Navegando por Assunto "Leaening"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky(2023-12-13) LIMA, Leida Lira; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O lúdico é parte do cotidiano infantil. É através do faz de conta, que a criança cria seu mundo próprio, imitando sua vivência com os adultos. Ao ser inserido no ambiente escolar, sua rotina muda, cabendo ao professor ter a sensibilidade e a missão de ser o mediador nos processos de ensino e de aprendizagem, sem excluir o lúdico. Assim, o presente artigo teve o objetivo identificar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem na Educação Infantil, a partir da teoria de Vygotsky, como metodologia do presente trabalho temos a Pesquisa Qualitativa e Bibliográfica. Com isso, foram feitos levantamento e análise da bibliografia que tratam do tema abordado e foram discutidos os conceitos de brinquedo e brincadeira e sua dá importância na educação infantil. Desse modo, é fundamental compreender que as brincadeiras contribuem não só para o desenvolvimento cognitivo, mas também o motor, o social e o físico. A organização dos ambientes para que o brincar se. torne algo prazeroso e natural precisa ser planejado pelo professor.