Navegando por Assunto "Laboratory"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ferramenta Kaizen aplicada no laboratório de térmicas e fluídos da Universidade Federal Campus – Tucuruí(2018-03-21) CAVALCANTE, Barbara Lima; BRITO, Nayara Sampaio; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686Este trabalho é fundamentado na metodologia de origem Japonesa, o Kaizen, que por sua vez, é um plano estratégico que ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os responsáveis e usuários do ambiente trabalhado e incentivar a cultura da disciplina. Kaizen é um “guarda-chuva” que abrange todas as ferramentas de melhoria, tirando o máximo proveito do que cada uma oferece e permitindo a adequação aos mais diversos tipos de situação. Portanto, este consiste na execução desta metodologia, no Laboratório de Térmicas e Fluídos da Universidade Federal do Pará- Campus Tucuruí, a implementação deste trabalho se deu com o uso das ferramentas Brainstorming e 5S, estas permitem organizar um local de trabalho, a fim de torná-lo mais eficiente na qualidade e na produtividade. Essencialmente, revitalizando o laboratório, adequando-o para dar o devido suporte ao curso de Engenharia Mecânica e ao Campus, visto que os laboratórios da faculdade são de suma importância para exercitar as habilidades e aproximar o conteúdo teórico da realidade para o aluno. Os resultados deste estudo evidenciarão um aumento nos níveis de qualidade, conservação do ambiente e acervo, mais agilidade nas atividades realizadas no local, avanços nos procedimentos, além de garantir a segurança e a satisfação dos usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos da implementação do LEMAT na UFPA campus de Abaetetuba, numa perspectiva passado presente e futuro(2021-10-14) SANTOS, Fabiana Sardinha dos; VILHENA, Daniela Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/2173492005984000; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Por muitos anos a disciplina de matemática foi vista como uma matéria difícil, as dificuldades eram observadas nos alunos desde o ensino básico até o ensino superior e para sanar essas dificuldades de aprendizagem no ensino superior e capacitar ainda mais os discentes surgiu no campus de Abaetetuba o Laboratório de Etnomatemática da Amazônia Tocantina-LEMAT. Dentro dessa perspectiva vamos conhecer as ações, eventos e projetos de apoio e suporte oferecidos por esse laboratório que tem como objetivo evidenciar a cultura local e amparar e incentivar os discentes durante a graduação e para a formação continuada. Ainda nesta pesquisa vamos diagnosticar quais dificuldades os alunos de graduação enfrentam principalmente os que residem em outro município e de que forma ao instituição de ensino e o LEMAT têm interferido para amenizá-las.