Navegando por Assunto "Intertextuality"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dom Quixote à Brasileira: proposta de ensino de literatura a partir do romance Triste fim de Policarpo Quaresma pelo viés da intertextualidade e literatura comparada(2025-09-03) FARIAS, Débora dos Santos; COSTA, Elisa Augusta Lopes; http://lattes.cnpq.br/3621714095026286O presente trabalho propõe uma abordagem didática para o ensino de literatura no Ensino Médio por meio da leitura intertextual e comparativa entre os romances Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Partindo da constatação de que o ensino de literatura nas escolas ainda é marcado por práticas tradicionais, que dificultam a fruição estética e o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, busca-se fomentar o letramento literário por meio da intertextualidade temática e da literatura comparada. A fundamentação teórica se apoia em autores como Rildo Cosson, Julia Kristeva, Mikhail Bakhtin e Ingedore Koch, que defendem a leitura como prática social e o texto literário como espaço de múltiplas vozes. A Sequência Didática proposta teve como objetivos romper com modelos tecnicistas de ensino de literatura e, por meio da comparação entre os protagonistas idealistas Policarpo Quaresma e Dom Quixote, promover a leitura crítica e significativa. Essa abordagem aproxima os alunos da literatura clássica e incentiva a reflexão sobre temas atemporais, como utopia, identidade nacional e crítica social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intertextualidade na história em quadrinho “A turma do açaí”(2021-10-15) DIAS, Jéssica Costa; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho apresenta uma análise da intertextualidade nas histórias em quadrinhos "A Turma do Açaí". Tem como objetivo discutir sobre o fenômeno da intertextualidade na história em quadrinhos “A turma do açaí”. Desse modo, a pesquisa está pautada nos teóricos Kristeva (2005), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Marcuschi (2002) e Eisner (2005). Nesse sentido, o trabalho tem como base a pesquisa descritiva, tendo as histórias em quadrinhos da “Turma do Açaí”, retiradas da rede social Facebook, como corpus da pesquisa. Os resultados revelam que as tirinhas de “A Turma do Açaí” possuem a presença de características dos tipos de intertextualidade do sentido restrito como a forma temática, estilística, explicita e implícita, quanto do sentido amplo como a forma intergenérica e tipológica. Dessa maneira, pode-se concluir que as histórias em quadrinhos da “Turma do Açaí” apresentam relação com outros textos e que a percepção dessas relações intertextuais, dependem do conhecimento prévio que o leitor possui de outros textos e de outras formas culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Wake up, Donnie: intertextuality and soundtrack in Donnie Darko(2024-07-02) SOUSA, Breno José da Silva; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Este trabalho tem como objetivo analisar algumas das possibilidades de intertextualidade perceptíveis na comparação de textos produzidos em contextos muito distintos e no que diz respeito à trilha sonora de uma adaptação cinematográfica. Trata-se de identificar as sincronicidades de elementos que compõem distintos tipos de textos e compará-los. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos intertextuais entre a narrativa, os personagens, e sua relação com a trilha sonora, dos três objetos de estudo: a lenda urbana do Bunnyman; o filme Donnie Darko (2001); e o livro/roteiro de mesmo nome (2003). A base teórica é composta principalmente pelas ideias de Samoyault (2001), Kristeva (1966) e Bakhtin (1963), acerca da intertextualidade; Steven Tötösy de Zepetnek (1998), sobre literatura comparada; Fischoff (2005) e Colpi (1963), sobre estudos de trilhas sonoras. O trabalho busca encontrar elementos de comunicação entre os textos (lenda e livro/roteiro), através de seus personagens e outros aspectos e, também, se existe a mesma comunicação entre a trilha sonora e as cenas do filme, que derivou dos textos citados anteriormente. Conclui-se que é possível perceber a intertextualidade presente na relação entre os textos analisados, e que a trilha sonora pode ser utilizada como ferramenta para a realização de intervenções intertextuais relevantes, no que diz respeito à percepção do público de um produto audiovisual.