Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Learning disabilities"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A discalculia como um transtorno da/na aprendizagem de conteúdos matemáticos: estudo de caso em uma turma do ensino médio
    (2020-02-18) SILVA JUNIOR, Jose Wilson da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo identificar possíveis indícios de transtorno de Discalculia em estudantes de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma Escola Publica, na perspectiva de fazer um prédiagnóstico. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre a atuação do professor e as dificuldades dos estudantes em relação à Matemática e como este assunto está banalizado, promovendo assim uma acomodação e tornando mais difícil a identificação de possíveis transtornos de aprendizagem. Deste modo, partimos da pergunta norteadora: Que indícios de Discalculia podem ser percebidos em uma turma do Ensino Médio? Iniciamos esta pesquisa pelo levantamento das teorias que discutem a temática investigada, fazendo dos estudos realizados por esses teóricos a fundamentação das discussões postas na construção deste texto. O estudo foi realizado em uma turma com dezesseis estudantes do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Castanhal-PA. Para o levantamento das informações, fizemos uso de um teste de Discalculia, e observação em campo. As análises dos dados foram feitas a partir das respostas dadas pelos sujeitos envolvidos e fundamentadas pelas teorias referenciadas na introdução. Os resultados dessas análises apontam que no contexto estudado, do total de 16 estudantes que participaram da pesquisa, constatamos que cinco deles apresentam indicativos de Discalculia. Assim, consideramos relevante discutir acerca dessa temática desde a graduação, pois quanto mais conhecimento os professores em formação obtiverem acerca desta temática, maior será a probabilidade de identificar esses transtornos e contribuir para um diagnóstico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O erro e suas implicações na construção de conceitos matemáticos
    (2022-02-25) MORAES, Marcus Vinícius Freitas de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, que tem como foco o estudo acerca do ERRO e suas implicações na construção de conceitos matemáticos na educação básica, com o objetivo de compreender os obstáculos cognitivos que são provocados pelo erro na matemática, que implica no aprendizado matemático. Deste modo, esta pesquisa se caracteriza como sendo de natureza básica utilizando procedimentos de análise bibliográficas, fundamentados por teorias acerca da temática investigada. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de teóricos que discutem o erro e suas implicações no aprendizado de conceitos matemáticos. Posteriormente, foi discutido sobre os obstáculos cognitivos a partir das teorias de Jean Piaget e Vygotsky. A partir do estudo feito, pode-se perceber que o erro é uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem de conceitos matemáticos, se trabalhado com atenção pelo mediador, uma vez que a fase entre a adequação de conceitos e o pleno entendimento destes é carregada de ideias que muitas vezes são impactadas por obstáculos cognitivos, mas que se direcionadas de maneira objetiva pelo orientador podem potencializar o aprendizado de conceitos matemáticos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores que dificultam a dinâmica de ensino - aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto educacional do município de Tomé-Açu/PA
    (2022-08-12) NASCIMENTO, Glenda Yessa Telles; SILVA, Regiane Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho de conclusão de curso nasce a partir da necessidade de estudar e descrever as principais situações e fatores que levam a dificuldades de leitura e escrita nos alunos do Ensino Fundamental I no contexto educacional no município de Toméaçu/PA, tendo como objetivo descrever os principais fatores que causam as dificuldades de leitura e escrita de alunos nas séries iniciais, além de apontar em que situações ocorrem essas dificuldades, e quais são as mais recorrentes apresentadas pelos educandos. Visto que este é um assunto de grande relevância, pois é essencial e indispensável que haja um bom desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos principalmente nos anos iniciais, pois esse aprendizado irá contribuir para seu desenvolvimento ao decorrer de suas interações com seu meio tanto escolar quanto social. Logo, buscar trabalhar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nas séries iniciais, entende-se como uma alternativa de melhoria do ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Considerando que cada sujeito aprende de forma e tempo diferente um do outro. Para fundamentar essa pesquisa iremos utilizar de estudos de autores que veem corroborar com tema. A metodologia adotada nesta pesquisa de campo será de caráter qualitativo partindo de estudos bibliográficos, tendo como técnica de coleta de dados a observação e análise de práticas da leitura e escrita em sala de aula. Com isso podemos destacar os fatores que dificultam a dinâmica de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I. Podemos aferir que a atenção e cuidado na prática do profissional pedagogo em sala de aula, se faz necessariamente precisa, assim como o acompanhamento da família, para que haja sucesso no processo de ensinoaprendizagem de cada aluno e sua especificidade na forma como aprende e se desenvolve.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA