Navegando por Assunto "Leitor infantil"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bibliotecário e a mediação da leitura em bibliotecas nas escolas(2017) MONTEIRO, Lady Thamara Lima; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Identifica quais práticas de incentivos a leitura o bibliotecário escolar media na vida de crianças, desde sua base colegial, assim, o estudo trata da significação da biblioteca escolar com a participação ativa do bibliotecário, definindo-o na função de mediador que este profissional possui. Estuda ações de incentivo a leitura, realizadas em uma biblioteca escolar pelo bibliotecário da rede de ensino privado junto a alunos da educação fundamental. Utiliza a pesquisa bibliográfica para o referencial teórico, no qual aborda a leitura e sua importância para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, por mostrar as atividades desenvolvidas em uma biblioteca. Utiliza como procedimento técnico a entrevista, realizada junto a uma bibliotecária que atua em biblioteca de uma escola do ensino fundamental, a fim de coletar os dados primários. Ressalta que a leitura é fundamental na formação individual do ser humano e na construção social, cultural e intelectual. Faz uma breve abordagem do ensino fundamental, que é nessa modalidade de ensino onde a leitura é essencial na formação e desenvolvimento intelectual dos alunos. Reforça que com práticas de incentivo a leitura, será possível ter leitores desde a infância, acentuando o papel do bibliotecário em atividades como a hora do conto, realizadas em bibliotecas escolares visando inculcar nos alunos o hábito de ler. Por fim percebe-se que é por meio da leitura que o indivíduo desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire conhecimento.