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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A evolução do setor Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna na perspectiva da mediação da informação
    (2025-04-03) CARMO, Renato Ramon Santos do; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058
    Com o crescimento populacional de pessoas com deficiência visual, e a sua eventual inserção nos espaços informacionais, faz-se necessário repensar no que tange seus direitos no processo de acesso ao conhecimento dentro do contexto da mediação da informação. Assim, o artigo define como objetivo geral: evidenciar os eventos que mais marcaram a trajetória informacional e sociocultural do setor Braille; define como objetivos específicos a busca por examinar as mudanças relacionadas ao suporte informacional, à competência informacional e ao perfil do usuário. Baseia-se como um estudo qualitativo, exploratório e documental, por se adentrar em analisar um espaço e o perfil das pessoas que ali frequentam, além de obter informações através de recortes de jornais da própria Biblioteca Pública Arthur Vianna, utilizando como principal técnica metodológica a entrevista semiestruturada composta de três questões abertas aplicadas ao pedagogo responsável pelo setor Braille a mais de dezesseis anos, e do aporte teórico de levantamento Bibliográfico, que fundamentam boa parte da pesquisa, através da entrevista obtivemos informações pertinentes que delinearam grande parte do desenvolvimento da pesquisa. A partir disso, os resultados evidenciaram que a evolução no que tange suportes, competências e perfil do usuário perpassam pelas grandes tecnologias assistivas, onde a mesma desempenham um papel importante no que concerne às principais conquistas do espaço. Percebe-se que o setor Braille desempenha um grande papel na sociedade paraense no que tange à informação inclusiva, sendo referência em serviços de mediação para as pessoas cegas e ainda promovendo recursos que fomentam a cultura, a educação e a inclusão para a comunidade cega.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação
    (2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904
    Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico
    (2022-10-26) MARQUES, Ariadne Pinto; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Este trabalho está direcionado para a relação da Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico, com destaque para o papel da Universidade enquanto instrumento social. Como objetivo buscou-se mapear a produção acadêmico-científica em torno da temática utilizando-se da Revisão Bibliográfica Sistemática, descrita como um conjunto de procedimentos divididos em três fases: Entrada, Processamento e Saída. No protocolo inicial para desenvolvimento da pesquisa, definiu-se que seria realizada Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dentro da área temática, em idioma espanhol, seguindo as strings de busca elaboradas à partir das palavras-chave identificadas. Os resultados obtidos indicaram uma baixa produção bibliográfica em torno das temáticas abordadas. Sendo que tais resultados proporcionaram reflexões como a necessidade da Competência em informação no ensino superior mais precisamente no ensino de Arquivologia, tendo assim a sua inserção na atuação do arquivista de forma intrínseca principalmente devido ao meio tecnológico em que vivemos, onde a obtenção da informação flui rapidamente sendo necessário autonomia em saber lidar de forma ética no acesso, recuperação e organização da informação, agregado a outras habilidades relevantes ao perfil do arquivista contemporâneo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do usuário de bibliotecas universitárias quanto às fontes de informação na internet
    (2024-10-30) ABREU, Joseane de Lima; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
    O presente artigo explora como as bibliotecas, principalmente as de instituições de ensino superior, têm adaptado seus recursos, como bases de dados e serviços virtuais, para atender melhor às necessidades de seus usuários. Tem por objetivo identificar como as bibliotecas universitárias federais do estado do Pará, especificamente as da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), educam seus usuários sobre fontes de informação online. A pesquisa foi baseada em uma revisão bibliográfica de estudos científicos e uma análise documental de recursos e serviços disponíveis nos sites das bibliotecas da UFPA e UFRA. Foram consultadas bases de dados como Brapci, SciELO e DOAJ, além dos próprios websites das bibliotecas estudadas. As bibliotecas da UFPA e UFRA oferecem várias ferramentas para facilitar o acesso à informação digital. A UFRA, por exemplo, implementou o Serviço de Referência Virtual (SRV) durante a pandemia, auxiliando usuários em suas pesquisas. A UFPA oferece um amplo acervo digital, programas de capacitação e usa redes sociais para disseminar informações e tutoriais, promovendo a inclusão digital e a capacitação contínua dos usuários. As bibliotecas universitárias da UFPA e UFRA demonstram sua relevância ao adaptarem suas práticas e recursos, ampliando o acesso ao conhecimento e formando usuários críticos. O uso de tecnologias e redes sociais como ferramentas de mediação reforça o papel das bibliotecas como espaços essenciais de suporte educacional e inovação, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e social dos indivíduos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os espaços de atuação do bibliotecário: uso da competência informacional no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
    (2019-07-05) GOMES, Amanda Garcia; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537
    Apresenta uma pesquisa sobre a atuação do bibliotecário no Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) através do uso da Competência Informacional do profissional. A competência informacional sendo uma forma de aprendizagem que favorece a produção de conhecimentos, estimulando a investigação, desenvolvimento de habilidades, torna-se essencial para a sociedade contemporânea. Nesse sentido, o objetivo geral consistiu em analisar e demonstrar as formas de atuação do bibliotecário fora do ambiente tradicional de trabalho, além de exibir as competências necessárias para atuar no SIC com a finalidade de contribuir tanto para o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) quanto promover o acesso à informação aos cidadãos. Dessa forma, os objetivos específicos consistiram em investigar as principais noções conceituais sobre a Competência Informacional; categorizar as atividades desenvolvidas dentro do SIC; identificar o perfil dos profissionais que trabalham no SIC; apontar as principais competências informacionais necessárias para atuar no SIC e conhecer a trajetória de criação do SIC. O estudo foi realizado na Auditoria Geral do estado do Pará, especificamente, no SIC da instituição sendo o procedimento técnico utilizado a pesquisa bibliográfica, com aplicação de questionário aos respondentes do SIC. Concluiu que a inserção do bibliotecário no SIC pode ser benéfica para Administração Pública, pois, devido o desenvolvimento e o uso da Competência Informacional o profissional está apto a trabalhar no SIC.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação do profissional arquivista: a competência em informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará.
    (2018) FERREIRA, Elenice Janaú; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    O objetivo da presente pesquisa foi investigar a presença de preceitos da Competência em Informação no currículo do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, configurada pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico, cujo objetivo abarcou um aprofundamento nas temáticas: arquivologia, competência em informação, educação universitária e formação profissional. O âmago da pesquisa concentra-se no desenvolvimento de um Estudo de Caso, cujas evidências foram coletadas pela pesquisa documental e pela aplicação de Questionários aos Diretores da Faculdade de Arquivologia. A análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) evidencia diversos elementos que caracterizam as categorias da CoInfo. A investigação descobriu que o currículo do curso apresenta uma disciplina com a temática Competência em Informação, entretanto esta não é suficiente para que o discente se aproprie dos preceitos, considerando que a disciplina não foi planejada para o contexto da Arquivologia. Espera-se que esta pesquisa seja capaz de provocar uma reflexão sobre a necessidade de readequação e atualização da disciplina “Leitura e Competência Informacional” ou formulação de uma nova disciplina adequada ao fazer arquivístico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento das informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil
    (2022-10-19) FEITOSA, Amanda Yvaloo Brasil; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, combinada à pesquisa bibliográfica e à pesquisa documental, com o objetivo de mapear as informações arquivísticas e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. Identifica a incidência de processos de desinformação a partir de informações e documentos arquivísticos produzidos pelo governo federal, verificando como os sujeitos se apropriam, atribuem valores e disseminam essas informações. A pesquisa justifica-se pela relevância das discussões que aproximam a Arquivologia de temas emergentes como a Competência em Informação, a Competência Crítica em Informação e os estudos críticos em geral, considerando que tais estudos estão direcionados às questões sociais, históricas, econômicas, políticas e culturais, elementos essenciais quando se discute o acesso à informação - foco das ações arquivísticas. Informações e documentos arquivísticos governamentais podem se configurar como peças essenciais em processos de desinformação que não são manifestados apenas por meio de informações falsas, podem se configurar como distorções ou partes da verdade, informação descontextualizada, fragmentada, manipulada, retirada de sua historicidade, tendenciosa, que apaga a realidade, distorce, subtrai, rotula ou confunde (BRISOLA; BEZERRA, 2018, p. 3319). Diante do atual cenário político-econômico brasileiro e mundial, observa-se a criação, distorção e disseminação de informação, geralmente associada ao surgimento e ascensão de líderes e grupos com discursos antidemocráticos. Nessa perspectiva, é urgente aproximar as discussões arquivísticas a dos fenômenos informacionais e das alternativas que visam minimizar seus efeitos potencialmente prejudiciais no contexto da construção e preservação do patrimônio informacional (FURTADO; SANTOS; SANTOS, 2022). Portanto, a Competência em Informação é relevante tanto para os estudantes e profissionais da informação quanto para os cidadãos desenvolverem sua aprendizagem e senso crítico, a fim de compreender e interpretar as informações, independente do contexto em que elas sejam utilizadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Precisamos falar sobre os fenômenos informacionais contemporâneos no contexto arquivístico: um mapeamento da produção bibliográfica sobre pós-verdade, desinformação e fake news
    (2022-10-19) SANTOS, Maria de Nazaré Coelho dos; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
    Diante da eclosão de distintos fenômenos informacionais que afetam negativamente a apropriação e disseminação da informação, desponta a necessidade de incluir tais discussões no contexto da Arquivologia, considerando distintos aspectos em torno da produção, manutenção, disseminação e acesso às informações e documentos arquivísticos e a construção e preservação do patrimônio documental. Outro aspecto que deve ser considerado é o reconhecimento da Competência em Informação como uma alternativa para minimizar os impactos de tais fenômenos. Assim, o presente artigo visa mapeara produção bibliográfica relacionada à tríade Arquivologia, Fenômenos informacionais e Competência em Informação, partindo do pressuposto de que existem poucas pesquisas que tenham como objeto a tríade aqui apresentada. Para alcançar o objetivo proposto desenvolveu-se uma Revisão Bibliográfica Sistemática cujos resultados indicaram a inexistência de pesquisas (considerando que não foram utilizados sinônimos para as palavras-chave) abordando os três elementos, e apenas dois resultados que relacionam a Arquivologia com os fenômenos informacionais Pós-Verdadee Fake News. Os resultados comprovam o pressuposto inicial indicando a baixa produção bibliográfica acerca da tríade investigada. Espera-se que este cenário seja brevemente alterado, especialmente no contexto brasileiro, que vem sofrendo diuturnamente os impactos de tais fenômenos que podem ser perpetuados, comprometendo a qualidade informacional do patrimônio documental nacional.
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