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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A organização do conhecimento nos cadernos de classes regulares do Clube de Desbravadores: estrutura e classificação sob a perspectiva da CDD Artigo
    (2025-08-27) SOUZA, Camilla Maria Teixeira de; CONDURÚ, Marise Teles Condurú; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199
    Estudo que aborda o conhecimento, com o objetivo de analisar a organização do conhecimento na estrutura dos cadernos de classes regulares do Clube de Desbravadores. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva foi realizada por meio de análise de documentos e levantamento bibliográfico, classificando a natureza das atividades de cada bloco estrutural do caderno de acordo com as principais classes da Classificação Decimal de Dewey (000 a 900). Os resultados revelaram que estes materiais, embora inseridos em atividade de educação não-formal, possuem estrutura clara e organização intencional de conhecimentos que se desenvolvem de maneira progressiva conforme a idade do público alvo, abrangendo ampla variedade de áreas do conhecimento. As classes 600 (Ciências e Tecnologia) e 200 (Religião) aparecem com maior frequência em todos os cadernos, seguidas pelas classes 300 (Ciências Sociais), 500 (Ciências Naturais) e 700 (Artes e Recreação), evidenciando um planejamento pedagógico em acordo com a proposta de desenvolvimento físico, mental e espiritual, promovida pela Organização. Foi verificado que essas áreas, embora distintas, se interseccionam em muitas atividades, revelando o caráter interdisciplinar e enriquecedor na proposta informacional dos cadernos de classes regulares, mas dificultando sua classificação devido ao caráter multidisciplinar da atividade. Conclui-se que os cadernos de classes regulares cumprem papel significativo na mediação do conhecimento, favorecendo a integração entre saber e prática, estimulando desenvolvimento pessoal, valores sociais e conscientização ambiental aos participantes, além de ressaltar a relevância dos espaços não formais e a importância de sistematizar saberes além do contexto tradicional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelos de folksonomia em plataformas colaborativas de anime
    (2025-09-02) COSTA, Aline Lourinho Guedes da; REYES, Jacquelin Teresa Camperos; http://lattes.cnpq.br/5415219564237576; https://orcid.org/0000-0002-0078-5376
    A popularização das plataformas digitais e o caráter interativo da Web 2.0 têm transformado os processos de organização e recuperação da informação. Em ambientes colaborativos voltados à cultura pop japonesa, como MyAnimeList (MAL), IMDb e AniList, observa-se a participação ativa dos usuários na categorização de conteúdos por meio de descritores informais. Nesse contexto, a folksonomia, sistema de indexação baseado na atribuição livre de etiquetas, configura-se como uma estratégia relevante para a representação do conhecimento em ambientes digitais. Este artigo analisa como a folksonomia se manifesta em três plataformas colaborativas dedicadas à catalogação e recomendação de animes, identificando suas variações entre os modelos indireto, híbrido e assistido. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e comparativa, baseada em um estudo de caso envolvendo dez animes populares presentes nas três plataformas. A análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011), foi aplicada às tags, listas públicas e comentários, com o objetivo de compreender as dimensões semânticas e sociais da categorização colaborativa. O estudo fundamenta-se em um marco teórico que articula as contribuições de Hjørland (2002), no que se refere à dimensão sociocognitiva da organização do conhecimento; Vander Wal (2007), quanto à origem e conceituação da folksonomia; e Santarém Segundo (2010), em relação à folksonomia assistida e à mediação tecnológica na indexação colaborativa. Os resultados indicam que o MyAnimeList apresenta uma folksonomia indireta, caracterizada por categorização espontânea e subjetiva, especialmente ligada à narrativa e à emoção. Já o IMDb e o AniList operam sob lógicas mais estruturadas: o primeiro com uma folksonomia híbrida, que combina moderação institucional e inserção controlada de palavras-chave, e o segundo com uma folksonomia assistida, que integra tags colaborativas diretamente aos mecanismos de busca e filtragem. Conclui-se que os diferentes modelos de folksonomia adotados impactam significativamente o grau de participação dos usuários e a eficiência na recuperação da informação, reforçando seu papel como ferramenta estratégica para a organização colaborativa do conhecimento em ambientes digitais.
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