Navegando por Assunto "Learning difficulties"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita(2018-03-12) SOUSA, Antônia Pereira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As mulheres e seus desafios frente ao mercado de trabalho(2022-12-19) ANDRADE, Vanessa Tenorio; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho trata das dificuldades que as mulheres enfrentam quando se veem frente ao mercado de trabalho e como essas ideias de segregação das mulheres se fazem presentes, também na formação inicial dos professores de Matemática, assim como nos espaços escolares. O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre a inserção feminina no mercado de trabalho e quais dificuldades estão implicadas nessa busca, principalmente em áreas consideradas impróprias para as mulheres como a matemática, por exemplo. Esperamos apontar elementos de análise e motivar discusões entre meninas e moças, mobilizando para a busca de formação acadêmica e profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os reflexos das dificuldades na aprendizagem em matemática que influenciam no aprendizado de física em uma escola do campo(2020-07-25) GIRARDELLO, Simone; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395O presente trabalho tem por objetivo detectar as possíveis lacunas de aprendizagem em uma Escola do Campo ao refere a física, sendo que estes conteúdos se relacionam aos de matemática. Este trabalho foi desenvolvido após uma pesquisa de campo com alunos do 9º ano, e professores que atuam na área de matemática, física e pedagogia. Durante a pesquisa pode-se conhecer um pouco das habilidades e dificuldades destes alunos e entender as metodologias utilizadas durante o processo de alfabetização até a formação final do ciclo do ensino Fundamental. As lacunas encontradas são os anseios dos alunos por aulas diferenciadas e dos professores por estruturas escolares melhores e equipamentos de apoio as aulas, para que estes possam proporcionar maior qualidade no processo ensino e aprendizagem.