Navegando por Assunto "Intellectual disability"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos do treinamento de força nas atividades da vida diária de indivíduos com deficiência intelectual(2021-10-20) BANDEIRA, Bruno Barbosa; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514O Treinamento de Força (TF) tem sido bastante utilizado como protocolo de treino voltado a melhora do desempenho dos atletas e para a manutenção da saúde de grupos especiais.A Deficiência Intelectual (DI) é uma alteração completa ou parcial que afeta o intelecto e o não funcionamento a mente em geral. A pessoa com DI pode apresentar um comprometimento cognitivo, atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para interagir com o meio em que vive e realizar tarefas do dia-a-dia. O objetivodeste trabalho foi investigar se a prática do treinamento de força em pessoas com deficiência intelectual promove melhorias na saúde e nas Atividades da Vida Diária. Para isto,foi realizada uma revisão bibliográfica,a partir do levantamento dos trabalhos publicados no período de 2003 a 2020, nas plataformas: Google Acadêmico, Scielo, Portal de periódicos Capes e PubMed, utilizando os descritores “deficiência Intelectual”, “treinamento de força para deficiência intelectual” e “Atividade da vida diária”. Os resultados foram apresentados em um quadro, seguindo a ordem cronológica com os nomes dos autores, título do trabalho, local e ano da publicação e um breve resumo dos resultados. Foi possível concluir que o treinamento de força apresenta respostas fisiológicas agudas e crônicas, promovendo melhoras significativas nas variáveis força, equilíbrio, coordenação motora, aptidão física, diminuição da gordura corporal e aumento na massa óssea. Tais benefícios impactam diretamente as Atividades da Vida Diària da pessoa com DI, pois garantem maior autonomia à estes indivíduos no momento de realizarem movimentos do cotidiano como sentar e levantar, subir e descer escadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento e perspectivas da inclusão na educação matemática: análises sobre altas habilidades, deficiências intelectuais e transtornos do desenvolvimento(2025-08-11) FIGUEIREDO, Suelem Pessoa; SOARES, Cristielen Costa; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Mapeamento e Perspectivas da Inclusão na Educação Matemática: Análises sobre Altas Habilidades, Deficiências Intelectuais e Transtornos do Desenvolvimento, tem como objetivo investigar as perspectivas da Educação Matemática Inclusiva, analisando pesquisas acadêmicas e experiências práticas sobre a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais específicas. O estudo se fundamenta na análise de quatro artigos publicados que abordam a temática sob diferentes perspectivas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa envolve o levantamento e análise de publicações indexadas, assim como experiências de formação docente em um contexto inclusivo. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na formação de professores para a educação inclusiva, bem como a necessidade de adaptações pedagógicas que favoreçam o aprendizado equitativo para estudantes com altas habilidades, deficiência intelectual, discalculia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os artigos analisados foram: (i) Cenário das pesquisas sobre altas habilidades e superdotação, nos anais do ENEM, SIPEM e ENEMI: que investiga a produção científica sobre altas habilidades/superdotação na Educação Matemática, evidenciando a escassez de pesquisas e a necessidade de maior exploração desse campo; (ii) Análise dos periódicos Qualis/CAPES: um mapeamento sobre discalculia, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down e deficiência intelectual: que apresenta um levantamento sistemático das publicações sobre essas condições, identificando lacunas na produção acadêmica e apontando direções para futuras pesquisas; (iii) A formação inicial de matemáticos(as) na perspectiva da Inclusão: a experiência na Casa Bentivi-APAE Abaetetuba/PA: que relata a formação inicial de professores de Matemática em contexto inclusivo, destacando a experiência na Casa Bentivi-APAE e suas contribuições para uma prática docente e inclusiva; e (iv) Panorama das pesquisas sobre o transtorno do espectro autista (TEA) na Matemática: uma análise bibliográfica nos anais do ENEM e SIPEM: que discute como a Educação Matemática tem abordado o TEA, identificando desafios e estratégias de ensino voltadas para alunos com essa condição. A análise dos quatro artigos revela um cenário em que a Educação Matemática Inclusiva ainda enfrenta desafios significativos, mas também apresenta avanços importantes. A pesquisa conclui que a formação docente e a produção acadêmica precisam ser ampliadas para garantir um ensino matemático acessível a todos os estudantes.