuais, pictográficos e escritos, reveladores da compreensão leitora da criança, no entanto o acervo do cantinho de leitura poderia ser ampliado com vistas a incluir outros gêneros discursivos, como cantigas, quadrinhos e brincadeiras infantis a fim de ampliar o repertório de textos das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
    (2024-07-15) CORREA, Ana Carolina Pinheiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este trabalho relata as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Seguindo isto, tem como objetivo observar e refletir a respeito de questões referentes à leitura e escrita de alunos do ensino fundamental, tendo como base as experiências obtidas durante a realização do Estágio. A metodologia se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica e investigativa do contexto escolar, logo, o campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Bragança-PA, em uma turma do 9º E.F. Para isso, ocorreu a elaboração de um plano de aula a ser implementado, sendo embasado em estudos e referências teóricas de autores como: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), entre outros que discutem a temática. Com isso, espera-se que a perspectiva abordada pelo presente estudo, contribua para uma melhor compreensão sobre questões relacionadas ao espaço educacional no contexto do trabalho com literatura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção da leitura e escrita na sala de aula: um estudo de caso com os alunos do 5º ano da escola Boa Esperança na comunidade vila do Vasco Abaetetuba-PA
    (2018-06-15) PAIXÃO, Marinete Sena; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    Este Trabalho de Curso intitulado “Construção da leitura e escrita na sala de aula: um estudo de caso com os alunos do 5º ano da escola boa esperança na comunidade vila do Vasco Abaetetuba/Pá” é resultado da pesquisa de conclusão de Curso em Educação do Campo ênfase em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará. Tendo como objetivo investigar as práticas de leitura realizadas em sala de aula, quais os desafios e propostas. Tomando como base para realização da mesma a coleta de dados feita através que questionários, e base fundamentada em autores como Mary Kato e Sonia Kramer. E profundamente notório que uma pratica de leitura bem estruturada garante aos educandos uma maior flexibilidade no ensino. Dessa forma, faz-se necessário professores qualificados e escolas tecnicamente preparadas para atender e formar esses alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes
    (2019-02-11) CARDOSO, Elianey de Jesus Pena; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945
    O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição das narrativas orais de contos e lendas no processo de construção da leitura e escrita dos alunos do 6° ano no município de Abaetetuba
    (2017) BRITO, Lílian Ferreira; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho tem como principal objetivo revalorizar as narrativas populares como estratégia de ensino na prática docente no município de Abaetetuba, tomando por embasamento os pressupostos de alguns teóricos de grande relevância para as pesquisas de cunho narrativo, como Abramovich(1991), Rubens Alves(2011), Darnton(2001), Bussato (2003) entre outros que serão de grande valia para a construção desse trabalho. Por meio de um levantamento bibliográfico e de uma pequena entrevista realizada com três professores da rede pública de ensino do município de Abaetetuba, apresentaremos diferentes abordagens a cerca do nosso objeto de estudo, no intuito de demonstrar um caminho possível para a utilização das narrativas regionais como um instrumento auxiliar na prática docente dos professores de Língua Portuguesa,no que tange o processo de letramento dos alunos do ensino básico. Por meio desse estudo também ressaltaremos os pormenores existentes no âmbito educacional interligados a efetividade do uso das narrativas dos contos e lendas que constituem a identidade cultural Abaetetubense,possibilitando desse modo uma conclusão contundente e uma proposta de ensino relevante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios da aprendizagem da leitura nas séries iniciais: escola Mem de Sá I, Uruará, Pará
    (2019-06-19) VASCONCELOS, Daiana Mendes da Silva; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)
    (2019-06-18) LANDIM, Fernanda dos Santos; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vespertino. De modo geral os estudos apontam que uma das causas de os estudantes não gostarem de ler é a forma como a leitura é trabalhada na escola, a qual acontece somente para fins didáticos e pela falta de incentivo no âmbito familiar. Os resultados obtidos nas entrevistas tanto com os alunos quanto com a professora contribuíram para identificação dos motivos. O embasamento teórico possibilitou a busca de alternativas para tornar o ato de ler prazeroso e permanente. Para resolver ou amenizar o desinteresse pela leitura a formação de professores é importante para saberem trabalhar a leitura com eficiência em sala de aula, projetos de leitura, eventos como gincana, olimpíadas e saraus literários que possam contribuir para que esta realidade seja modificada, mesmo que seja a longo prazo o objetivo é despertar o gosto pela leitura contribuindo para a termos leitores eficazes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita: desafios e possibilidades na Comunidade São Pedro - Santa Maria do Pará
    (2018-12-01) SANTOS, Leida Maria da Silva; ARAÚJO, Lívia Cristina Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/8291507772164450
    O trabalho tem como tema “Dificuldade de Aprendizagem da Leitura e Escrita: desafios e possibilidades na comunidade São Pedro-Santa Maria do Pará”. Justifica-se, pois a temática é uma reflexão de minha inquietação diante de uma realidade educacional dos alunos da Escola MEIF. Antônio Henrique de Oliveira. Destaca-se que a problemática surgiu da necessidade de entender melhor, que na construção do desenvolvimento intelectual de cada aluno, há fatores que interferem no processo de aprendizagem, ocasionando problemas ou dificuldades de aprendizagem sérias à sua vida escolar. Têm-se como objetivo geral: Analisar os fatores principais que dificultam a leitura e a escrita dos alunos do segundo ano na turma multisserie do Ensino Fundamental da Escola M. E. I. F. Antônio Henrique de Oliveira, na comunidade Travessa São Pedro, Santa Maria do Pará. E como objetivos específicos: Identificar quais as principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Constatar que fatores que contribuem para a manutenção das principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Perceber as práticas pedagógicas da professora pode colaborar para a aprendizagem da leitura e escrita. São autores: Antunes (2003), Fernandes (2006), Ferreiro (2004), Kleiman (2005), Lajolo (1999), Oliveira (1996), Silveira (1997), Soares (2005/2004/2009/2010), Teberosky (2008), Vigotski (2007), e outros. Conclui-se que, foi possível identificar que as principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do EF na escola em questão, são as de manter a concentração e atenção no contexto da turma multisserie onde as faixas de idade são grandes, tanto quanto os conteúdos a serem trabalhados, o que ocasiona desestimulo e desmotivação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
    (2018-03-12) SOUSA, Antônia Pereira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124
    Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.
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