Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Jogos teatrais"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Jogos teatrais para não-atores: um relato de experiências em ambiente laboral
    (2023-05-30) ALMEIDA, Poliana Cardoso; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243
    O presente trabalho tem como tema a minha trajetória pessoal como artista até suas vertentes no espaço laboral onde atuo. O objetivo é abordar a importância de jogos teatrais e a utilização do mesmo como recurso didático para desenvolver pensamentos críticos, análise pessoal e resolução de conflitos. A escolha desse processo se desenvolveu a partir da necessidade de investigar a comunicação e o efeito causado na instituição. Tendo em vista a necessidade de qualidade no ambiente organizacional propondo-se metodologias inspiradas no método de Teatro do Oprimido descrito em três fases: Onde tudo começou; Habilidade de se reconhecer no espaço; Jogos e aprendizados. Por fim, o trabalho procura apresentar caminhos para desenvolver qualidade e bem estar para melhoria das pessoas no ambiente de estudo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Jogos teatrais: uma experimentação com adolescentes da Escola de Teatro e Dança da UFPA no ano de 2015
    (2016-06-16) NASCIMENTO, Maria Rafaelle Siqueira do; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178
    Este trabalho busca dentro do universo dos jogos teatrais tratar da formação de conhecimentos geradas por meio deles no espaço da sala de ensaio do Grupo de Teatro Infanto-Juvenil da UFPA, apresentando as principais contribuições do uso dos jogos para os adolescentes do referido grupo. Pretende-se compreender que os jogos teatrais são munidos de contribuições para uma formação mais abrangente dos indivíduos que os vivenciam, e por meio de uma análise teórica e de experiência prática destacar a liberdade, confiança em si mesmo, autonomia, coletividade e conhecimentos de técnicas dentro da linguagem teatral, e para se chegar a tais resultados a metodologia aplicada foi de observação participante, na qual a pesquisadora participa de forma direta nas atividades durante todo o percurso de observação, tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles:Viola Spolin (2008), Ingrid Koudela (2006) e FaygaOstrower (2008) voltados aos jogos teatrais e processo de criação coletiva por meio do jogo. Como resultado da pesquisa verificou-se que o uso de jogos teatrais no espaço experimental cênico proporciona fontes de liberdade pessoal, autoexpressão e autonomia, além de promover conhecimento e desenvoltura da linguagem teatral.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava vir brincar
    (2023-06-19) COSTA, Rebeca Cavalcante; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos
    Ao recordar as brincadeiras de ruas vivenciadas na infância, evidencia-se como essas brincadeiras estimularam criatividade, imaginação e interação com outras crianças. Partindo de experiências pessoais vividas na infância, reflete-se sobre a importância das brincadeiras de rua como estimulo ao desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das brincadeiras de rua na vida das crianças, assim como o desenvolvimento cognitivo ajuda na vida delas e como o teatro caminha no desenvolvimento infantil juntamente com as brincadeiras, tendo como base memórias pessoais enquanto criança e as contribuições teóricas de Viola Spolin e Tizuko Kishimoto, que desenvolveram técnicas que utilizam o jogo e a improvisação como ferramentas para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. Explorando as ideias de Spolin, destaca-se como suas abordagens podem ser aplicadas nos jogos teatrais, ressaltando a importância da liberdade, da espontaneidade e do trabalho em grupo nesse contexto, onde o brincar entrecruza as potencias desses jogos. Por sua vez, Tizuko Kishimoto, é a referência em Educação Infantil, discute a importância das brincadeiras e do brincar na formação da criança. Deste modo, este TCC destaca as brincadeiras de rua proporcionam aprendizado significativo, desenvolvimento motor, socialização, resolução de problemas e construção de identidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sucata & Diamante: o jogo como metodologia de criação do artista-docente
    (2013) SOUZA JÚNIOR, Enoque Paulino de; PINHEIRO, Patrícia Mara de Miranda; http://lattes.cnpq.br/8113463304089178
    Esta pesquisa realizada a partir do espetáculo Sucata & Diamante tem como objetivo analisar o processo artístico-pedagógico montado pelo Dirigível Coletivo de Teatro no ano de 2012 em Belém-Pa. Considerando que a metodologia utilizada nesse processo de criação foram os jogos Teatrais, descreverá analiticamente, a utilização da metodologia na criação das cenas de um espetáculo pensado para a Linguagem do teatro de RUA, como também relata que o processo, totalmente experimental é o primeiro desafio desse novo coletivo em busca da própria linguagem artística teatral.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA