Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Learning assessment"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A avaliação da aprendizagem na pandemia da COVID-19 em escolas do município de Abaetetuba-Pará: dificuldades e desafios
    (2022-12-16) OLIVEIRA, Andreia Santos; CARNEIRO, Daiane Vaz; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como tema a avaliação da aprendizagem durante o período da Pandemia da Covid-19, na rede municipal de Abaetetuba-Pará, de modo a analisar os impactos causados à aprendizagem aos alunos da alfabetização. A pesquisa é norteada levando-se em conta a seguinte questão: como ocorreu a avaliação da aprendizagem durante o período em que as aulas das escolas municipais de Abaetetuba-Pará ocorreram na modalidade remota e/ou a distância e que impactos na aprendizagem podem ser observados? Desse modo, o objetivo é analisar a forma como a avaliação da aprendizagem foi concebida durante a pandemia e os impactos causados na aprendizagem dos alunos da alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo, foi desenvolvida considerando a realidade da Escola Dom Ângelo Frosi, e teve como procedimento metodológico de coleta de dados, a realização de entrevistas feitas a professores da alfabetização da escola. Para amparar teoricamente a pesquisa no que tange a concepção de avaliação da aprendizagem, foi considerado os estudos de teóricos de Perrenoud (1999); Lukesi (2002); Esteban (1992), entre outros. Com base nos dados direcionados à questão e a análise feita sobre a avaliação qualitativa e diagnóstica, avaliar a aprendizagem no ensino remoto se tornou o maior desafio para os professores da alfabetização, tendo em vista vários fatores que comprometeram a aprendizagem dos alunos durante o período em que o ensino se deu a distância, trazendo, dessa forma, inúmeros impactos ao processo de ensino-aprendizagem no retorno presencial. Sendo assim, conclui-se a proposta de avaliação da Secretaria Municipal de Educação em avaliar os alunos com base nas atividades realizadas a distância durante a pandemia, não foi eficaz tornando-se um desafio aos professores no retorno das aulas presenciais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
    (2022-12-19) SILVA, Monique Elane Barroso; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa a avaliação da aprendizagem nas discursividades de professoras do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Monteiro Maia em Castanhal-PA. O referencial teórico se baseia em Cipriano Luckesi, Ana Maria Saul, Léa Depresbiteris, Maria Teresa Esteban, Jussara Hoffmann, entre outros, para as discussões sobre avaliação da aprendizagem. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. Para a geração dos dados utilizamos o questionário semiestruturado com 03 (três) professoras que atuam no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Mikhail Bakhtin a partir dos conceitos de dialogismo e enunciação. Os resultados do estudo revelam que os discursos das professoras evidenciam uma concepção de avaliação voltada para a perspectiva da avaliação diagnóstica, formativa, mediadora e emancipatória, desenvolvida por meio dos diferentes instrumentos avaliativos como as provas, textos, fichas de observação, registros, portfólios e outros, com vista ao acompanhamento e a contextualização do processo ensino e da aprendizagem. Concluímos, então que o processo de ensino e de aprendizagem está para além de uma avaliação tradicional em sala de aula, tornando avaliação da aprendizagem como uma ferramenta transformadora, especifica e reflexiva das inúmeras situações e desafios que o professor do ensino básico pode vivenciar em sala de aula. Sendo perceptível que as professoras no trabalho pedagógico e escolar constroem a multiplicidade do conhecimento, por meio do olhar diagnóstico, problematizador e mediador da avaliação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um olhar reflexivo sobre a avaliação de aprendizagem no ensino de língua portuguesa em uma escola quilombola de Moju
    (2019-02-15) ESPÍRITO SANTO, Renata Ferreira do; NONATO, Rejane Santos; http://lattes.cnpq.br/6031334183229142
    O presente trabalho é uma abordagem do processo de avaliação no ensino de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Nossa Senhora da Conceição”, tendo como problema de pesquisa saber se o processo avaliativo é utilizado de maneira que facilite o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem do aluno quilombola de acordo com a Resolução CNE/CEB 08, de Novembro de 2012. – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Além disso, tem como objetivo principal compreender o processo avaliativo do ensino de língua portuguesa de uma escola quilombola. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa definindo-se em um estudo de caso, no qual, foi efetivada uma pesquisa in lócus, e para coletar dados para análise foi realizado aplicação de questionário aberto com professor. Dessa forma, a análise dos dados coletados possibilitou uma compressão do processo avaliativo do aluno quilombola, compreendido como um processo de averiguação de apreensão de informação, que possibilita ao professor identificar o nível de aprendizagem do aluno, o qual utiliza a avaliação formativa demostrando conhecimento sobre a mesma, e os seguintes instrumentos avaliativos: exercícios, seminários, provas entre outros e critérios avaliativos com: iniciativa, assiduidade, resolução de atividades em classe e provas bimestrais, favorecendo o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno quilombola por meio da intervenção e adaptação dos seus métodos avaliativos ao contexto sociocultural dos mesmos. Utilizamos como aporte teórico, Antunes (2011; 2003; 2008), Bloom (1983), Haydt (2008), Luckesi (1997; 2001; 2002; 2005; 2011), Rabelo (1998), entres outros autores que discorrem sobre a avaliação da aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA