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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Considerações acerca do plano de intervenção pedagógica: uma experiência no programa residência pedagógica (PRP)
    (2024-06-19) SANTOS, Leila Pimentel dos; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    As práticas de intervenção para o aprimoramento da leitura e escrita é de grande importância para o desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização por atuar como um reforço desse aprendizado. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica PRP, da Universidade Federal do Pará, através do subprojeto Interdisciplinar Alfabetização e Letramento, visou, no período de fevereiro de 2023 a abril de 2024, promover a inserção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e em Letras Língua Portuguesa no espaço escolar, para o desenvolvimento de atividades voltadas à leitura e escrita. Deste modo, esse trabalho teve o objetivo de descrever as experiências vivenciadas no PRP que envolveram, formações, observação e intervenção prática de leitura e escrita dos alunos da turma do primeiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bom Pastor. Propomos como questões deste estudo: O que trata o PRP e que contribuições vem proporcionando aos licenciandos de pedagogia em sua formação inicial? Como se deram as formações durante a execução do Programa? Como ocorreram as práticas de intervenção prática de leitura e escrita? A pesquisa ancora-se nos estudos de Fiorin (2003), Freire (1996), Soares (2020), Silva (2003), Silva (2021), entre outros. O método utilizado para esta pesquisa contou com uma etapa bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva com observações, anotações em diário de campo. Constatou-se que as intervenções dos residentes a partir das orientações recebidas nas formações, contribuíram significativamente para o avanço na leitura e escrita das crianças do primeiro ano fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Intervenções do terapeuta ocupacional junto a pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão de escopo
    (2021) OLIVEIRA, Bruna Thayane Ferreira de; BARROS JÚNIOR, Marcos Antônio Pereira; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459
    O presente estudo objetivou realizar uma revisão de escopo, mapeando a literatura nacional sobre a atuação terapêutica ocupacional junto a pessoas com TEA. A metodologia utilizada para este estudo foi uma de revisão de escopo. Utilizou­-se o checklist PRISMA para o direcionamento da pesquisa. A busca foi feita nas bases de dados Scielo, Web of Science e Embase, em periódicos nacionais de Terapia Ocupacional (Cadernos de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional -­ RevisbraTO, Revista Baiana de Terapia Ocupacional) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A pesquisa da literatura limitou-­se a publicações sobre intervenção da Terapia Ocupacional e TEA, feitas a partir de 2011 até os dias atuais, fornecendo um resultado de 375 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, restaram 8 artigos potencialmente relevantes para o estudo. Os resultados demonstram a importância da atuação do terapeuta ocupacional junto às pessoas com TEA, visto que favorece os processos de inclusão social e escolar, atua na aquisição de habilidades, seja no autocuidado ou ganhos na mobilidade. Desta forma, visualiza -se no decorrer dos estudos, que a Terapia Ocupacional age na potencialização das habilidades e na participação dessas pessoas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Procedimentos terapêuticos ocupacionais em instituições de longa permanência para idosos: uma revisão sistemática da literatura
    (2016) MEDEIROS, Bianca Casseb; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659
    Idosos que residem em uma ILPI necessitam de ações interventivas para o seu bem estar. Estudos destacam que o contexto dentro de uma ILPI ainda é carregado por eventos negativos que propiciam ao idoso institucionalizado a perda da capacidade funcional e cognitiva. Porém, vale ressaltar situações positivas, como: segurança e acolhimento. Neste contexto, a motivação para a proposição deste estudo surgiu após alguns questionamentos sobre que tipo de condutas que podem ser tomadas por profissionais e formandos de terapia Ocupacional que atuam com esta clientela. Assim o levantamento bibliográfico de condutas e/ou procedimentos em prática por terapeutas ocupacionais a fim de se ordenar as principais intervenções com idosos institucionalizados, visto que ainda existem poucos estudos e algumas lacunas sobre o tema, em particular relacionados ao nosso contexto regional (Estado do Pará). Objetiva­se promover um levantamento bibliográfico da literatura sobre intervenções, procedimentos e/ou conduta da Terapia Ocupacional com idosos residentes em instituições de longa permanência. Foi realizado um levantamento bibliográfico, retrospectivo e secundário de conteúdos publicados em revistas indexadas e disponíveis de sites de busca científicas: Bireme, LILACS, MEDLINE e Pubmed, incluindo artigos publicados nos últimos 10 anos, utilizando os seguintes descritores: “Geriatrics” e “Occupational Therapy”, “Long term care” e “Occupational Therapy”, “Institutionalized” AND “Occupational Therapy”; “Nursing Home”, AND “Occupational Therapy” e “Older” AND “Occupational Therapy”. Foram selecionados 11 estudos, que obedeceram aos critérios de inclusão pré­estabelecidos, estes foram categorizados e analisados quanto o nível de evidência com uso da escala PEDro. Os estudos apresentaram procedimentos eficazes que vão desde estabilização de capacidades cognitivo­comportamentais, físico­funcionais à melhora da qualidade de vida em idosos institucionalizados. Porém, análise do nível de evidência revelou pontuação baixa ou moderada de boa parte destes estudos. Conclusão: a partir da análise crítica dos procedimentos terapêuticos ocupacionais, pode­se inferir a aplicabilidade dos mesmos no contexto institucional. A avaliação sistemática da literatura sobre os procedimentos da Terapia Ocupacional com idosos institucionalizados podem fundamentar as práticas neste contexto, além de instigar profissionais a refletirem e proporem novas pesquisas na área de forma mais específica. O presente estudo não conseguiu fechar todas as lacunas questionadas, mas se apresenta com originalidade para propor uma iniciativa de procedimentos que poderm aprofundados no contexto brasileiro e regional atendendo as necessidades locais e ao público em atenção, requerendo novos estudos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O que tem sido publicado sobre as intervenções do terapeuta ocupacional junto a pessoa com transtorno do espectro autista?
    (2017) SOUZA, Hellen Patrícia Oliveira de; RIBEIRO, Tassia Kamila de Miranda; SAMPAIO, Edilson Coelho; http://lattes.cnpq.br/7154091678027221; https://orcid.org/0000-0003-3963-8012
    O Autismo é caracterizado por comprometimentos globais do desenvolvimento, e tem como características principais dificuldades na interação e habilidades sociais. O diagnóstico e intervenção deve minimizar essas dificuldades, priorizando maior independência e participação das crianças em suas rotinas. Esta intervenção deve ocorrer por diversas áreas profissionais, dentre elas, a Terapia Ocupacional. O Terapeuta Ocupacional pode trabalhar as habilidades de vida diária de pessoas com TEA, assim como, habilidades motoras, estimular habilidades sociais, dentre outras possibilidades de intervenção. O presente estudo refere-se a uma revisão da literatura do tipo integrativa com o objetivo de revisar trabalhos científicos sobre intervenções clínicas da Terapia Ocupacional para crianças com TEA, por meio de literatura especializada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual fora realizadas coletas de dados no banco de dados do Portal Capes, no período de 2007 a 2016. Conforme os critérios de inclusão foram selecionados 34 artigos , os quais abordaram diversos tipos de intervenção e demonstraram a possibilidade de intervir com todos os públicos e em diversos contextos. A pesquisa alcançou seu objetivo e mostra-se relevante, à medida que contribui para o campo teórico-prático da Terapia Ocupacional, aumentando as possibilidades de intervenção frente ao público pesquisado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A relação família e escola na educação infantil
    (2019-07-08) CONCEIÇÃO, Helen Karin Palheta da; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957
    O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico para discutir resultados de pesquisa sobre o papel da relação entre a família e a escola. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, para análise de dados foi aplicada a análise de conteúdo, por meio da técnica de categorização. Dentre os resultados destacam-se as situações-problemas, entre as quais se encontram a rivalidades e culpabilidade, resultando no decréscimo da participação dos pais na escola e a ausência de atividades e propostas que promovam aproximação destas duas instituições. Diante disto, tem-se o desafio de promover novas pesquisas e trazer novas propostas de intervenção para serem trabalhadas com as famílias, com as crianças e com a escola.
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