Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Indisciplina"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: TDAH ou indisciplina?
    (2019-07-16) BRITO, Tatiane Rodrigues; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    Este trabalho tem como objetivo analisar como as professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rosa lidam com a indisciplina em sala de aula. O interesse pelo tema surgiu a partir de acontecimentos observados durante um estágio, como professora auxiliar em uma escola de educação infantil, onde pude perceber que os professores, não conseguiam lidar com crianças indisciplinadas em sua sala e associavam a indisciplina da criança com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os estudos sobre indisciplina no âmbito escolar são importantes para professores da educação básica e têm relevância significativa no campo de pesquisas educacionais e sociais. A indisciplina está presente na sala de aula da educação básica, e na etapa da educação infantil não é diferente. É na Educação Infantil que a criança é estimulada e desenvolve seus aspectos intelectuais, físicos, sociais e cognitivos. A educação infantil é o primeiro ambiente escolar que a criança tem contato, é ali que elas dão início à educação escolarizada. É uma pesquisa de cunho qualitativo e como técnica para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Adotamos como base teórica autores como Aquino(1998), Tiba(1996), Craudy e Kaercher(2001), Rego(1996), Vygotsky (1991) que deram contribuições relevantes para este estudo. Nas falas das professoras participantes desta pesquisa elas não explicitaram um conceito específico de indisciplina e de comportamento indisciplinado, mas associam as causas do problema de indisciplina na Educação Infantil a família e ao transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. As falas dos professores indicam que tanto a vida familiar e estudantil influenciam a concepção que eles têm sobre a indisciplina.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ou indisciplina na escola?
    (2018-07-16) CHAVES, Juliana Silva; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a disciplina ou indisciplina de uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), quando ela não se encaixa nos padrões de uma escola regular tendo em vista o seu fracasso escolar, antes de seu diagnóstico definitivo. Busca-se compreender o TDAH, a importância de um diagnóstico e as formas de tratamento, bem como de que modo este vem sendo abordado no campo da Educação. O papel da escola e as questões relativas aos medicamentos utilizados neste tratamento também constituem o campo de estudo desta pesquisa. O referencial teórico principal está baseado no Manual DSM-5 (2014), Silva (2014), Argollo (2003), Mattos (2003) e Manual DSM-IV (2002). O material empírico foi obtido em quatro escolas do município de Barcarena/PA por meio de questionários para docentes. A partir dos dados coletados, pode-se constatar que é preciso descaracterizar o conceito de que comportamentos fora dos padrões pode ser algum tipo de distúrbio e o qual deva ser medicado. E perceber que isso pode acarretar sofrimento para a criança, que apresentava apenas certas dificuldades em que foi transformado em doenças que precisariam ser curadas, para se encaixar em normas pré-estabelecidas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA