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Navegando por Assunto "Jogos infantis"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O brincar e seus efeitos positivos no bem estar das crianças internadas no hospital municipal de Castanhal
    (2018) SOUSA, Elis Simone Dias de; SABINO, Elianne Barreto
    Não é de hoje que a palavra “hospital” está ligada a significados negativos para todo mundo. Se já era ruim ficar doente, pior ainda é ter que ficar internado nele, onde ficamos isolados e principalmente, onde o tempo parece não passar nunca. Quando se trata de uma criança então, os sentimentos são ainda mais intensos, pois ela muitas vezes não entende que apesar da aparência do lugar, ela precisa estar ali para sua melhora física, e aí começam as dificuldades, pois acaba se tornando extremamente difícil a ministração das medicações e a estadia da criança nesse ambiente, o que pode, por muitas vezes, acabar agravando o seu estado de saúde. Entra em cena então, a Pedagogia não escolar, que com a ajuda do pedagogo faz com que a internação da criança se torne mais suave por meio da brinquedoteca inserida nesse contexto. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar como as práticas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca do Hospital Municipal de Castanhal, têm papel importante no bem-estar e na recuperação das crianças hospitalizadas. Sendo assim, a pesquisa procura investigar a influência que as atividades lúdicas, realizadas por intermédio de práticas pedagógicas, trazem para o bem-estar e recuperação das crianças. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa e o lócus da pesquisa foi o Hospital Municipal de Castanhal “Maria Laise Pereira”. Com o lúdico, as crianças têm a oportunidade de aflorar seus sentimentos, seus medos, anseios e assimilar melhor o período delicado pelo qual estão passando, esse também é um ótimo caminho para dar um novo significado ao tempo de hospitalização. Toda a ludicidade presente na brinquedoteca, distrai a criança e faz parecer que o tempo está passando mais rápido, tornando mais humana a relação médico-paciente e, melhor ainda, faz com que esse conceito ruim sobre hospital mude na visão delas e dos adultos, já que a criança acaba usando a sua imaginação para associar o hospital a um lado bom, facilitando assim todos os processos que contribuem para a sua cura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos
    (2018-12-14) MOTA, Thais Malato; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor estratégias lúdicas indutoras para o ensino-aprendizado do sapateado norte americano, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. O lócus da pesquisa foi a igreja projeto vida, no bairro da Terra Firme, Belém/PA. Participaram oito crianças na faixa etária de 7 a 10 anos. Trago para esta pesquisa como teoria de base a psicomotricidade, a partir dos teóricos, Alves (2008) e Gallahue e Ozmum (2005), cujos estudos tratam do desenvolvimento da criança e abordam sobre os aspectos psicomotores, considerando a coordenação motora, a percepção rítmica, o equilíbrio, a lateralidade, para o desenvolvimento motor, psico-social e afetivo da criança. Na área da ludicidade utilizo a autora Andrade (2013), cujos estudos voltam-se para a importância do jogar e do brincar. Dos estudos do sapateado trago a obra Sapateado: Vivências na Universidade, das autoras Teixeira (2016) e Oliveira (2016), cujos estudos abordam as possibilidades de ensino e traçam estratégias metodológicas. A metodologia desenvolvida direciona-se para a pesquisa-ação em abordagem qualitativa descritiva. Como resultado final apresento nove estratégias lúdicas como indutoras para o ensino do sapateado, por meio da ludicidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ludicidade dançante: o ensino-aprendizado da dança para o baby class, na Escola de Dança P.A, em Icoaraci
    (2017) SANTOS, Paula Mesquita dos; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668
    O presente Trabalho de Curso aborda sobre as minhas práticas pedagógicas aplicadas ao ensino da dança para crianças na faixa etária de 3 a 6 anos de idade, na Escola de Dança P.A, que fica localizada no distrito de Icoaraci, na cidade de Belém. A pesquisa teve duração de um ano, com início em agosto de 2015 e término em agosto de 2016 e foi realizada em uma turma do baby class, com a participação de 12 alunas. O objetivo principal versa sobre o ensino-aprendizado da dança para criança de maneira prazerosa e brincante, utilizando atividades lúdicas. Para isso, foi utilizado Andrade (2013), para tratar do lúdico, Rosa Neto (2002) do desenvolvimento motor da criança e Marques (2011) sobre dança. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa apresenta-se como um estudo de caso. Como resultado final apresento o passo a passo das aulas de dança para a turma do baby class, na Escola de Dança P.A.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quando a segunda campa toca: a ambiência lúdica do recreio da Escola Estrada Nova como perspectiva para o ensino e aprendizagem em dança
    (2017) GOMES, Luana Cristina Ribeiro; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Esta monografia está imersa na ambiência lúdica dos educandos encontrada na escola Estrada Nova em Belém do Pará, mais especificamente no bairro Pratinha II, como fonte propulsora para o ensino da dança neste ambiente. Além de desenvolver um estudo a partir da metodologia cartografia (ROMAGNOLI, 2009) e de análises das mais variadas expressões corporais Laban (1978), em diálogos construtivos com as autoras Andrade (2012), Dowbor (2007) e Marques (2007), no que diz respeito ao ato de educar através de práticas dançantes no âmbito escolar. Para tanto, no que tange as abordagens Dança, Escola e Educação, esta pesquisa se pauta na estruturação de laboratórios de dança a partir do lúdico (ANDRADE, 2013) da garotada, presente em seu contexto sociocultural e tecendo diálogos possíveis para uma educação de corpo inteiro, haja vista que ao se tratar da cultura escolar, percebe- se um corpo que tem pouca liberdade de expressão. Diante disso, tem- se como objetivo principal, a elaboração de estratégias metodológicas para o ensino da dança inspiradas na ambiência lúdica identificada e que reverbera logo após que a segunda campa toca: o recreio da criançada.
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