Navegando por Assunto "Lúdico"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância metodologica do jogo e da brincadeira no 3º ano na E.M.E.F. João Pantoja Gonçalves(2019-09-06) BRITO, Anderson Leão; FONSECA, Marcos Luis Pereira; http://lattes.cnpq.br/0623004287242547O presente trabalho vem aborda as considerações a respeito do lúdico na educação: buscando discutir como os professores da EMEF JOÃO PANTOJA GONÇALVES trabalham metodologicamente o jogo e as brincadeiras na turma de 3° ano do ensino fundamental, para facilitar no processo formativo da criança, tendo em vista que o lúdico é uma ferramenta indispensável na construção de conhecimento. Para procurar responder a este questionamento, a pesquisa conta com o seguinte objetivo: analisar como são utilizados os jogos e as brincadeiras como instrumento de desenvolvimento e sua contribuição no trabalho do professor. O processo metodológico na presente pesquisa teve três momentos. A primeira etapa, realizamos um levantamento da literatura, para compreender as pesquisas existentes na área a respeito do tema proposto, a segunda etapa, estabelece uma abordagem literária na qual se estudou o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança, buscando compreender as contribuições do lúdico para a obtenção de informações pertinentes ao tema abordado na pesquisa e por fim na terceira fase os resultados da pesquisa de campo. A organização do texto se define em dois capítulos, assim discriminado: Ludicidade e Educação e o segundo O Lúdico na Educação Infantil, nestes capítulos um dos maiores questionamentos era a compreensão do objeto de pesquisa e sua utilização como prática pedagogia, usando a oralidade do professor para justificar está importância em sala de aula. O texto está subsidiado a partir dos estudos de: Almeida (1978) Vygotsky (1998), Piaget (1983), Kishimoto (2011), Chateau (1979), Silva (2014) Neves (2009) entre outras citados no corpo do texto. Esta pesquisa revelou que os profissionais compreendem a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos a utilizam em seu trabalho, portanto, o trabalho se torna relevante por considerar o lúdico uma ferramenta de grande ajuda nas mãos dos professores no que tange a melhorar o processo de ensino aprendizagem, deste modo a ludicidade torna-se um instrumento indispensável para tornar o processo de ensino aprendizagem um ato prazeroso e instigante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial(2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aprendizagem através de atividades lúdicas na educação infantil da escola municipal de educação infantil Rosa Maués Carvalho(2018) SILVA, Kátia Regina Cardoso da; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente estudo tem como principal objetivo investigar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem da criança e mostrar que o lúdico é importante na Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada um questionário com seis perguntas, que foram aplicadas em três professoras que atuam na Educação Infantil. Através desta pesquisa foi possível mostrar o quanto o lúdico é importância para o desenvolvimento e a vida dessas crianças, que é um recurso didático indispensável nas práticas educativas. Sendo que essas atividades lúdicas nas instituições, ainda não estão como seu devido valor, mas com certeza é de grande importância para a aprendizagem, uma vez que grandes autores, entre eles Vygotsky, Piaget e Kishimoto, comprovam que a ludicidade é uma estratégia positiva para o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil, pois enquanto a criança se desenvolve e se socializa ao mesmo tempo, desta forma, estão descobrindo seu papel na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Benefícios do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática(2022-10-26) ARAÚJO, Silvia Cristina Santos do Rosário de; SILVA, Paulo Vilhena daEste trabalho apresenta um estudo realizado sobre a utilização de jogos no contexto educativo. Procurou-se, por meio de pesquisas bibliográficas, apresentar informações relevantes quanto ao uso e benefícios da utilização de jogos como recurso pedagógico no ensino da matemática. Tal investigação se mostra relevante, tendo em vista que a utilização de jogos no contexto escolar mostra-se como um importante recurso didático mediador entre o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Assim, em contato com os jogos educativos, os alunos sentem uma motivação a mais na aprendizagem de um conceito matemático. São inúmeros os benefícios que as atividades lúdicas podem proporcionar aos alunos, tais como atenção, concentração, socialização, reflexão e outras. Sendo que o principal benefício é a aprendizagem de forma significante e divertida. Entre os diversos jogos que existem atualmente, destacamos a título de exemplificação 4 deles: o Xadrez, a Dama, a Torre de Hanói e o Tangram.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras como processo de aprendizagem na educação(2018) BARRETO, Nazilda dos Santos; ALENCAR, Helem Betel Negrão da SilvaO presente trabalho argumenta sobre a brincadeira como processo de aprendizagem na educação, é um tema importante e necessário no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança e tem como objetivo geral analisar os aspectos históricos, aprendizado e desenvolvimento da criança na educação infantil por meio da ludicidade. A metodologia apresentada foi bibliográfica, do tipo descritiva que se baseia em levantamentos de autores como: Antunes (2005), Anna e Nascimento (2011), Cardoso (2017), Cintra e Jesuino (2010) e Kishimoto (1997), que retratem o tema e o detalhamento da pesquisa. O objeto de estudo para pesquisa foram jogos, brincadeiras, cantigas e também argumentos teóricos de autores que discutem o assunto, assim como também demonstrar a importância da prática como projeto relacionado sobre o tema, como processo de aprendizagem na educação infantil. Com a pesquisa verificou-se a grande necessidade de se discutir a ludicidade na educação da criança como uma das metodologias necessárias para o processo de ensino, sendo que a criança aprende brincando. E com essa pesquisa espera-se contribuir com a educação das crianças e também incentivar os educadores a trabalhar com a ludicidade para fazer com que o alunado tenha mais interesse pela educação escolar, principalmente quando estão saindo do laço familiar para um novo convívio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Culturele: una propuesta de juego de tablero para el aprendizaje de los contenidos culturales en ele(2023-06-30) CARVALHO, Obeden Ferreira de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O objetivo deste trabalho es una propor um jogo de tabuleiro cultura com setenta e duas fichas de perguntas e respostas para o ensino das culturas dos países de língua oficial espanhola. Estudos anteriores mostraram que o jogo é um dos meios de exploração de hábitos que se manifestam em todos os seres humanos. No entanto, as salas de aula poderiam ser espaços lúdicos de obtenção de conhecimento e cultura com atividades mais prazerosas e significativas. O professor deve recorrer a diferentes técnicas e métodos de ensino para transmitir e construir o conhecimento dos seus alunos. Então o jogo se constitui em um recurso didático com alto nível de riqueza que carrega informação, cultura, direitos e valores em uma aula de E/LE. Assim, esta análise tem como objetivo conhecer a influência das metodologias lúdicas na aprendizagem da cultura dos alunos de língua estrangeira, a pesquisas e baseia em uma abordagem qualitativa de hipóteses descritivas, comum a amostra de 20 alunos da instituição de ensino Universidade Federal Campus Abaetetuba Pará , para o qual foi aplicado o jogo de tabuleiro culturele e uma pesquisa com a atividade voltada para a cultura dos países de língua espanhola. Os efeitos indicaram significativos quanto ao interesse demonstrado pelos alunos quanto ao uso de jogos de tabuleiro para o ensino da cultura, portanto, conclui-se que as metodologias lúdicas favorecem o aprendizado cultural e promovem o desenvolvimento integral do indivíduo, tanto no aspecto físico, aspectos emocionais, sociais e intelectuais, favorecendo a observação, a reflexão e o espírito crítico, enriquecendo o vocabulário, fortalecendo a autoestima e desenvolvendo a criatividade. Para o desenvolvimento deste artigo, foram necessários autores que indagassem sobre cultura, brincadeiras e jogos de tabuleiro, bem como fundamentassem os temas discutidos. “Cultura”,Durão, (1999), López (2004), “Lúdico” Huizinga (2004), Fuentes (2008), Benítez(2010),“Board Game” De Paula Chaugurif (2008), Fernández games (1997), "Motivação" Friedmann(1970) Fringerman (1996) que foram fundamentais para o resultado deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação infantil: ludicidade no eixo da matemática(2018) SANTOS, Maria José Taveira dos; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864O lúdico é uma ferramenta para o processo de ensino em sala de aula, e este trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem sobre as atividades lúdicas, voltadas para o eixo da matemática. A metodologia deste trabalho é estruturada em pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo descrever sobre a falta de interesse e a dificuldade de aprendizagem dos alunos pela disciplina de Matemática é uma reclamação constante entre os professores, e para eles, as aulas de Matemática não passam de meras transmissões de fórmulas, definições, conceitos e resultados que não têm o menor significado, pois o foco do processo de aprendizagem é o aluno e para que esta aprendizagem aconteça é preciso despertar o seu interesse. Assim sendo, nessa pesquisa, o jogo será o ponto de partida para preparar o aluno para lidar com questões abstratas que exijam reflexão além da elaboração de estratégias e de soluções para as situações problemas desde a educação infantil ao ensino médio, pelo exposto, reafirmo a relevância do trabalho realizado, buscando uma melhor compreensão do uso do jogo em sala de aula, para que futuramente, eu possa fazer uso dessa atividade de maneira correta, aproveitando o máximo sua utilização. O Projeto Político Pedagógico é suporte de apoio no processo educativo, à introdução do lúdico nas práticas pedagógicas possibilita um excelente desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história da ludicidade no desenvolvimento das crianças da educação infantil(2021-10-06) FARIAS, Janaína Rodrigues; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802A pesquisa aqui apresentada traz como principal objetivo analisar a importância da utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. A pesquisa institui-se em na seguinte problemática: como as atividades lúdicas são trabalhadas através de jogos e brincadeiras e de que forma o ato de brincar pode oferecer recursos de aprendizagem aos alunos da educação infantil? Metodologicamente, a pesquisa é de cunho bibliográfico, que tem como foco o aprofundamento teórico sobre a temática abordada, fundamentada em materiais já elaborados, como livros, artigos científicos, e conta com a apoio de teóricos, tais como: Kishimoto (1993; 2011), Vygotsky (1984; 2007), Sônia Kramer (1988; 2012), entre outros. Os resultados mostram que os jogos e brincadeiras quando são utilizados na aprendizagem da criança da educação infantil, podem ser uma grande ferramenta de conhecimento para o educando em disciplinas estudadas em sala de aula, ajudando também no crescimento do aluno na concepção afetiva, criativa, social e cultural. A pesquisa realizada mostrou que é através da brincadeira que a criança se comunica com o mundo a sua volta, aprendendo a conviver em sociedade, compreendendo regras, relações de reciprocidade, estabelecimento de limites e sua dinâmica de socialização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico como recurso didático do processo de alfabetização e letramento no primeiro ano do ensino fundamental I(2018) MONTEIRO, Luciane dos Santos; VASCONCELOS, Thais Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891O presente trabalho tem como tema o lúdico como recurso didático do ensino-aprendizagem no primeiro ano do ensino fundamental. Sabe-se que este método de ensino se baseia na teoria de Vygotsky que relata a importância do lúdico para a aprendizagem do educando. Desse modo, esta pesquisa surge da seguinte problemática: “por que os professores do primeiro ano fundamental, não utilizam a ludicidade como recurso didático no processo de alfabetização?” Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa sendo realizada na Escola Municipal de Ensino de Educação Infantil e Ensino fundamental Nova União, que está localizada no município de Abaetetuba. Para tanto foi utilizado um questionário para três educadoras atuantes no ensino do primeiro ano do ensino fundamental. As informações adquiridas durante o trabalho de pesquisa beneficiaram a argumentação e a elaboração deste trabalho baseado na perspectiva de viabilizar o processo de alfabetização e letramento de maneira mais dinâmica e prazerosa. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir; a ludicidade é uma forma agradável de se trabalhar a leitura e escrita proporcionando estimulo, satisfação e crescimento intelectual ao ensino-aprendizagem dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana(2018) VIEIRA, Vívian Cristina de Souza; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864A ludicidade sempre esteve presente na história da humanidade, fazendo parte da cultura de um país, de um povo. A brincadeira /jogo/brinquedo é uma atividade intelectual e constante na infância, sendo uma fonte inesgotável de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio do lúdico, a criança elabora e desenvolve habilidades e competências para lidar com o ambiente. Aprende sobre si mesma e sua cultura. A partir desta visão, a presente pesquisa, tem como problemática: A Importância do Lúdico na Educação Infantil, sendo o objetivo geral da pesquisa, analisar a formação, os saberes e as experiências dos professores com a prática pedagógica na educação infantil, de como se dá o processo de ensino- aprendizagem, assim como a importância da aplicação de jogos e brincadeiras nesta etapa do desenvolvimento motor. A pesquisa procura através destas possibilidades quase infinitas, que são os jogos, analisar mais profundamente o processo de conhecimento do lúdico na educação infantil. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Ana, localizada na Vila Novo Planalto, no Projeto de Assentamento (PA) Tuerê-I, Município de Novo Repartimento- Pará. Para a realização desta pesquisa, necessitou-se de leituras constantes que auxiliassem na produção de textos, permeando a pesquisa do tipo etnográfica e descritiva, numa abordagem qualiquantitativa. O aprofundamento do tema só foi possível a partir das teorias de Cunha, Holanda, Kishimoto, Arnais, entre outros. Utilizou-se como população dos sujeitos pesquisados, professores da rede municipal de ensino. Escolheu-se uma amostra intencional simples, constituída por duas professoras de Educação Infantil. Como instrumento de pesquisa optou-se por um questionário em que, respondendo as questões norteadoras levantadas na pesquisa,sendo que as professoras compreendem a importância da ludicidade para o desenvolvimento dos alunos e seu fazer pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil(2018-03-13) BARROS, Valdinéia Ferreira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada: a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, que teve como objetivo geral, analisar a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, e como objetivos específicos, 1-verificar se os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil “Irmã Dulce, localizada no município de Novo Repartimento/PA, utilizam ou não atividades lúdicas no decorrer de suas práticas pedagógicas, 2-reafirmar a esses educadores a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem e, 3-apresentar a escola-campo algumas sugestões para que essa prática possa fazer parte de suas atividades pedagógicas constantemente, tendo em vista que a criança aprende de modo mais prazeroso. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliografia, fundamentada principalmente nos estudos de Metz e Valle (2011), bem como, através de documentos disponíveis no site do Ministério da Educação, tais como: Brasil (1998), Brasil (1999) e Brasil (2003). Logo em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento de informações na escola pública municipal acima supracitada, que teve como sujeitos de investigação, a diretora da escola-campo e duas professoras, identificadas nesse estudo como professora A e professora B. Para obtenção dos dados qualitativos, aplicou-se um questionário estruturado com cinco questões subjetivas em forma de entrevista aos sujeitos participantes desse estudo de caso. Os resultados foram analisados a luz de teóricos que discutem a temática investigada, sendo discutidos e interpretados a partir das unidades de registro dos informantes, pois, compreende-se que o saber do cotidiano sobre a temática investigada pode ser utilizado como conhecimento prévio para a construção de novos conceitos sobre a mesma. Sendo assim, os resultados revelaram que as atividades lúdicas promovem ao ambiente escolar, uma harmonia entre o fazer pedagógico e a aprendizagem infantil, e que a maioria dos professores da escola-campo, na medida do possível utilizam o lúdico como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que os conhecimentos adquiridos por meio deste, fossem transformados em instrumentos motivadores e facilitadores para a ocorrência da aprendizagem significativa, através de dicas e possíveis soluções para a falta de uso de atividades lúdicas no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo didático aplicado a física térmica: uma revisão de conceitos a partir de exemplos do cotidiano(2019-12-19) SOUSA, Lucas Pinon de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474No presente trabalho, pretende-se mostrar o resgate ao lúdico como forma de apoio ao ensino de física, buscando trazer uma proposta diferenciada, com uma aula mais dinâmica, interativa e divertida. Tendo em vista a dificuldade encontrada por muitos profissionais da educação em prender a atenção do aluno durante uma aula, por muitas das vezes não conseguir fazer com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, tornando a aula cansativa e pouco atrativa. Nesse sentido, o jogo didático pode facilitar o trabalho do professor em si, visto que a maior parte dos alunos tem formas de assimilação de conteúdo diferente uns dos outros, alguns aprendem apenas prestando atenção, outros vendo exemplos e uns fazendo associações, e a utilização da forma lúdica de ensino potencializa de maneira geral o aprendizado, ajudando na compreensão e fixação de conceitos, em razão de ser um modelo não tradicional de ensino, e que prioriza o recreativo, trazendo diversão, interação e uma aula mais ativa, fazendo com que o aluno se dedique mais. Por conseguinte, o jogo da memória ou associação, do trabalho exposto, foi criado para ajudar, alunos do ensino fundamental, na compreensão e fixação das formas de transmissão de calor, através da aplicação de vários exemplos comuns do dia a dia, para serem associados cada um à sua respectiva forma de transmissão, fazendo com que o aluno aprenda e consiga lembrar por fazer associação aos exemplos mencionados no jogo, e expor que não precisa de exemplos extraordinários e também que a física está frequentemente presente em nosso cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de los juegos didácticos en el trabajo del profesor de español como le: propuestas de actividades(2018-12-14) CARDOSO, Aldenora dos Santos; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a importância do lúdico, que através dos jogos, exerce sobre o trabalho do professor de língua espanhola e por esta razão valorizá-lo como recurso didático para o ensino/aprendizagem nas aulas. Partindo de uma reflexão histórica, constata-se que os jogos põem em funcionamentos princípios fundamentais para o aprendizado de línguas estrangeiras. No decorrer do artigo, será mostrado como os jogos são dinâmicos e que por isso fazem a diferencia para o professor ensinar espanhol, exatamente por proporcionar nas aulas um ambiente agradável e motivador, facilitando para os alunos o aprendizado. Assim, na introdução será abordada qual a intenção deste trabalho. No capítulo seguinte, feita uma exposição de forma simples sobre o lúdico no processo ensino/aprendizado do ELE, quando utilizados nas aulas e dos efeitos do uso dos jogos no trabalho docente, na visão dos teóricos: Fuentes (2008), Benítez (2010), Fernández (1997) y Leski (2009). E, finalmente, as considerações finais, juntamente com os anexos, contendo atividades com jogos, a fim de demonstrar que facilita ao professor pôr seus alunos para praticar diferentes destrezas do espanhol nas aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La influencia de los juegos en la enseñanza-aprendizaje en la lengua extranjera (Español)(2016) RODRIGUES, Alberto dos Reis; FREITAS, Lorena Lopes de; http://lattes.cnpq.br/8707964777158819O presente artigo tem por objetivo discutir a importância e a influência que os jogos como didática para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol). A partir da leitura de trabalhos de pesquisadores que abordam essa temática primeiramente foi observada a história dos jogos com base nas correntes teóricas de Friedmann (1996), que aponta para os períodos em que cada teoria passou e suas concepções, depois Piaget (1975) e Vygotsky (1984 - 1989), mostrando o papel do lúdico no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, fisco-motor y moral dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lo lúdico como mediador de la enseñanza escrita en ELE(2016-10-14) CORRÊA, Mirian Vaz; BEZERRA, Diego Michel Nascimento; http://lattes.cnpq.br/6638368567255738; https://orcid.org/0000-0002-7489-7610O presente trabalho tem como finalidade analisar a contribuição do ensino lúdico no processo de aprendizagem de ELE. Os processos metodológicos forma baseados em pesquisas bibliográficas e também em uma pesquisa qualitativa onde busquemos compreender dados, significados e comportamentos de sujeitos em suas implicações relativas aos desafios de implementar, introduzir os jogos, ou seja as atividades lúdicas em suas aulas de espanhol como língua estrangeira para o desenvolvimento da escrita espanhola. Nossa pesquisa foi realizada com professores de espanhol da rede estadual, onde a través de respostas constatemos que a introdução de atividades lúdicas sala, não somente de espanhol, facilita no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Percebemos também que com a introdução dessas atividades, o aluno aprende de forma divertida y prazerosa, sem torna a aula um aborrecimento. As professoras utilizando o lúdico em suas aulas fazem com que a sala se torne um ambiente agradável donde o aluno sente-se motivado e decidido a aprender. O lúdico utilizado de maneira correta e com objetivos concretos resgata o gosto de ensinar ao professor e de estudar no aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Los niños warao : o lúdico e a socialização na escola e na comunidade: uma etnografia junto a indígenas venezuelanos na Escola Municipal Prof. Pedro Demo e na comunidade prosperidade em Outeiro, Belém-PA(2022-07-14) RIBEIRO, Karem Rafaela Rocha; MATOS, Lucilia da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195Este estudo tem por objetivo compreender como as práticas lúdicas de crianças indígenas venezuelanas da etnia warao influenciam em sua socialização na escola e na comunidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica na Escola Municipal Prof. Pedro Demo e na Comunidade Warao - Prosperidade, ambas localizadas no Distrito de Outeiro em Belém-Pa. Através de relatos de vivências das crianças warao, verificou-se a influência das atividades lúdicas e como elas podem ser uma ferramenta importante ao promover compreensão, respeito e valores dentro das relações sociais que permeiam os processos de socialização no ambiente escolar e na comunidade indígena, reconhecendo a importância do lúdico para a inclusão das crianças no ambiente escolar, como também, para o conhecimento, memória e preservação dos jogos tradicionais warao e da cultura desse povo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ludicidade como ferramenta pedagogica no processo de ensino e aprendizagem(2022-10-14) OLIVEIRA, Maria da Conceição Santos; SILVA, Maria das Graças Martins da; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O estudo tem como tema o lúdico como instrumento facilitador do processo de e ensino-aprendizagem dentro da educação infantil, fundamentado na teoria de Vygotsky que relata a estima do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Desse modo, esta pesquisa surge com a seguinte problemática: As dificuldades diárias que professor tem em buscar métodos que proporcione uma aprendizagem relevante aos seus alunos, no qual é um dos grandes problemas no contexto educacional, com a ausência de métodos inovadores, a falta de um ensino prazeroso e motivador. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com o trabalho de cunho bibliográfico fez uso de autores que discutem sobre o lúdico na educação infantil. A pesquisa busca entender o conceito do lúdico e sua aplicação no universo infantil e esclarecer de maneira bem ampla o entendimento sobre o assunto. Busca também mostrar jogos e brincadeiras e aplicação no trabalha docente para com as crianças em sala de aula, mostrando o real beneficio que o brincar pode proporcionar na formação e construção da identidade e do conhecimento da criança. É notório que esta pesquisa foi de suma importância para concluir que a ludicidade é uma forma agradável de trabalhar na educação infantil proporcionando prazer, alegria, divertimento e principalmente o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Desse modo, a ludicidade enriquece e favorece o ensino-aprendizagem de cada educando.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização: uma revisão sistêmica(2023-12-27) PENICHE, Maria do Socorro Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339O presente artigos busca compreender o panorama de pesquisas sobre o lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia com abordagem qualitativa, na forma de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) pautada na elaboração de questões de pesquisa, variedades de fontes, definição de critérios de inclusão e exclusão e análise dos artigos encontrados. Num primeiro momento, os artigos inclusos na pesquisa continham as palavras- chave Alfabetização, lúdico e ensino fundamental no repositório Scielo, Google Acadêmico e Eventos de Educação. Num segundo momento, a pesquisa foi delimitada, sendo considerados 9 artigos para análise nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados obtidos, dão indícios de que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram aspectos lúdicos para a Alfabetização no ensino fundamental. O lúdico tem uma grande relevância no processo de aprendizagem e afetivo, o trabalho com brincadeiras e jogos valorizam a integração e interação social, além de uma estratégia pedagógica eficiente no processo de alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil(2023-01-23) FONSECA, Silvani de Lima; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420O presente trabalho é um estudo bibliográfico que tem como tema “O lúdico como estratégia de aprendizagem na educação infantil”, tendo como objetivo geral compreender a ludicidade enquanto estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Como objetivos específicos: levantar informações históricas e conceituais a respeito do lúdico/ludicidade; verificar como a ludicidade é utilizada enquanto estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil; compreender como a ludicidade pode promover o aprimoramento da aprendizagem dos alunos da educação infantil. A metodologia desenvolvida envolveu um vasto levantamento bibliográfico sobre a temática, com a intenção de construir uma base teórica em diversos autores como Kishimoto (2013), Santos (2012), Ariès (1981), entre outros. Os resultados, a partir das reflexões feitas, mostram que o uso da ludicidade enquanto recurso didático na educação infantil, se planejada dentro de uma estratégia pedagógica, influenciará positivamente no processo de ensino-aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O lúdico como instrumento facilitador para o ensino nas turmas da educação infantil da escola do campo(2022-07-13) FARIAS, Ramon Pantoja; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O lúdico além de um conteúdo escolar é uma forma que o professor dispõe para mediar à relação entre os saberes e os educandos, proporcionando uma aprendizagem mais fácil e prazerosa. Este trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou identificar de que maneira o lúdico vem sendo utilizado como instrumento pedagógico no trabalho docente nas turmas da educação infantil, tendo como foco investigativo a escola Nossa Senhora do Perpétuo, localizada numa comunidade ribeirinha de Abaetetuba-Pará. A pesquisa teve embasamento teórico de Kishimoto (2011); Venturini (2016); Sommerhalder e Alves (2011); Klassmann (2013); Rocha (2014); entre outros. No decorrer da pesquisa tornou-se necessário além da investigação teórica, fazer um trabalho de campo na localidade ribeirinha onde está inserida a escola, possibilitando a realização de uma observação direta numa sala de aula da educação infantil. As análises possuem como base principal o trabalho dos professores, a contextualização teórica e, a maneira como a gestão subsidia o trabalho dentro das escolas enfatizando amplamente o contexto que cada educando está inserido. Obtendo como resultado a aplicação de ações didáticas condizentes com a base teórica discutida, as atividades lúdicas apresentadas no final da pesquisa refletem a necessidade da inclusão das brincadeiras no cotidiano escolar para a facilitação no processo de aprendizagem.