Navegando por Assunto "Integrated Degree"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fórum de alfabetização leitura e escrita (FALE) Flor do Grão Pará: narrando histórias entre ensino, pesquisa e extensão(2021-10-07) COSTA, Andréa Queiroz; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Esta monografia apresenta como principal objetivo analisar a narrativa dos convidados e participantes do Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará, que foi meu objeto de pesquisa, durante o curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, analiso também, minha trajetória acadêmica e meu encontro com o objeto de pesquisa. A metodologia aplicada foi uma pesquisa narrativa que me permitiu compreender os significados e as características do processo de alfabetização e refletir sobre as práticas docentes através de diferentes aplicações, apresentadas nos cinco Fóruns apresentados nesta monografia. Num primeiro momento apresento o Fórum de Alfabetização Leitura e Escrita, como um espaço de formação inicial e continuada de ensino, a criação do FALE Flor do Grão Pará e meu encontro com a pesquisa. Num segundo momento apresento, narro e analiso os FALES ocorridos nos anos de 2018 e 2019, ressalta-se que foi possível refletir a prática docente sobre as diferentes técnicas aplicadas nos encontros e no cotidiano das aulas na universidade. Portanto é fundamental a discussão em espaços de formação inicial e continuada, que permitem e contribuem para a profissionalização docente.