Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Knowledge production in dance"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
    (2019-12-19) PEREIRA, Amanda Rodrigues; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900
    A dança é um elemento da cultura corporal, integrando-se como um dos conteúdos da Educação Física. Apesar da importância da dança na escola, ainda é comum notar a pouca aplicabilidade desse conteúdo nas aulas de Educação Física, em muitos casos, a dança é reduzida a atividade extracurricular, sendo lembrada apenas nos períodos de festas e eventos escolares. No intuito de ampliar as discussões que promovam a efetivação da dança como conteúdo escolar, o presente estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a dança no Grupo de Trabalho Temático Escola do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE (2015-2017). O estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir dos resultados encontrados, foi possível reconhecer o potencial da dança como conhecimento a ser trabalhado na escola oferecendo recursos para formar opiniões críticas e reproduzir espaços de sociabilidade justas, assim como compreender as relações com o outro, com o mundo e consigo mesmo e, ainda, compreender o nosso desenvolvimento histórico e cultural como corpo, ser, no mundo. Identificou-se como limites no ensino da dança, as questões ligadas ao corpo, o preconceito e a resistência. Considera-se que novas pesquisas devem ser voltadas as políticas educacionais, como forma de lutar pela concretização da dança como manifestação criativa presente na escola com vistas à educação verdadeiramente emancipadora.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA