Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Knowledge management"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das atividades desenvolvidas na biblioteca municipal de Abaetetuba - PA e a relevância da gestão do conhecimento no exercício de sua funcionalidade
    (2022-01-11) ROCHA, Alessandra Dias; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624
    Este trabalho tem como objetivo, analisar as atividades desenvolvidas na biblioteca municipal de Abaetetuba-PA, utilizando como referência a gestão do conhecimento. Sendo assim busca-se averiguar como são realizadas as atividades e de que maneira elas podem ser melhoradas utilizando a gestão do conhecimento, uma vez que ao utilizar a gestão do conhecimento ganha-se qualidade nos serviços oferecidos e eficiência. Na construção do trabalho, a metodologia utilizada consistiu em uma abordagem dos fundamentos teóricos sobre gestão do conhecimento, a fim de identificar e avaliar os pontos essenciais da atividade, evitando atividades desnecessárias, alinhando os processos de atividade de maneira objetiva, para aumentar o foco no usuário da biblioteca, assim também como aplicação de questionário aos funcionários, por meio da plataforma digital Google forms, o que possibilitou a obtenção da realidade da organização, prática e direcionamentos da biblioteca. Assim, identificou-se que a biblioteca pública municipal Miguelina Bitencourt carece de uma organização sistemática em suas práticas fundamentada na gestão do conhecimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão da informação e gestão do conhecimento: uma análise dos currículos e da produção científica do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (2017-2021)
    (2022-12-21) REIS, Wendel Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    Tem como objetivo investigar a presença da Gestão da Informação e do Conhecimento nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do ICSA/UFPA e na proposta curricular do PPGCI/ICSA/UFPA, bem como na produção acadêmica do ICSA/UFPA, no período de 2017-2021. Como objetivos específicos: identificar a presença de disciplinas voltadas para GI e GC nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação; mapear a produção acadêmica científica dos cursos de graduação e da pós-graduação do PPGCI/ICSA/UFPA sobre GI e GC; analisar a incidência da temática nas produções mapeadas, considerando, cursos, ano de produção e termos; identificar os assuntos relacionados com GI e GC. Como métodos, a pesquisa aplica o Estudo Métrico da Informação principalmente, da bibliometria e da pesquisa documental. Como resultados, a pesquisa apresenta apenas dois cursos de graduação que indicam em suas matrizes curriculares os termos GI e GC. Quanto às disciplinas do PPGCI/ICSA/UFPA, foram identificadas duas disciplinas. Com relação a produção acadêmico científica, foram analisados 160 textos distribuídos em trabalhos publicados em anais de evento, artigos de periódicos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações. Considera-se que este estudo se caracteriza como um panorama importante para se vislumbrar de que forma GI e GC têm sido abordadas tanto nas disciplinas da graduação e pós-graduação quanto nas produções do ICSA UFPA. Conclui que a produção sobre a temática é baixa nas fontes pesquisadas e faltam trabalhos que abordem diretamente essas subáreas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A virtualização de um jogo para o ensino de gestão de conhecimento: módulos fábrica de conhecimento, banco de conhecimento, ranking e autoavaliação
    (2022) SOUZA, Giovanne César Osório de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Com o avanço tecnológico do mercado de trabalho nos últimos anos, as organizações notaram a necessidade de inovações tecnológicas e a fim de atingir esse objetivo precisam capacitar seus trabalhadores e o item chave para se obter isso é o conhecimento. Suprindo essa necessidade, tem-se um jogo voltado para o ensino de gerenciamento do conhecimento, na qual utiliza uma abordagem gamificada e otimizada, porém analógica e mecânica. Como o mercado de trabalho foi atingido pelas tranformações digitais, outras áreas também foram atingidas, como a educação, nota-se o aumento expressivo da utilização de jogos digitais para o ensino e a virtualização daqueles que possuem apenas uma versão analógica. Nesse contexto, este trabalho apresenta a virtualização de um jogo para ensino da gestão do conhecimento, oferecendo uma aplicação que utiliza os elementos da gamificação e um game design moderno, no qual otimiza o ensino, proporcionando imersão, engajamento e excitação, aprimorando de modo geral o desempenho do ensino aos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA