Navegando por Assunto "Inclusive education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA(2020-02-18) RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de se constatar a efetividade do ensino inclusivo oferecido por uma escola estadual do município de Ananindeua. Para tal, buscou-se realizar uma análise deste ensino inclusivo para alunos surdos, durante as aulas de química. Assim, foi necessário conhecer a realidade do ensino inclusivo, identificar as principais metodologias adotadas pelos professores durante o ensino e avaliação dos mesmos e conhecer as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, onde fez-se uso das observações, junto a aplicação de questionários para professores e alunos surdos como técnica de coleta de dados, sendo esta realizada no período de 18 a 29 de novembro de 2019. Diante disso, verificou-se que aspectos básicos necessários para o desenvolvimento do ensino inclusivo estão sendo oferecidos, porém vale direcionar o olhar para a formação dos professores, tendo em vista que se constatou que estes docentes atuantes na área, não possuem formação especifica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA(2022-07-21) OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente artigo aborda os desafios que surdos enfrentam na escola para se incluírem no processo de ensino-aprendizagem de uma turma de ensino regular no município de BarcarenaPará. Tem-se como objetivo elaborar um plano de AEE (Atendimento Educacional Especializado), por meio do ensino de Libras, que possa atender os alunos a partir das suas necessidades de aprendizagem. Como método de análise, assumimos um estudo de caso, que para o seu desenvolvimento recorreu à entrevista realizada com os pais de uma aluna específica e com a própria aluna. Espera-se com este estudo, entender quais as dificuldades de um aluno surdo em sala de aula. Com base nos dados verificamos que o ensino de Libras não deve ser de alcance apenas do aluno surdo, mas também, do professor, visto que nem sempre o aluno conta com intérprete de Libras para apoiá-lo no entendimento das aulas, além disso, isso significa dizer que as escolas que se propõem à inclusão precisam do acompanhamento de pessoas especializadas para comunicação desses alunos surdos, com o propósito de facilitar a sua aprendizagem de forma efetiva. Neste estudo utilizamos entrevistas semiestruturadas com a família da aluna e com a própria aluna que descreveu a trajetória estudantil desde seu primário ao estado atual, o ensino médio.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem e a perspectiva da educação inclusiva: uma revisão sistemática de literatura(2021-01-22) CUNHA SOBRINHO, Pamille da; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O texto apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura que contou com análise de artigos sobre avaliação da aprendizagem e sobre avaliação na perspectiva da educação inclusiva. O estudo incluiu a análise de 16 artigos, selecionados a partir de uma consulta ao banco de dados do Scielo. Os critérios para a escolha dos artigos foram à presença das palavras-chave: aprendizagem, avaliação e atendimento educacional especializado, sendo excluídos os artigos que não correspondiam aos critérios de seleção. Dessa forma, a partir do referido levantamento, o procedimento seguiu o caminho metodológico: resumo, descrição das pesquisas e comparação dos estudos, identificando os sujeitos da pesquisa, a metodologia e os resultados. A análise dos diferentes artigos evidencia que a avaliação, tanto dos alunos sem deficiência quanto dos com deficiência, é um processo em construção que requer a mudança e a melhoria de vários aspectos, com destaque ao aperfeiçoamento profissional dos docentes. Assim, as pesquisas indicam a formação continuada e a capacitação de professores e demais servidores da escola, como uma condição prévia para que ocorra, de fato, uma avaliação emancipatória e formativa, tão necessária a inclusão no âmbito escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência(2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conexões docentes: ensino regular e AEE no processo de escolarização de um estudante cego(2020-02-18) BERNARDO, Beatriz Figueiredo; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente estudo visa analisar e compreender as conexões docentes entre AEE (Atendimento Escolar Especializado) e sala regular no que se refere à escolarização de um estudante cego, como reflexão sobre as formas e as possibilidades empregatícias dos conteúdos matemáticos à esse estudante. O assunto tratou-se de expor a realidade dos professores ao buscar ensinar a Matemática de forma acessível ao estudante cego. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com professoras do Ensino Regular e do AEE de uma escola da rede estadual, situada no município de Castanhal – PA. Foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário e uma entrevista áudio-gravada às professoras. As questões que norteiam este assunto proporcionaram um leque de questionamentos, principalmente pela falta de informação sobre o Braile (Sistema de Escrita Tátil) para o ensino da Matemática, que permite incluir esse estudante no currículo escolar, possibilitando a ele coletar informações necessárias a ponto de formular, resolver e compreender os assuntos de forma significativa. Os dados da pesquisa apontaram as dificuldades do processo do ensino da Matemática a este estudante, a falta de manutenção de materiais, além da falta de atualização e qualificação das docentes. Propõe-se a partir desse estudo despertar um novo olhar sobre o processo de qualificação docente, no que tange a inclusão de alunos cegos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição do uso da gamificação digital no processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtorno do neurodesenvolvimento no município de Tucuruí(2024-11-25) SILVA, Thales Maurício Gonçalves da; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764A gamificação digital tem sido explorada como uma estratégia inovadora na educação, especialmente relevante para o ensino de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esses alunos enfrentam desafios adicionais no ambiente escolar, e a gamificação, ao integrar elementos de jogos em atividades educacionais, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes. Motivada pela formação em Engenharia da Computação e pelo interesse em tecnologias inclusivas, esta pesquisa busca responder à seguinte questão: de que forma o uso da gamificação digital pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento nas escolas municipais de Tucuruí? Com foco na Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro e na Unidade Municipal de Ensino Infantil Plácido de Castro, o objetivo central foi analisar a eficácia da gamificação em aspectos como engajamento, motivação e aprendizado desses alunos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, permitindo observar o impacto de elementos de jogos, como recompensas, desafios e feedbacks imediatos, no ambiente escolar real. Os resultados indicam que a gamificação promove um ambiente inclusivo, reduz o estresse e incentiva a socialização, personalizando a experiência de aprendizado para alunos neurodivergentes. Esta análise culmina em recomendações para a implementação eficaz da gamificação digital, contribuindo para um ensino mais adaptativo e inclusivo na educação pública.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dança, ludicidade e educação inclusiva no Centro de Referência em Educação Infantil Professor Orlando Bitar em Belém - PA(2023-12-04) MELO, Kerollen Pinheiro de; ANDRADE, Simei de Amorim Santos; http://lattes.cnpq.br/5187077983046014; https://orcid.org/0000-0002-7281-3946O presente estudo surge a partir do componente curricular Estágio Docente I, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA, desenvolvido no Centro de Referência em Educação Infantil Prof. Orlando Bitar – CREI Orlando Bitar, em Belém-PA. Esta produção está respaldada na Instrução Normativa nº 01/2023 PROEG/UFPA, que dispõe de forma excepcional e temporária sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso -TCC, flexibilizando a sua forma de elaboração, de apresentação e de defesa, em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19; no que concerne o art. 4°, parágrafo I, que diz respeito à elaboração de artigo científico. Teve por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem por meio da Dança de uma criança com Transtorno Espectro Autista - TEA e uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, na perspectiva da ludicidade. Uma das práticas utilizadas como forma de estimulação para as crianças com deficiência são as atividades lúdicas, incluída os jogos, brinquedos e brincadeira, brinquedo cantado, narrativas orais, entre outras. A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem qualitativa com foco na pesquisa-ação norteada pela perspectiva da Educação Inclusiva. Os instrumentos de investigação foram: observação, atividades práticas e roda de conversa. O resultado do estudo mostrou que a inclusão de crianças com deficiências no contexto escolar promove a socialização e estimula o desenvolvimento criativo, motor, cognitivo e afetivo por meio de atividades lúdicas que estimulem seu desenvolvimento de forma prazerosa, divertida, possibilitando a construção de conhecimentos significativos e integral o que pode corroborar para a sua autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios à formação educacional de surdos no Brasil e a proposta de educação bilíngue(2019-01-14) ROMEIRO, Adrielle da Silva Santos; DIAS, Daniel Amorim; http://lattes.cnpq.br/9574593965648347De acordo com estimativas do IBGE, dos mais de 207 milhões de habitantes brasileiros, 5,1% possuem deficiência auditiva, 1 milhão são jovens até 19 anos. Mas destes 1 milhão de jovens e crianças surdas, quantos têm tido a oportunidade não somente de ir aescola mas também de ter uma formação educacional que respeite suas especificidades? Este estudo procura Identificar quais os fatores educacionais têm tornado desafiador a formação educacional de pessoas surdas no Brasil em escolas regulares que adotam a proposta de educação inclusiva; para que seja possível evidenciar esses desafios, faço abordagens teóricas sobre a história da educação dos surdos, bem como o direito das pessoas com necessidades especiais à educação, trazendo à tona a realidade do aluno surdo na prática da educação inclusiva. A partir dessa abordagem, trago um relato de experiência por mim vivenciada em uma escola inclusiva de Belém, na qual tive a oportunidade de observar o cotidiano de três alunos surdos na prática da educação inclusiva. Os estudos através deste trabalho evidenciam que ao receber um aluno surdo, a escola precisa assumir um ambiente que garanta o respeito às diferenças lingüísticas desse aluno, para isso, precisa não apenas de professores especializados, ou da presença de um intérprete em sala de aula, mas precisa assumir a importância de se trabalhar a aquisição da linguagem do aluno surdo na língua de sinais: a LIBRAS, respeitando-a como a língua materna e natural dos surdos, para isso, se faz necessária a participação de professores bilíngües, professores surdos e da comunidade surda. E dentro desta perspectiva, as escolas que assumem uma filosofia de educação bilíngüe se demonstram como uma alternativa melhor para garantir esse espaçoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dramaturgias invisíveis: a importância do Teatro Inclusivo para crianças autistas(2004-11-04) CASTRO, Ana Paula; MAUÉS, Marton Sérgio MoreiraEste trabalho explora a importância do teatro inclusivo no desenvolvimento de crianças autistas, destacando como essa forma de arte oferece um ambiente seguro e estimulante para a expressão emocional e social. A experiência de uma mãe solo, que observou os impactos positivos do teatro na comunicação e sociabilidade de seu filho, Pedro, revela a necessidade de uma dramaturgia adaptada que respeite as singularidades de cada criança. A participação em atividades teatrais e circenses demonstrou melhorias nas habilidades motoras e na autoestima de Pedro, evidenciando o teatro como uma ferramenta eficaz para inclusão e desenvolvimento integral. As entrevistas com educadores de teatro ressaltam a carência de dramaturgias que reflitam as vivências de crianças atípicas e a importância de metodologias inclusivas que valorizem cada aluno como indivíduo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma escuta dos desafios docente na prática da inclusão no ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em Bragança-PA(2019-08-30) VILA NOVA, Jennifer Damiane Baia; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181O estudo aqui apresentado objetivou averiguar como ocorre as práticas educativas de inclusão para alunos da EJA em uma escola de Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, uma vez que à literatura vem levantando discussões sobre a grande dificuldade pedagógica do professor em desenvolver no aluno com deficiência a aprendizagem para sua habilidade social. O estudo foi realizado em uma turma de 3ª Etapa do Ensino Fundamental com dois professores das disciplinas especificas (Português e Matemática) e a professora do AEE. Foram realizadas observações no cotidiano de sala de aula, assim como entrevistas narrativas com esses profissionais, suas narrativas estão ancorando a tessitura desenvolvida no estudo. Os traçados metodológicos encontram-se ancorados a pesquisa qualitativa nas concepções de BOGDAN E BINKLEN (1994), CASTRO (2017) e LUKDE e ANDRÉ (2015). As informações foram coletadas por meio de: observação das práticas pedagógicas dos professores no contexto da inclusão na EJA, entrevistas narrativas e documentação fornecida pela professora do AEE. Os resultados obtidos revelam a grande dificuldade dos docentes em desenvolver estratégias para contemplar o ensino do alunos com necessidades educativas na modalidade da EJA, uma vez que esses professores não encontram apoio em seus parceiros de trabalho e não tem formação voltada para a Educação inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação especial e educação de jovens e adultos: os desdobramentos na interconexão em uma turma da EJA da rede estadual em Belém/Pa(2018-03-09) ARAÚJO, Danielle Sena de; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184O presente trabalho apresenta desdobramentos na interconexão entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Inclusiva com base na realidade de uma turma numa escola da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Belém/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que foi motivada pela indagação: como se configuram os desdobramentos na interconexão da Educação Inclusiva e da Educação de Jovens e Adultos? Tem como objetivo analisar aspectos que podem configurar esses desdobramentos, e como instrumento investigativo utilizou-se observações in loco, e um questionário aplicado à professora da turma, e, como método de análise utilizou-se a análise interpretativa. Os resultados indicaram que apesar de a professora em suas respostas por vezes se equivocar no discurso inclusivo ela conseguia dialogar alguns momentos com a professora do AEE, de modo que as práticas se aproximassem o máximo possível para uma educação para todos, para uma educação cidadã. Acreditamos na possibilidade de uma articulação entre as organizações institucionais e de práticas educativas que possibilitem ao aluno com deficiência em uma turma de EJA ampliar sua visão sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, para tanto, faz-se necessário que a teoria e o fazer educação com inclusão estejam mais perenes para o desenvolvimento desta proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância do ensino de libras para crianças surdas nos anos iniciais da educação básica(2022-07-20) MORAES, Hillary Suzan Medeiros de; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente artigo possui como importância a abordagem, a compreensão e a reflexão do ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) na educação básica, buscando responder à questão problemática de: por quais motivos a alfabetização em Libras não é integrada às aulas iniciais, mesmo sendo prescrita como segunda língua no Brasil além de entender como funciona o ensino de Libras nos primeiros anos na educação básica. O objetivo principal deste trabalho é ressaltar a importância da educação inclusiva nos anos iniciais. O referencial teórico deste trabalho começa com uma breve perspectiva histórica a respeito da educação inclusiva para pessoas com surdez, posteriormente aborda sobre a educação para alunos surdos na educação básica, ou seja, nos anos iniciais da educação infantil, abordando essa comunicação entre alunos surdos e ouvintes dentro da sala de aula. Por fim, o referencial teórico deste trabalho aborda sobre as políticas educacionais para alunos com surdez no Brasil, nos anos iniciais da educação básica. Através desta pesquisa foi observado que é de enorme importância que as escolas possam incluir o ensino da LIBRAS nos anos iniciais, para que essa língua possa se perpetuar como comum, promovendo cada dia mais uma educação igualitária e inclusiva para os alunos com deficiência auditiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão do surdo no ensino da Física – estudo de caso no Ensino Médio em Salinópolis - Pará(2020-02-17) FIGUEIREDO, Felipe Gabriel de Oliveira; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A educação inclusiva estando na relação de discussões sócio-políticas como condição intrínseca a uma sociedade mais justa, igualitária e democrática e seguindo a conjectura de que o conhecimento científico tem um papel significativo na construção da autonomia das pessoas, aborda-se nesta pesquisa o tema inclusão de alunos surdos no Ensino de Física. Por intermédio desta monografia, que tem caráter de uma pesquisa qualitativa, visou-se investigar os recursos e artifícios utilizados em escolas estaduais de ensino médio da região de Salinópolis-PA, para a veiculação de um ensino que vise o conhecimento efetivo e imersão dos mesmos na ciência. Investigar os dados e as estatísticas a priori no Brasil e a posteriori no município em destaque segundo o IBGE foi importante para pleitear esta pesquisa. Desse modo, buscou-se usar materiais simples e metodologias ativas com o objetivo de apresentar sugestões de práticas didáticas que viessem a favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física na sala de aula regular e na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de modo a alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa. Para a realização deste estudo de caso no município de Salinópolis/PA, com o auxílio da Professora de Física foi escolhido o tema Leis de Newton e uma pequena abordagem sobre Pressão. Com a construção de um seguimento metodológico através do uso de sinais-termos específicos da Física em Libras, uso de softwares e experimentos, ambos se baseavam na premissa de algo que abordasse seu cotidiano e que fizessem sentido para os alunos, com este intuito foi escolhido as Leis de Movimento. Os resultados obtidos foram satisfatórios em relação ao processo de aprendizagem. Pois, permitiu constatar que é possível lecionar e levar um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. De modo que, essa possibilidade está fortemente ligada ao implementar docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LIBRAS como disciplina no ensino fundamental: uma experiência na escola Antônio de Oliveira Gordo, Moju-PA(2016) SOUZA, Vanda Suely Ferreira de; COSTA, Vanessa do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/2743227224359109; https://orcid.org/0000-0002-4911-8144Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os professores da escola Antônio de Oliveira Gordo entendem e enfrentam o processo de inclusão de alunos surdos na sala de aula. O local da pesquisa pertence à zona urbana do município de Moju/Pará. Como suporte teórico foram usados os trabalhos de Reis (2013), Silva (2009) entre outros que serviram de referências para as discussões sobre educação dos surdos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que se caracteriza pela presença de uma forte subjetividade contida nas falas dos atores sociais envolvidos no ambiente escolar. A coleta de dados foi feita através de pesquisa de campo utilizando como instrumento um roteiro para as entrevistas com docentes e outro sobre a escola pesquisada. Os resultados apresentados são interpretados e discutidos através da técnica de análise do conteúdo extraído das transcrições das entrevistas. Os resultados obtidos indicam que por unanimidade os docentes reconheceram que a escola ofertou uma formação continuada na área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas(2019-06-29) OLIVEIRA, Edlene Modesto de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a relação entre Educação Musical e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em publicações realizadas nos portais da ANPED, ANPED NORTE, Capes, SciELO, EDUCERE, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Revista Brasileira de Educação (RBE) e Revista Música Hodie, de 2014 a 2018. A pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2007) resultou no mapeamento de 30 textos referentes à temática estudada, os quais foram analisados por meio da pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986 e BOGDAN; BIKLEN, 1999). Apresentamos primeiramente os resultados do mapeamento, quais instituições publicaram sobre a temática, quais foram os autores, as metodologias utilizadas por eles e quais áreas de conhecimento têm embasado compreensões sobre o tema. Posteriormente, apresentamos um breve panorama do que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ancorado na legislação brasileira, o histórico e a caracterização do mesmo. Abordamos também sobre a importância da música e os documentos curriculares que baseiam a educação musical no cenário brasileiro. E, por fim, analisamos os artigos encontrados e discutimos como estão as publicações na área e qual a importância da música para o desenvolvimento de pessoas autistas. Concluímos que a díade Educação Musical e Autismo ainda necessita de maior atenção por parte da comunidade acadêmica, pois ainda existem poucas publicações na área, e é necessário que as pesquisas aumentem, a fim de possibilitar maiores oportunidades de educação musical aos indivíduos com TEA. No entanto, apesar das poucas pesquisas na área, foi possível diagnosticar, por meio das publicações encontradas, que a música em relação ao tratamento de pessoas autistas tem muitos benefícios, dentre eles destacam-se, a melhora do relacionamento interpessoal e a aquisição da confiança verbal e vocal. Pois, como sabemos, a área social-afetiva e a fala são um dos problemas que a maioria dos indivíduos autistas apresentam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções acerca do emprego sinalário disciplinar em libras por professores e alunos surdos(2018-12-12) OLIVEIRA, Andriele Praia Rodrigues de; LIMA, Jonata Souza de; http://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344Sob a perspectiva da educação inclusiva, a inserção dos surdos no ensino regular ainda expõe vários obstáculos. A Educação de pessoas surdas é um assunto bastante relevante na atualidade. Dessa forma a presente pesquisa foi desenvolvida sob a ótica da educação inclusiva. Tendo como objetivo geral: analisar a percepção dos professores/intérpretes e alunos surdos no Ensino Médio, acerca do ensino e a aprendizagem nas aulas de Biologia, utilizando o aplicativo de celular “Sinalário em Libras”, e as questões que nortearam a pesquisa foram: O recurso didático está em consonância com o currículo escolar e as exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? E de que forma ele pode ser usado como suporte pelo educador? O índice de defasagem escolar do aluno com surdez pode ser reflexo da escassez de recursos didáticos? De que forma os TIC`s podem contribuir para que essa realidade seja alterada? Constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada quanto aos procedimentos como estudo de caso. A obtenção dos dados deu-se por meio de entrevistas com professores de Biologia (02), intérpretes (04) e alunos surdos (04). Os resultados obtidos por meio da pesquisa, revelaram que as maiores dificuldades de aprendizagem em Biologia, está relacionada a dificuldade de compreender os sinais de terminologias biológicas, as nomenclaturas, materiais didáticos para Libras limitados. O aplicativo foi avaliado quanto as contribuições para o processo de ensino/aprendizagem, os dados evidenciaram que o Sinalário de Libras é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula, tanto pelos professores de Biologia, quanto por alunos e intérpretes. Assim, é importante destacar a importância da utilização de tecnologias voltadas para o processo de inclusão de alunos surdos nas aulas de Biologia, como o Sinalário de Libras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Prática pedagógica docente na perspectiva de uma estudante com deficiência múltipla(2023-12-12) SARMENTO, Giselle Fonseca; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Este artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas docente no trabalho com uma estudante com deficiência múltipla. Para isso, usando como base autores Mantoan (2002, 2011); Vygotsky (1991); Ross (2012); Masini (2011); dentre outros. Foi realizada a pesquisa de campo na E.E.E.F.M. Professor Gasparino Batista da SilvaSede, juntamente com a observação participante em sala de aula regular, visando compreender o papel da escola e da família na formação dos educandos. Concluímos que a relação escola e família são fundamentais para a aprendizagem dos alunos, a formação continuada dos docentes tem que acontecer para que os profissionais da educação aperfeiçoem suas práticas pedagógicas, e trabalhem cada vez melhor com estudantes com deficiência múltipla.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de inclusão da criança com fissura labiopalatina nas escolas Santa Clara e Ascendendo as luzes (CEPAL), no município de Abaetetuba-PA(2021-03-05) FERREIRA, Müller Júnior Sousa; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este estudo tem como objetivo discutir o processo de inclusão da criança com fissura labiopalatina, com ênfase as condições de interação, desenvolvimento e aprendizagem. Para isso, tomamos como lócus duas escolas do munícipio de Abaetetuba-Pará, que atendem alunos com essa malformação, com vistas a processos educativos e de inclusão nessas escolas. A pesquisa de cunho qualitativo, abarcou a coleta de dados a partir de observações e entrevistas junto de educadores, pais e estudantes. Também, foi útil ao debate a minha própria história de vida, pois sou acometido de fissura labiopalatina. No referencial teórico foram aprofundando questões da inclusão, formação docente, fissura labiopalatina tomando autores, tais como Aranha (1995; 2000; 2001), Arroyo (2015; 2017), Buffa (2009), Freire (2016), Gadotti (2007), Louro (2014), Mantoan (2003; 2013), (Silva (2018), Stainback (1999). Após a análise dos dados, os resultados obtidos apontam que a pessoa com fissura labiopalatina vivência em seu processo educativo escolar situações particulares que a depender da escola sente-se mais observado e acolhido nesse ambiente. Ressoa, assim aspectos peculiares com tendência para a invisibilidade de sua vida, em plenitude.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Situações de ensino de Língua Portuguesa para surdos do Ensino Médio de uma escola inclusiva em Belém-PA(2018-05-01) REUTER, Carla Andreza Correa; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o ensino de Língua Portuguesa para surdos em escola inclusiva. Tem-se por objetivo descrever aspectos de aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras em salas inclusivas de Ensino Médio de uma escola estadual do município de Belém e, mais especificamente, relatar as experiências dos alunos surdos de Ensino Médio sobre a aprendizagem de Língua Portuguesa em sala inclusiva; e apresentar vivência obtida na leitura do texto poético na aula de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes. Para isso, procedeu-se metodologicamente por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sendo, quanto ao local de investigação, uma pesquisa de campo e, quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. O lócus foi uma escola inclusiva de Belém – Pa e os sujeitos foram 2 (duas) alunas surdas usuárias de Libras que estudavam no Ensino Médio dessa escola e uma bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), autora desse trabalho. Quanto às técnicas de coleta de dados, houve aplicação de questionário, contendo 6 (seis) perguntas abertas e pesquisa documental. A análise de dados foi, em parte, de conteúdo e, em parte, descritiva. Além disso, fundamentou-se teoricamente em Quadros (1997), Pinto (2011), Plestsch (2009) e outros. Verificou-se que a Libras é fundamental para a aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos, apesar de não ser um aspecto presente em todas as aulas de Língua Portuguesa. Ademais, há outros relevantes para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, tais como o uso de recursos tecnológicos e o conhecimento de mundo dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A terapia ocupacional no contexto de educação inclusiva: uma revisão da literatura com base no estado da arte(2016) NEVES, Juliane Priscila Brasil; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645O presente trabalho foi pensado a partir da experiência do estágio curricular dentro da área educacional e configura-se como Trabalho de Curso, o qual discorre sobre a prática da terapia ocupacional no contexto de educação inclusiva. A inclusão é tema central de debates mundiais, pois se entende como fator crucial ao desenvolvimento pessoal; porém, faz-se necessário o rompimento de ideias integracionistas e de exclusão estabelecidas historicamente; os avanços nas políticas públicas tentam minimizar esse contexto. O terapeuta ocupacional é parte importante no presente contexto, pois busca o melhor engajamento do aluno. O objetivo geral é: analisar a inserção da terapia ocupacional na educação inclusiva por meio de suas práticas interventivas. Os específicos são: Identificar os caminhos metodológicos utilizados por terapeutas ocupacionais na prática inclusiva e categorizar a produção de conhecimento acerca do terapeuta ocupacional na inclusão educacional. A pesquisa é bibliográfica com base no estado da arte, o qual permite vislumbrar como vem se constituindo de fato o conhecimento da área. A análise de conteúdo permite, além de interpretar minúcias do texto, categorizar e entender a obra, o qual foi realizado a partir da organização das informações em tabela. Ao todo sessenta e nove (69) obras foram analisadas, entre elas artigos de revistas, capítulos e livros e trabalhos em eventos científicos. Os resultados evidenciaram um grande repertorio de práticas e sujeitos contemplados pela profissão dentro do campo educacional, mostrando assim, diversas possibilidades de inserção da profissão dentro desta área de intervenção, que é relativamente nova para a mesma. Conclui-se que a importância em divulgar as práticas no cenário da educação inclusiva é de fundamental importância tanto para os profissionais quanto para a comunidade, pois busca-se estabelecer o conhecimento científico da terapia ocupacional nesta área de atuação.