Navegando por Assunto "Intertextualidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Hipertextualidade e intertextualidade na construção da coerência em notícias do portal G1(2021-10-07) MORAES, Layandra Fonseca; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XO objetivo desta pesquisa é analisar como a hipertextualidade e a intertextualidade atuam na construção da coerência em notícias on-line publicadas no portal G1. Tal construção ocorre por meio de uma das principais inovações dos textos eletrônicos, que são os hiperlinks. O eixo teórico desta pesquisa está pautado nos pressupostos da Linguística Textual de Kock (2006), Marcuschi (2007), Cavalcante (2012) e Carvalho (2018), dentre outros autores. A análise das três notícias escolhidas para compor o corpus deste trabalho busca refletir sobre a possibilidade de navegar pelos links que o locutor da notícia coloca dentro de cada texto e que possibilitam uma ligação com outros textos, páginas, notícias, propiciando diferentes formas de construção de sentidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intertextualidade na história em quadrinho “A turma do açaí”(2021-10-15) DIAS, Jéssica Costa; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037Este trabalho apresenta uma análise da intertextualidade nas histórias em quadrinhos "A Turma do Açaí". Tem como objetivo discutir sobre o fenômeno da intertextualidade na história em quadrinhos “A turma do açaí”. Desse modo, a pesquisa está pautada nos teóricos Kristeva (2005), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Marcuschi (2002) e Eisner (2005). Nesse sentido, o trabalho tem como base a pesquisa descritiva, tendo as histórias em quadrinhos da “Turma do Açaí”, retiradas da rede social Facebook, como corpus da pesquisa. Os resultados revelam que as tirinhas de “A Turma do Açaí” possuem a presença de características dos tipos de intertextualidade do sentido restrito como a forma temática, estilística, explicita e implícita, quanto do sentido amplo como a forma intergenérica e tipológica. Dessa maneira, pode-se concluir que as histórias em quadrinhos da “Turma do Açaí” apresentam relação com outros textos e que a percepção dessas relações intertextuais, dependem do conhecimento prévio que o leitor possui de outros textos e de outras formas culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A intertextualidade nas músicas de protesto do Brasil ditatorial(2019-02-28) VITOR, Verônica de Fátima Ferreira e; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho propõe uma análise da letra das músicas “perseguição (mais fortes são os poderes do povo)” de Glauber Ricardo, “enquanto seu lobo não vem” de Caetano Veloso e “Cálice”, escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil; músicas de protesto do período ditatorial militar do Brasil, o qual ocorreu entre os anos de 1964 até 1985. Examinar as ocorrências da intertextualidade presentes nas canções, assim como, mostrar a grandeza e o valor deste fenômeno tanto no âmbito textual, quanto na esfera histórica-social. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Koch, Bentes e Cavalcante (2007) e Koch (1997) para delimitar a fundamentação teórica, os tipos das ocorrências e como elas se comportam no texto; A exploração histórica está baseada em Codato (2005) e Ferrari, Pereira (2009), os quais possibilitaram um alicerce histórico necessário para o entendimento do contexto. A partir do contexto histórico, o corpus do trabalho se deu e a escolha das músicas se concretizou. A escalação destas três músicas ocorreu em deferência de serem consideradas significativas em meio ao período tratado. Por meio das análises, pode-se concluir que as vozes expressas pela intertextualidade marcam uma nova leitura do objeto de estudo e proporcionam um rico e novo repertório de interpretações, ideias, sentimentos e conceitos através dos intertextos empregados, o que nos propicia a readquirir conceitos e lembranças anteriores e enriquece em todo o tempo a história e a cultura popular brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Memes, intertextualidade e argumentação(2019-12-20) NEGRÃO, Carmelina de Jesus Rodrigues; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945Esta pesquisa tem como objetivo analisar a intertextualidade como estratégia argumentativa presente no gênero meme. Para tanto, foram selecionados dois memes, um relacionado a esporte e outro sobre a reforma da previdência, em seguida, estes foram analisados conforme as categorias intertextuais, apresentando como o interlocutor procura orientar o modo de ver do auditório, através da argumentatividade contida neste gênero. A pesquisa está inserida na Linguística Textual (LT) e estabelece uma interface com a Análise da Argumentação no Discurso (AAD) de Ruth Amossy (2018). Em adição, foi proposta uma discussão acerca da argumentação e do parâmetro textual de intertextualidade, com escopo teórico de Amossy (2011; 2018), Macedo (2018) e Carvalho (2018). Conclui-se, nessa pesquisa, que há uma dimensão argumentativa vigente nos memes, posto que as estratégias discursivas construídas via seleções intertextuais buscam persuadir o interlocutor, bem como orientar os seus modos de ver, de pensar e de sentir.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Wake up, Donnie: intertextuality and soundtrack in Donnie Darko(2024-07-02) SOUSA, Breno José da Silva; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698Este trabalho tem como objetivo analisar algumas das possibilidades de intertextualidade perceptíveis na comparação de textos produzidos em contextos muito distintos e no que diz respeito à trilha sonora de uma adaptação cinematográfica. Trata-se de identificar as sincronicidades de elementos que compõem distintos tipos de textos e compará-los. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos intertextuais entre a narrativa, os personagens, e sua relação com a trilha sonora, dos três objetos de estudo: a lenda urbana do Bunnyman; o filme Donnie Darko (2001); e o livro/roteiro de mesmo nome (2003). A base teórica é composta principalmente pelas ideias de Samoyault (2001), Kristeva (1966) e Bakhtin (1963), acerca da intertextualidade; Steven Tötösy de Zepetnek (1998), sobre literatura comparada; Fischoff (2005) e Colpi (1963), sobre estudos de trilhas sonoras. O trabalho busca encontrar elementos de comunicação entre os textos (lenda e livro/roteiro), através de seus personagens e outros aspectos e, também, se existe a mesma comunicação entre a trilha sonora e as cenas do filme, que derivou dos textos citados anteriormente. Conclui-se que é possível perceber a intertextualidade presente na relação entre os textos analisados, e que a trilha sonora pode ser utilizada como ferramenta para a realização de intervenções intertextuais relevantes, no que diz respeito à percepção do público de um produto audiovisual.