Navegando por Assunto "Information mediation"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mediação da informação e da leitura na biblioteca infantil da Usina da Paz da Terra FIirme em Belém - PA(2023-07-19) SOUSA, Waldinei Romano de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO estudo investiga a mediação da informação e leitura na Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme em Belém - PA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2022, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela graduação. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi a Pesquisa de Campo, a partir da observação e aplicação de questionário. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio da conceitualização da mediação da informação. O estudo caracteriza-se como por pesquisa exploratória descritiva, por meio de pesquisa de campo para a realização de coleta de dados. Quanto à natureza dos dados coletados foi a partir da observação e questionário elaborado a fim de conhecer as competências e habilidades que o profissional bibliotecário possui e conhecer o perfil dos mediadores da informação. O estudo foi pensado a partir da necessidade de compreensão sobre a mediação da informação e da leitura e das dimensões da mediação na prática na Biblioteca. Conclui-se que a mediação da informação e da leitura desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, ajudando-nos a navegar por um mundo repleto de informações e a desenvolver o potencial intelectual. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para o seguimento de uma mediação da informação e da leitura de forma e com o objetivo de sempre formar cidadãos críticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação(2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura para analfabetos(2023-12-21) SANTOS, Vanessa Kelly Nascimento dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XAborda o modo como o audiolivro é utilizado para mediar a informação e a leitura aos não alfabetizados que acabam sendo estigmatizados por esta condição. Como objetivo geral investiga o uso do audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura com analfabetos. Como objetivos específicos: a) Discute como a mediação da informação é realizada para o público analfabeto; b) Destaca o audiolivro como ferramenta de inclusão informacional. A pesquisa possui natureza básica, tipologia exploratória, abordagem qualitativa e o método utilizado é a pesquisa bibliográfica, tendo como intuito ampliar a concepção sobre o assunto e instigar possíveis pesquisas e abordagens sobre tal. Como resultado apresenta que apesar de o audiolivro já ser considerado, há alguns anos, como um facilitador de leitura, não foi possível localizar registros de sua utilização com pessoas não alfabetizadas, comprovando a necessidade de ser mais explorado e estudado como ferramenta de mediação, para que assim, possa abranger mais usuários, deficientes ou não. Conclui ainda, que a oralidade pode contribuir para aqueles que não sabem ler o texto escrito, propondo a realização de mais pesquisas, por profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), voltadas para suportes informacionais que trabalhem com a oralidade, como: o audiolivro e o podcast.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Museu Goeldi deu samba na avenida: informações e memórias de um desfile carnavalesco(2023-12-13) RIBEIRO, Alexandre dos Santos; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Constata uma possível relação entre a mediação da informação e mediação cultural em ambiente de escola de samba. A mediação da informação é um processo que se realiza em diferentes ambientes informacionais, onde o mediador tem a plena convicção de que somente o processo dialógico torna bem-sucedida a mediação pretendida. Por outro lado, a mediação cultural funciona como um elo entre os sujeitos e os bens culturais, objetivando o desenvolvimento do protagonismo social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho documental e narrativo, tendo como estratégia de investigação a pesquisa Ex-Post Facto, pois busca constatar a existência de relação entre variáveis de um desfile carnavalesco ocorrido no ano de 1980. A observação a partir das narrativas do entrevistado, e a análise documentária da pesquisa, permitiram-nos constatar, de que houve um entrelaçamento entre os processos de mediação cultural e da informação durante as etapas do processo carnavalesco, e que estes processos proporcionaram não somente a aproximação dos sujeitos aos bens culturais, como também possibilitou ampliação do acervo social do conhecimento.