Navegando por Assunto "Jogos didáticos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.(2023-07-13) SARAIVA, Luane de Cassia Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O cenário atual da educação vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos anos, as quais incluem atividades dinâmicas no contexto escolar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Ciências a mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos é identificado como pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado uma intervenção e aplicação de três jogos didáticos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ambas da escola pública de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, localizada na Travessa Valparaíso na cidade de Viseu-PA. Neste contexto, é notório a importância do professor dentro do processo de ensino e principalmente, como instrutor da criação de meios (metodologias e didática) que possam corroborar no enfrentamento de desafios e minimizando seus problemas correlacionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID(2017-04-19) CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha; SANTA BRÍGIDA, Myrle do Socorro Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2372772277422042; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Um estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La importancia de los juegos didácticos en el trabajo del profesor de español como le: propuestas de actividades(2018-12-14) CARDOSO, Aldenora dos Santos; BARROS, Renan Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5436583996180704Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a importância do lúdico, que através dos jogos, exerce sobre o trabalho do professor de língua espanhola e por esta razão valorizá-lo como recurso didático para o ensino/aprendizagem nas aulas. Partindo de uma reflexão histórica, constata-se que os jogos põem em funcionamentos princípios fundamentais para o aprendizado de línguas estrangeiras. No decorrer do artigo, será mostrado como os jogos são dinâmicos e que por isso fazem a diferencia para o professor ensinar espanhol, exatamente por proporcionar nas aulas um ambiente agradável e motivador, facilitando para os alunos o aprendizado. Assim, na introdução será abordada qual a intenção deste trabalho. No capítulo seguinte, feita uma exposição de forma simples sobre o lúdico no processo ensino/aprendizado do ELE, quando utilizados nas aulas e dos efeitos do uso dos jogos no trabalho docente, na visão dos teóricos: Fuentes (2008), Benítez (2010), Fernández (1997) y Leski (2009). E, finalmente, as considerações finais, juntamente com os anexos, contendo atividades com jogos, a fim de demonstrar que facilita ao professor pôr seus alunos para praticar diferentes destrezas do espanhol nas aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais(2022-12-16) OLIVEIRA, Ney Cristina; FONSECA, Wellington da Silva; http://lattes.cnpq.br/5066230825214516; https://orcid.org/0000-0002-2602-1964; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231O uso da tecnologia educacional no atual contexto das instituições de ensino é fundamental para a modernização da educação brasileira, nesse sentido, o presente trabalho objetivou estimular a conscientização de crianças a respeito da educação ambiental através de jogos didáticos. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo ambiental intitulado Sábio - Uma Aventura Ecológica. A utilização do jogo promoveu, nos alunos, o interesse em combater os problemas ambientais enfrentados em Ananindeua / PA, região metropolitana de Belém. O projeto foi aplicado na Escola Sistema de Ensino Amazônia com 42 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, ao final do jogo foram distribuídos aos educandos questionários contendo questões referentes ao grau de dificuldade do jogo e aos problemas ambientais existentes na cidade. Após a aplicabilidade do jogo e das respostas obtidas com os questionários foi possível observar que os alunos participaram ativamente de cada fase do jogo e entenderam o quanto é importante cuidar do meio ambiente.