Navegando por Assunto "Knowledge production"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise Cienciométrica das produções científicas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC) sobre o tema Educação alimentar, tendências e lacunas(2021-05-21) FIGUEIRA, Rodrigo Leonardo da Silva; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620A questão alimentar e nutricional é essencial para a busca de uma melhor qualidade de vida e promoção da saúde. A realização de boas práticas alimentares contribui para prevenção de várias patologias e ajuda o nosso organismo a ter um equilíbrio para o funcionamento ideal do nosso corpo. Esse trabalho objetivou analisar as produções científicas sobre a educação alimentar e nutricional nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) período de 2011 a 2019. A pesquisa de natureza qualitativa usou a cienciométria. O corpus da pesquisa é constituído por 214 artigos coletados na linha temática educação em saúde e educação em ciências. A análise dos dados aborda os seguintes aspectos: distribuição de artigos por anos, quantidade de artigos por região, instituições, classificação quanto à natureza das produções acadêmicas, quanto à abordagem, metodologias, tipos de instrumentos utilizados pelas produções acadêmicas, e lócus das produções acadêmicas. As participações de instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste têm pouca expressividade em relação às regiões Sul e Sudeste, isso ocorre devido a localidade onde os eventos mais ocorrem, no Sudeste. Em relação às metodologias que se destacam são as pesquisas aplicadas, mostra a ida do pesquisador para o campo de coleta, sendo o cenário de sua ocorrência o espaço escolar. Evidenciamos que o número de produções científicas acerca da educação alimentar é pouco explorado em relação ao número total de produções de todo o período analisado. Dessa forma, faz-se necessário que as instituições de ensino estimulem novas pesquisas com o foco nessa temática e outras correlacionadas a questão da saúde alimentar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ginástica para todos e produção do conhecimento: estado da arte dos artigos publicados em periódicos nacionais no período de 1980 a 2018(2019-01-08) ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8929962742810847; https://orcid.org/0000-0003-1686-1959Esta investigação teve por objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre Ginástica Para Todos (GPT) publicadas em periódicos eletrônicos nacionais no período de 1980 a 2018. O estudo foi configurado como do tipo estado da arte, no qual foram analisados 34 artigos publicados em 12 periódicos no período de 1980 a 2018. Na análise dos dados foi destacado o quantitativo de publicações em cada ano do período selecionado, as temáticas abordadas nas investigações, o tipo das pesquisas e os referenciais teóricos mais utilizados. A análise indica que o cenário brasileiro de publicação de artigos sobre GPT é incipiente, que 2016 foi o ano com maior saldo quantitativo de publicação, e a maioria dos estudos possuem pessoas do sexo feminino como primeiro autor. Dos periódicos analisados, a revista Conexões foi a que mais disponibilizou publicações de artigos sobre a referida temática, evidenciando ainda que a maior parte da produção existente, caracteriza-se por estudos voltados para a categoria temática Escola e são pesquisas predominantemente com caráter de levantamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção do conhecimento na relação lazer e saúde: um estudo da revista Licere no período de 2000 A 2020(2021-01-14) DUARTE, Guilherme de Almeida; MATOS, Lucília da Silva; http://lattes.cnpq.br/4225451674854195O estudo tem como objetivo mapear e analisar a produção do conhecimento desenvolvida sobre o tema lazer e saúde nas publicações da Revista Licere no período de 2011 a 2020. A pesquisa é relevante por considerar o Lazer um campo de conhecimento interdisciplinar, mas com grande participação da Educação Física para sua construção, além disso é entendido enquanto necessidade humana e um direito social que se amplia dentro das diversas dimensões da vida humana influenciando o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Utilizou-se como metodologia a abordagem baseada na pesquisa de “estudos da arte”, a qual possui caráter de pesquisa bibliográfica, com intuito de identificar, sistematizar e analisar nas produções acadêmicas sobre determinado tema. O levantamento dos artigos foi direcionado pelos seguintes termos “lazer e saúde” e outros correlacionadas, o que possibilitou mapear 18 estudos. Entre os resultados destacamos: a produção de pesquisas nessa temática ainda é recente e escassa, principalmente nas Regiões Centro-Oeste e Norte do país, mas são provenientes de diferentes campos e sub-áreas, o que revela a dimensão multidisciplinar do lazer, além disso grande parte dos trabalhos associa o lazer ativo a melhora na qualidade de vida e saúde expressando ainda uma visão biologicista de saúde direcionando modelos ideais que necessitam ser visto criticamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção do conhecimento sobre gênero no congresso brasileiro de ciências do esporte (CONBRACE)(2019-12-18) LEAL, Deyveson Gama; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648O presente trabalho traz como questão problema: “Como se configuram as publicações dos artigos sobre Gênero nos Anais do CONBRACE no período de 2013 a 2017?” e tem como objetivo analisar a configuração das publicações sobre Gênero dos Anais das edições de 2013, 2015 e 2017 do CONBRACE, afim de se traçar um perfil das temáticas mais recorrentes nas publicações. Os objetivos específicos são respectivamente: identificar as principais categorias de análise das produções referentes as questões de gênero no CONBRACE e identificar as bases teóricas que sustentam essas produções referentes ao gênero publicadas no CONBRACE. O percurso metodológico traçado partiu da aproximação com o método materialista histórico dialético. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma investigação do tipo bibliográfica, cujas fontes foram os Anais do GTT Gênero e GTT Inclusão e Diferenças das edições de 2013, 2015 e 2017. Os resultados demonstram que as publicações sobre Gênero no CONBRACE se configuram como trabalhos na sua maioria no campo da fenomenologia, seguida de publicações do campo crítico-dialético. Concluise ao final de nossa pesquisa, que houve um avanço nas pesquisas com temática do Gênero no CONBRACE, mas que ainda existe a necessidade da expansão de referenciais teóricos em torno destas publicações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Treinamento resistido e educação física: uma análise da produção do conhecimento nos periódicos da área no período de 2000 à 2019(2019-12-16) PINTO, Luã Amaral; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030A educação física é uma área do conhecimento que apresenta diversos campos de atuação, estes podem ser decompostos entre o campo escolar e o campo não escolar. Nesse sentido, busca-se nesse estudo discutir o tema da produção do conhecimento a respeito do treinamento resistido. Deste modo, nos debruçamos sobre os textos produzidos e veiculados em 5 grandes revistas da área da educação física: RBCE, Motrivivência, Movimento, Motriz e Pensar a prática no período de 2000 à 2019, que correspondem à 19 anos de produção científica. O Objetivo geral da pesquisa é analisar o panorama da produção do conhecimento sobre a temática do treinamento resistido nas revistas da área da educação física no período de 2000 a 2019. Concluiu-se que nos periódicos estudados as produções sobre o treinamento resistido, encontram-se de maneira incipiente apesar dos inúmeros benefícios que são destacados sobre o treinamento resistido e saúde. Neste sentido, ampliar estudos sobre o tema faz-se necessário. Apresenta-se como necessário fazer a discussão da produção do conhecimento na área do treinamento resistido com intuito de ampliar as discussões e pesquisas sobre o tema em Teses, Dissertações, periódicos da área e outros espaços, ressaltando o valor social que estas pesquisas tem para a população.