Navegando por Assunto "Learning Difficulties"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As percepções docentes sobre as dificuldades de aprendizagem do ensino da Matemática nos anos iniciais: um estudo de caso em uma escola conveniada em Altamira – PA(2023-06-16) TEREZA, Janaina Daros; VALE, Renan Rodrigues do; http://lattes.cnpq.br/8671629008260582O presente estudo trata-se de uma pesquisa acerca das dificuldades apresentadas na disciplina de matemática por alunos do Ensino Fundamental I - Anos Iniciais em uma escola conveniada de Altamira- PA, dificuldades essas identificadas pelos professores que lecionam essa disciplina no ano de 2022. Assim, o objetivo geral deu-se por: Compreender de que forma os professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental - 1, percebem as dificuldades de aprendizagem da matemática em uma escola conveniada no município de Altamira- Pa. Enquanto aos aspectos metodológicos da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, realizou-se a uma pesquisa bibliográfica, através da leitura, análise e interpretação, considerou-se também a utilização da pesquisa exploratória, tendo em vista a necessidade de se conhecer melhor o fenômeno. As obras de alguns autores como Vygotsky (1991), Paulo Freire (1987), Smith e Strick (2012), Canavarro (2003), Masola e Allevato (2019) entre outros, foram utilizadas como referencial teórico para construção do capítulo teórico deste trabalho. O estudo apontou que as percepções dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola conveniada de Altamira-PA, estão atentos às necessidades educacionais dos alunos, sabem identificar e intervir diversas ações e métodos de ensino para auxiliar melhor desempenho dos educandos no cotidiano da prática educativa. Portanto, tendo em vista a relevância da pesquisa que estudantes da área da educação compreendam os fatores que levam alunos a terem dificuldades no ensino da matemática e socialmente trazer uma fonte mais ampla de informações para professores e estudiosos da área de forma a contribuir positivamente nas discussões sobre o ensino da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, podendo ser fonte de novas pesquisas e construção de conhecimentos.