Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Learning strategies"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação matemática em Castanhal – Brasil: um olhar pelo ensino de Gotenba-JAPÃO no 7º ano do ensino fundamental
    (2019-12-10) KANDACHI, Sabryna Kaori dos Santos; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062
    Este trabalho objetiva lançar olhares pelo ensino de Gotenba-Japão no 7º ano do Ensino Fundamental por entre olhares aqui em Castanhal-Brasil no mesmo ano escolar. Tendo como pergunta fulcral: como desenvolvem as metodologias/estratégias em uma turma de 7º ano do Ensino em CastanhalBrasil olhando Gotenba-Japão? E para trilhar a pesquisa elaborei o objetivo principal: Analisar como se desenvolve os conteúdos matemáticos em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental com metodologias/ estratégias em aulas em Castanhal-Brasil olhando a Educação do Gotenba-Japão. O traçado metodológico foi baseado em abordagem qualitativa com viés narrativo investigativo em que o lócus da investigação se deu em sala de aula de 7º Ano do Ensino Fundamental em escolas em Castanhal-Brasil e Gotenba-Japão. O referencial teórico foi abastecido por pesquisa bibliográfica e empírica, para as discussões e análises. As reflexões foram essenciais para um pensamento diferente o qual fui produzida como estudante de matemática. Ao término da pesquisa penso que me direciono a constituição de uma nova/outra professora para ensinar-aprender-ensinar Matemática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Learning strategies: a case study with elementary students from Modular Education System (Some)
    (2024-07-08) GALVÃO, Hellen Patrícia Silva; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277
    O presente artigo é um estudo de caso que tem como objetivo investigar, o uso das estratégias de aprendizagem por alunos do ensino fundamental do Sistema de Ensino Modular (SOME). Identificar quais dessas estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para aprender a língua adicional. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da zona rural da cidade de Bragança, Pará, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia deste estudo é qualitativa, de caráter descritivo, utilizando um questionário de cinco perguntas feitas oralmente aos alunos individualmente. Como suporte teórico, esta pesquisa buscou uma visão geral sobre o uso de estratégias de aprendizagem baseada principalmente nos estudos de Oxford (1990), O’Malley e Chamot (1990), entre outros. Os resultados mostram que nem todos os alunos fazem uso das estratégias de aprendizagem conscientemente e nem todas as estratégias são utilizadas, porém, o uso de estratégias contribui positivamente para o fomento da autonomia dentro e fora da sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Systematic literature review: brazilian publications on language learning strategies in the last decade (2012-2022)
    (2024-06-26) FEIO, Denise de Souza; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698
    Compreender o uso de estratégias de aprendizagem é crucial para tornar os alunos e futuros docentes de Língua Estrangeira (LE) mais centralizados, independentes e responsáveis pela sua aprendizagem. Portanto, o objetivo geral deste estudo é mapear os conceitos de estratégias de aprendizagem de língua inglesa em publicações brasileiras da última década (2012-2022). A seleção dos artigos foi realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura nas seguintes bases de dados: Periódicos Capes, Scielo e Google Acadêmico. A busca ocorreu através das palavras-chave: “Estratégias de aprendizagem”; “Inglês”; “Aprendizes de língua". Após as etapas de identificação, triagem e inclusão 8 artigos foram escolhidos como base para este trabalho. Os resultados foram analisados e apontam que as estratégias são 2 essenciais para os alunos, seja no ensino infantil, fundamental, médio e graduação. Mais ainda, os resultados apontam que muitas estratégias se destacam como métodos positivos na aprendizagem de outra língua, e é através de experiências vivenciadas pelos alunos que é possível conhecê-las.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA