Navegando por Assunto "Leis de Newton"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará(2020-02-17) FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A educação inclusiva estando na relação de discussões sócio-políticas como condição intrínseca a uma sociedade mais justa, igualitária e democrática e seguindo a conjectura de que o conhecimento científico tem um papel significativo na construção da autonomia das pessoas, aborda-se nesta pesquisa o tema inclusão de alunos surdos no Ensino de Física. Por intermédio desta monografia, que tem caráter de uma pesquisa qualitativa, visou-se investigar os recursos e artifícios utilizados em escolas estaduais de ensino médio da região de Salinópolis-PA, para a veiculação de um ensino que vise o conhecimento efetivo e imersão dos mesmos na ciência. Investigar os dados e as estatísticas a priori no Brasil e a posteriori no município em destaque segundo o IBGE foi importante para pleitear esta pesquisa. Desse modo, buscou-se usar materiais simples e metodologias ativas com o objetivo de apresentar sugestões de práticas didáticas que viessem a favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física na sala de aula regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo a alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa. Para a realização deste estudo de caso no município de Salinópolis/PA, com o auxílio da Professora de Física foi escolhido o tema Leis de Newton e uma pequena abordagem sobre Pressão. Com a construção de um seguimento metodológico através do uso de sinais-termos específicos da Física em Libras, uso de softwares e experimentos, ambos se baseavam na premissa de algo que abordasse seu cotidiano e que fizessem sentido para os alunos, com este intuito foi escolhido as Leis de Movimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação ao processo de aprendizagem. Pois, permitiu constatar que é possível lecionar e levar um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. De modo que, essa possibilidade está fortemente ligada ao implementar docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A primeira e segunda lei de Newton aplicada ao simulador PhET: uma proposta metodológica no ensino de física(2022-12-29) BARROS, Mariane Costa; BRÍGIDA, Angela Costa SantaEste presente trabalho é constituído por uma proposta metodológica de ensino aprendizagem no ensino de física, propondo mudar o estilo de ensino tradicional utilizado por muitos professores, assim visa aplicar o uso do simulador PhET nas escolas que apresentam uma carência de aulas práticas por falta de laboratórios físicos, tendo por objetivo reforçar o assunto abordado nas aulas de física referentes a primeira e segunda lei de Newton. A metodologia baseia-se em dois planos de aulas criados com o intuito para que algum professor utilize em suas aulas, também foi elaborado uma sequência didática com o uso do simulador PhET, pois contata-se que a tecnologia aplicada em sala de aula é um potencialmente eficaz para ser utilizado nos dias atuais. Com o intuito para melhorar a aprendizagem dos alunos a aulas são baseadas na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, tendo em vista que esta teoria foi selecionada a partir de pesquisas bibliográficas, e contatou-se que a contextualização dos problemas físicos facilita o entendimento da turma tanto na aula expositiva quanto na aula prática, pois é fundamentada na ideia que os alunos possuem uma carga de conhecimentos prévios ao chegar à escola. Este material elaborado servirá como guia para os docentes que ministram aula no Ensino Médio, tornando a aulas de físicas mais atraentes e motivadoras, assim facilitando o ensino aprendizagem dos estudantes. Os resultados esperados desta metodologia é engajar os alunos nas aulas de física para facilitar entendimento do assunto ministrado.