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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial(2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alunos com deficiência física em práticas esportivas na escola(2024-06-27) PINHEIRO, Danielle dos Prazeres; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471Este artigo apresenta análises sobre as dificuldades e estratégias, no âmbito escolar, para atender crianças com deficiência física em atividades esportivas; esse trabalho se justifica a partir de uma inquietação pessoal sobre a temática, visto que já me deparei com essa dificuldade no ambiente familiar. Desse modo, utilizei a pesquisa documental, onde foram selecionados cinco textos de um evento chamado Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), com o objetivo geral de analisar o processo de inclusão escolar e as estratégias curriculares com crianças com deficiência física nas práticas esportivas nas escolas, e os específicos: avaliar as estratégias pedagógicas que contemplam no âmbito do planejamento escolar (PPP) para a inclusão de alunos Pcd físico nas práticas esportivas, verificar que estratégias são utilizadas para incluir os Pcd físicos nas ações voltadas às práticas esportivas e refletir que métodos são utilizadas pelo professor de educação física em suas aulas para incluir o aluno com deficiência física nas atividades. Essa pesquisa é de caráter qualitativo então nos apoiamos em algumas contribuições teóricas de Glat e Blanco (2007), Sassaki (1998) entre outros; como resultado observamos que muitas estratégias estão sendo tomadas, como por exemplo a adaptação dos materiais, no entanto, ainda insuficiente, pois a discussão sobre a inclusão dessa temática ainda é discutida apenas em ambientes educacionais, dificultando que a comunidade tenha acesso a esse conhecimento possibilitando o atraso do aluno PCD físico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de uma aluna com TDAH: reflexões sobre inclusão a partir de uma experiência de Estágio Supervisionado(2024-07-09) ROSÁRIO, Gabriele Bastos do; CARDOSO, Himylle Jordana de Abreu; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578Este estudo resultou de uma experiência vivenciada durante a realização de um estágio supervisionado, em uma escola da rede pública do município de Bragança, PA. A experiência aconteceu em uma turma do 3° ano do ensino médio, na qual foi observado e analisado o perfil dos alunos, identificando suas dificuldades, sobretudo as de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O presente trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa da aluna com TDAH. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em observação participante e realização de anotações em diário de campo, partindo de uma abordagem qualitativa. Para fundamentar esse trabalho, recorreu-se a algumas contribuições teóricas: Lopes (2018), que aborda o contexto histórico da educação inclusiva; Antunes (2003), que discute o ensino de Língua Portuguesa; Mollica et al (2012), que abordam o letramento de sujeitos caracterizados em típicos e atípicos; Pereira (2016), que discorre sobre o progresso da prática leitora de crianças e adolescentes com TDAH. Recorreuse ainda à Lei 13.146/2015, que ampara os direitos fundamentais da pessoa com deficiência e à Lei 14.254/2021, que garante o acompanhamento dos educandos com TDAH. Quanto aos resultados, a prática pedagógica desenvolvida com a aluna durante o estágio foi bem-sucedida, embora compreenda-se que a inclusão não se limita a esse processo, porém, a abordagem didática mostrou-se conveniente ao momento e às circunstâncias. Infere-se que essa experiência fomentou o desenvolvimento pessoal e profissional das estagiárias, assim como possibilitou aproximação dos desafios e imprevistos que estão imbuídos no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte educação na inclusão de crianças com Autismo na Escola Regular: o estado da arte(2023-12-06) BARROS, Roseli Nunes; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Nesse estudo são apresentados dados da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2023. O objetivo foi investigar as discussões e pesquisas científicas acerca da Arte Educação para inclusão da criança com Transtorno do Espectro do Autismo TEA, no contexto da escola regular de ensino, na educação básica. As buscas das produções teóricas foram realizadas no período de 04 de abril a 01 de maio de 2023 nos sites Google Acadêmico, Scielo, Banco de dados Teses e dissertações da Capes, Banco de dados da Biblioteca virtual e física da UFPA, Campus de Altamira, por meio dos descritores “arte educação e autismo”, “arte educação e inclusão”, “arte educação e deficiência”. Para o critério de inclusão no corpus, o objeto de investigação devia ter relação com a Arte Educação direcionado ao público do Autismo (TEA), com foco em crianças da educação básica, corresponder a propostas pedagógicas e ter sido publicado no período de 2008 a 2023. Foram localizados 54 trabalhos destes, 15 produções atenderam ao critério de inclusão e compuseram o corpus deste estudo. A pesquisa revelou um fator determinante para a inclusão de alunos com deficiência e com autismo no contexto escolar, como o destaque para a formação continuada dos professores de artes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atuação da coordenação pedagógica junto aos professores da sala de recursos multifuncionais (SRM) da escola Presidente Costa e Silva: um relato de experiência(2018-12-20) SILVA, Claudete Sales da; CARVALHO, Fabrício Aarão Freire; http://lattes.cnpq.br/6240386868511581; https://orcid.org/0000-0002-4753-2560O presente estudo tem por objetivo compreender o papel e a importância da coordenação pedagógica no processo ensino-aprendizagem, a partir de um trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva no ambiente escolar, bem como identificar as ações desenvolvidas pela coordenação pedagógica, junto aos docentes da sala de recursos multifuncionais (SRM), que visam à inclusão de alunos com deficiência da Escola Presidente Costa e Silva. A fim de obter dados que servissem como aporte, foi conduzida uma pesquisa e intervenção, que resultou neste relato de experiência, fruto de uma experiência vivida pela autora na condição de bolsista do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na referida escola, onde houve o acompanhamento das ações da coordenação pedagógica e das professoras da sala de recursos multifuncionais (SRM). Sendo assim, de acordo com a literatura da área e com período de observação na Escola Costa e Silva, os resultados mostraram que o papel da coordenação pedagógica e a sua importância para o desenvolvimento de um trabalho dentro de uma perspectiva inclusiva está em proporcionar um ambiente de aprendizado pautado na formulação de intervenções pedagógicas que valorizem o respeito e incentivem a desconstrução de preconceitos. Por fim o relato mostrou que há na referida escola o desenvolvimento de ações formativas aos professores e alunos sobre a temática da inclusão, como oficinas e palestras, mas que por conta de fatores diversos, internos e externos, estas ainda são pequenas ações, deixando claro que para promover a inclusão nas escolas não basta apenas formular formações ou executar reformas, mas envolve um conjunto de ações e fatores, individuais e coletivos, que influenciam neste processo, e sem o devido apoio governamental e da sociedade não há como desenvolver plenamente um trabalho de inclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção do conceito de Tempo Histórico para crianças autistas na Educação Básica(2023-08-30) JESUS, Victória Costa de; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 9394/1996 de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a lei nº 8069/1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todos possuem o direito à educação. Em 2012, a lei nº 12.796/2012 (conhecida como a lei Berenice Piana) passou a incluir nesse quadro de direitos a assistência aos cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, mais especificamente, as crianças. Entretanto, apesar de todo um aparato jurídico que garante o acesso desse público às escolas, é possível analisar que, no que concerne principalmente às Instituições sustentadas pelos Municípios dentro do Estado, a capacitação dos professores e dos diversos profissionais do Ensino Regular Básico ainda é precária e ínfima se comparado a grande demanda de alunos autistas. Por isso, esta pesquisa procura, através da problematização da formação do professor de História da Educação Básica, do conhecimento a respeito do conceito de Cultura Escolar, aplicar o conceito de Temporalidade a partir da habilidade EF06HI01 da BNCC referente ao 6° ano do Ensino Fundamental às crianças autistas que possuem os graus 1 e 2 com o intuito de promover um ensino voltado à inclusão do público autista às metodologias usuais e interdisciplinares exigidas no ensino de História.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores(2019-07-10) SANTOS, Sulyane Palmeira dos; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para com a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vista à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Esta experiência ocorreu em uma escola pública de educação básica no município de Belém-Pa, no período de 2016 a 2017, vivenciada como bolsista do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE), vinculado ao projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses. A metodologia persiste no relato das atividades desenvolvidas e revisão bibliográfica dos temas pertinentes aos estudos sobre educação especial e a formação de professores. O PIBID proporcionou experiências excepcionais e, portanto, produtivas durante o processo de formação, dando aos bolsistas oportunidades de percepção, prática e reflexão sobre a importância e necessidade da formação com vista à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e operacionalização da educação especial na Escola Lawton do meio rural ribeirinho de Breves-Pará(2019-08-07) FERREIRA, Izanias de Sousa; SOUZA, Carlos Rodrigo de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262O presente trabalho pretende analisar a concepção e a prática de professores sobre o desafio de alfabetizar alunos com deficiência em escolas públicas Ribeirinhas do município de Breves, na Ilha do Marajó–Pará. Neste sentido, o trabalho inicia-se apresentando uma abordagem teórica acerca da história da Educação Especial no Brasil, no município de Breves e as leis e decretos que asseguraram e garantem os direitos das crianças com deficiência. Foram entrevistados 6 (seis) professores da escola Lawton que atende alunos com diferentes deficiências. Os docentes enfrentam desafios diários com esses alunos, uma vez que a maioria das escolas não oferece recursos necessários para desenvolve um trabalho de qualidade, visando o bem-estar do educando. Temos por objetivo também, conhecer como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos alunos especiais, como também conhecer quais ações pedagógicas são executadas para que de fato aconteça a almejada inclusão. Baseamos este trabalho nos estudos de Prado (2001) que explica que a aprendizagem dos diferentes alunos deve acontecer de modo que lhes possibilite um ganho significativo do ponto de vista educacional, afetivo e sociocultural e na Lei de Diretrizes e Bases (1996) que garante o acesso de alunos com deficiência no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no ensino fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAÚJO, Marta Ferreira de Freitas; SILVA, Francilene de Menezes; http://lattes.cnpq.br/4443444292237208Este trabalho tem como tema, “Dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar a inclusão no Ensino Fundamental na E.M.E.F. Antonia Baldominio Regoso zona rural do município de Novo Repartimento/PA”. Tendo como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores da escola da rede pública municipal de novo repartimento. A escola é antiga e sua estrutura é impropria para se trabalhar a educação inclusiva, além do mais, falta a capacitação de profissionais e materiais adequados para desempenhar tal atividade. Quanto aos objetivos específicos, reconstruir a história da educação especial fase da exclusão segregação, integração até a inclusão, verificar as políticas públicas para a inclusão e as práticas pedagógica, tratou-se de uma pesquisa realizada na Escola Antonia Baldomino Regoso, na qual tem por finalidade apresentar as experiências e dificuldades de professores em trabalhar em uma escola que não está adaptada para incluir alunos com necessidades educacionais. Os resultados da pesquisa mostraram que existe muito a se fazer em relação a formação dos professores voltada para a inclusão, assim como uma estruturação arquitetônica na escola, investimentos na área, materiais pedagógicos adequados e mudanças comportamental de todos que de maneira direta ou indiretamente participam da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O direito educacional da pessoa com deficiência(2023-12-12) SILVA, Petison Teixeira da; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os fatores que contribuem para que a inclusão de estudantes com deficiência seja uma prática excludente no âmbito escolar. O material bibliográfico utilizado, foi selecionado de acordo com a temática, Mantoan (2003), Candau (2008, 2013), Minetto (2010), dentre outros. Considerando o que se defende nos documentos legais de amparo à pessoa com deficiência, entre eles a Constituição Federal (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Lei Brasileira de Inclusão (2015), dentre outros. Como resultado é possível perceber que são descritas na legislação em vigor, as ações para a inclusão escolar das pessoas com deficiência nas classes do ensino regular. Contudo, percebe-se que o aluno com deficiência, ainda é excluído da sala de aula e na classe regular. São inúmeros fatores que contribuem para isso, desde a infraestrutura da escola, na acessibilidade necessária, como rampas, piso tátil, placas informativas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O currículo ainda aparece como uma barreira para a inclusão, pois ele não é pensado e materializado para atender as especificidades desses estudantes. Existe ainda as barreiras atitudinais nas relações estabelecidas frente a deficiência, o que culmina na exclusão do estudante na participação das atividades desenvolvida dentro e fora de sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do município Brasil Novo-Pará(2018-05-30) GOIS, Luciana Ferreira; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XA inclusão de pessoa com deficiência é um tema que vem sendo debatido há algum tempo, e mesmo assim, a sociedade questiona sobre a inclusão da pessoa com deficiência, expressa comportamentos de exclusão, mesmos que têm direitos á educação, saúde, emprego, lazer e cultura garantidos em Lei. Neste trabalho abordaremos o tema “Educação inclusiva de crianças com deficiências na zona rural (vicinal 10) do Município Brasil Novo - Pará”, por perceber que esta comunidade tem muitas crianças e adolescentes com deficiência, e ambas se encontra fora do espaço escolar, mesmo que algumas estão matriculadas, não comparecem na escola e as famílias não tem se preocupado de levá-las. O trabalho aprecia metodologia bibliográfica e uma pesquisa de campo na comunidade do Km 10, contemplando quatro pais de crianças com deficiências e quatro professores, todos participantes da pesquisa são oriundos da comunidade da Vicinal do km 10, a pesquisa de campo contempla questionários com perguntas tanto para os pais quanto para os professores. O objetivo é descrever por que as crianças com deficiência estão fora da escola. Os resultados das pesquisas concluem-se o porquê dos pais e a escola não tem se esforçado para que as crianças estejam inseridas no contexto escolar, ambas são conhecedores dos direitos da pessoa com deficiência naquela comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva e desenvolvimento sóciocognitivo(2022-12-28) SILVA, Maria Santana da Costa da; COUTO, Maria Valner Fonteles do; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072A inclusão da criança com deficiência múltipla nas salas de aulas do ensino regular traz em sua conjuntura muitos desafios. O interesse em elaborar esse trabalho com o tema Educação Inclusiva e Desenvolvimento sociocognitivo surgiu da necessidade de compreender como se dá o processo de ensino aprendizagem e quais repertórios de conhecimentos lhes são ensinados e quais aprendidos por uma perspectiva inclusiva. Respaldado por este objetivo, e com o intuito de dar suporte para as reflexões, levantamos a seguinte problemática: a escola está preparada para receber esses alunos? O governo apoia ou não a escola com recursos financeiros para a permanência desses alunos? Os professores estão capacitados para receber esses alunos? Na escola o que está acontecendo é inclusão ou integração? Dentro desta perspectiva o processo metodológico deste trabalho está fundamentado numa pesquisa de caráter bibliográfico e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados, entrevista semiestruturada e observação não participante. Assim, o processo de inclusão apresenta muitos entraves especialmente na escola pública da zona rural e os desafios impostos por essa realidade são diversos como a formação docente, a falta de recursos e precariedade do ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências naturais para alunos com deficiência auditivos na escola Benvinda de Araújo Pontes(2018-07-18) SILVA, Eduarda da Conceição Silva da; MONTEIRO, Alcione Alves Hummel; http://lattes.cnpq.br/0828452199072685A presente pesquisa buscou analisar a inclusão do aluno com surdez na disciplina de Ciências Naturais na escola Benvinda de Araújo Pontes, bem como apresentar algumas considerações da educação de deficientes auditivos no Brasil e atualmente; analisar as dificuldades do professor e do interprete da Escola escolhida para o desenvolvimento da pesquisa, no município de Abaetetuba. E ainda identificar os desafios desses profissionais com relação ao planejamento das aulas, as práticas de preconceitos e a falta de formação para trabalhar com esses alunos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a realização de um estudo de caso, visando destacar a experiência do professor e do interprete em Ciências Naturais neste processo de inclusão dos alunos com surdez ou com deficiência auditiva. Para a realização da pesquisa fez-se uso de entrevista semi-dirigida. A pesquisa evidenciou que o professor titular e o interprete necessitam rever suas práticas para oferecer uma educação com qualidade, pois o que estão oferecendo está muito distante do que se almeja em relação a inclusão do deficiente auditivo na disciplina de Ciências. Contudo, no caso dos aqui entrevistados, verificou-se um compromisso em criar estratégias que pudessem facilitar o processo educacional dos alunos A possibilidade de realizar a pesquisar sobre a educação no aspecto inclusivo, permitiu a compreensão do como ocorre à inclusão escolar nos aspectos teóricos, a partir dos autores pesquisados e, no que remete ao aspecto prático, nas vozes dos professores que retrataram suas experiências diárias em entrevistas cedidas a pesquisadora responsável por este procedimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de leitura e escrita de alunos surdos em três escolas de comunidades do município de Moju – PA(2017) MALCHER, Marcelle Cuimar; CARVALHO, Márcia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6643662683508955; Orcid iD - https://orcid.org/0000-0001-6278-2667Este trabalho analisou as dificuldades queprofessoresde03escolaspúblicas,em comunidades do município de Moju, enfrentaram no que diz respeito ao ensino da leitura e escrita a discentes surdos. Para isso foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, no qual buscou-se compreender como o trabalho inclusivo está ocorrendo nessas escolas, a pesquisa se deu através de um questionário, com 13 perguntas, das quais somente 07 serão usadas para análise, aplicadas com os 05 professores de Língua portuguesa que trabalham com alunos surdos, em sala de multi séries. E para compor o embasamento teórico dialogamos com os principais autores Fernandes (2010), Quadros (2007), Aquino (2012) e outros. A educação de pessoas surdas vem ganhando espaços em diversas pesquisas da área da surdez, e têm apontado um longo caminho a ser percorrido, embora tenham avanços significativos na educação dessas pessoas por meio de leis que asseguram uma educação voltada especificamente para eles com profissionais especializados, e o reconhecimento da sua língua oficial como primeira língua. A partir da pesquisa de campo, construção e análises dos dados concluiu-se que a rede pública de ensino está passando por um processo de transformação no que se refere ainserção do aluno surdo, ainda que lentamente esse processo têm-se alargado, felizmente é possível identificar o esforço por parte dos professores, para que de fato esses alunos sejam incluídos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de razões trigonométricas na circunferência utilizando multiplano adaptável para alunos cegos ou com baixa visão(2023-12-22) SILVA, Edílson Soares da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente trabalho concerne sobre a matemática inclusiva nas escolas, considerando-se a realidade educacional e o direito de todas as pessoas com deficiência no que se refere à educação. Para tal propósito, o artigo descreve como foi implementada a utilização de um recurso didático para o ensino das relações trigonométricas na circunferência, visando a valorização da utilização de recursos didáticos adaptados para estudantes cegos ou com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, os resultados indicaram que a intervenção apresentou resultados positivos, haja visto que esta possibilitou a estudante com baixa visão e aos demais colegas de classe, um melhor entendimento do círculo trigonométrico e suas relações. Sendo o Multiplano Adaptado, um recurso didático acessível, e de baixo custo, que pode ser utilizado pelos docentes de Matemática, visando de fato a aplicabilidade em sala para facilitar a compreensão das relações trigonométricas na circunferência, e assim, oportunizando a construção de uma escola realmente inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus alunos e sempre levando em consideração a especificidade de cada estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto emergencial: implicações para o trabalho do professor de educação física e inclusão de alunos com deficiência na EAUFPA(2022-02-21) SOUZA, Isabely Costa de; MONTEIRO, Fernanda Yully dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4788896363084189; https://orcid.org/0000-0002-3107-6847O trabalho de conclusão de curso em questão trata do trabalho docente do professor de educação física e da inclusão dos alunos com deficiência diante do cenário instaurado pela pandemia do covid-19. O lócus de investigação é a Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho explicativo que utilizou enquanto instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, que traz maior flexibilidade dentro do diálogo e coleta de informações, foram entrevistados seis professores de educação física pela plataforma google Meet e WhatsApp. Enquanto considerações finais o trabalho aponta a intensificação do trabalho docente dentro do Ensino Remoto Emergencial, e uma nova reconfiguração do trabalho docente que precariza a prática pedagógica do professor de educação física e é ainda mais excludente no que tange os alunos com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado na Educação Especial, como componente curricular da formação do Pedagogo(2023-05-08) CARVALHO, Heloisa Helena Ferreira de; LIMA, Jonata Souza de; ttp://lattes.cnpq.br/2225350506155812; https://orcid.org/0000-0001-8700-8344Este artigo tem como objetivo compreender os impactos do Estágio Supervisionado em Educação Especial na vida acadêmica dos estudantes de pedagogia, suas percepções sobre a formação, competências e habilidades, e quanto aos seus sentimentos de segurança ou não, sobre a atividade laboral experimentada. Esta pesquisa foi construída a partir de minha participação e de meus colegas no componente curricular supracitado, na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, documental, vinculada à observação participante e entrevistas. Tendo como resultado, a partir da análise das respostas dos entrevistados, que o estágio foi relevante para a formação profissional, possibilitando-lhes fazer correspondências entre a teoria e prática. Contudo, relataram que ainda não se sentem habilitados para atuarem na área da Educação Especial, por não se identificarem com a modalidade e/ou por sentir necessidade de aperfeiçoamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ginástica e inclusão nas produções acadêmicas de 2012 a 2021(2022-07-26) SANTOS, Alexandre da Silva; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900; https://orcid.org/0000-0002-6717-2013Em face da importância da ginástica enquanto manifestação da Cultura Corpora e do reconhecimento da importância da inclusão nas aulas de Educação Física, o presente estudo traz como foco de investigação a relação entre a Ginástica e o processo de inclusão de pessoas com deficiência, problematizando: Quais as possibilidades do ensino da ginástica no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física? Dessa forma seu objetivo principal é analisar as produções acadêmicas sobre ginástica e inclusão de pessoas com deficiência publicadas no período de 2012 a 2021. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura, onde se analisou as produções cientificas publicadas entre os anos de 2012 a 2021, presentes na base de dados Google Acadêmico, que tratassem da prática de inclusão de pessoas com deficiências por meio da ginástica. Foram encontrado 13 (treze) trabalhos, onde 7 (sete) foram artigos apresentados em congressos, 3 (três) foram artigos publicados em revistas e 3 (três) foram trabalhos de conclusão de curso. A produção academia investigada revelou que a relação entre ginástica e inclusão ainda carece de mais estudos. Por outro lado, os estudos analisados apontaram que a ginástica abordada sob a ótica da inclusão promove o desenvolvimento dos aspectos motores; melhora o equilíbrio do seus praticante, podendo diminuir o risco de queda; promove a interação e o desenvolvimento de relações afetivo-sociais; o convívio com as diferenças; a melhora da autoestima, autoconfiança e aceitação, sobretudo, quando bem planejada e de forma lúdica, sempre buscando incentivar a criativa e interação entre os praticantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão como dispositivo econômico para o governo das pessoas com deficiência(2019-06-07) PEREIRA, Sara Bianca da Silva; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O presente trabalho trata da inclusão e o governo das pessoas com deficiência, a partir de um olhar nos estudos foucaultianos. A elaboração deste trabalho teve como problema de pesquisa: como a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem se constituído em uma estratégia de governamentalidade? Como objetivo geral, definimos investigar como a inclusão de pessoas com deficiencia tem se constituído em uma estratégia de governamentalidade no campo econômico. Ao aproximar o conceito de governamentalidade com o de inclusão, fundamentamos a pesquisa a partir das análises produzidas pelo teórico Michel Foucault. Como referencial teórico para subsidiar a pesquisa, os principais autores utilizados foram: Foucault (1979), Gallo (2015), Lopes (2009), Rech (2013), Sardagna (2013), Santaiana (2013), entre outros autores que discutem o uso da governamentalidade no processo de inclusão das pessoas com deficiência. Para tanto, levantamos alguns questionamentos para subsidiar o problema de pesquisa, acerca de ações que legitimaram o processo de inclusão, partindo de que pressuposto a Declaração de Salamanca designa que a escola é responsável pela transição do aluno para o mercado de trabalho? Qual a contribuição da Lei de Cotas na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho? Qual o intuito da ONU ao produzir discursos de igualdade de direito entre as pessoas? O foco dado a estas questões teve como alvo de debate pressupostos legais e teóricos, proporcionando assim, um melhor entendimento as questões econômicas que atualmente tem cerceado o processo de inclusão, e que de forma ingênua não é percebido. O referente trabalho foi construído por meio da pesquisa documental e a análise do discurso, sob a perspectiva foucaultiana. Este tipo de pesquisa possibilitou estabelecer um olhar mais crítico e questionador da atualidade, contribuindo para a problematização acerca das práticas sociais vigentes. Partindo dos estudos e reflexões vivenciados no decorrer da construção desta pesquisa, concluímos que por meio dos discursos e práticas que visam promover a inclusão, vem-se conduzindo por meio da subjetivação, a vida da população que se deseja incluir, de uma forma que possam ser modificados de acordo com os moldes de uma sociedade capitalista, onde todos necessitam estar inseridos em jogos econômicos. Mensuro a relevância desta pesquisa, na medida em possibilita a ampliação das pesquisas teórico-científicas. contribuindo para novos saberes acerca da inclusão das pessoas com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão de alunos com TEA na escola regular: balanço da produção científica(2022-11-22) SOUSA, Tainá Gomes de; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074Este trabalho tem como objetivo geral investigar a produção científica acerca da inclusão de alunos com TEA na escola regular. Partindo desse pressuposto, os objetivos específicos são: apresentar um panorama da inclusão do aluno com TEA na escola regular; e destacar possíveis dificuldades, estratégias pedagógicas e metodológicas enfatizadas nos trabalhos. Para isso, recorre-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que todo consenso sobre busca por números usados como resultado é ignorado, pois o qualitativo visa entender o social envolvendo as emoções e sentimentos dos sujeitos. Há, aqui, a revisão sistemática da literatura. As abordagens sobre o tema não podem estancar. Pelo contrário, devemos nos debruçar sobre tal questão afim de elucidar mais e mais caminhos para uma plena inclusão dos autistas em todos os ambientes. Essa revisão narrativa buscou identificar e discutir um conjunto de publicações em periódicos acadêmicos vinculados à educação, presentes na Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo). Privilegiou-se as produções brasileiras do período de 2008 a 2022, que coincide com o início da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE), na qual os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são inclusos no públicoalvo da educação especial. É de extrema e urgente necessidade ampliar a discussão sobre inclusão para todos os setores. É preciso ressignificar as práticas pedagógicas já consolidadas para que possamos atender a este grupo de forma cada vez mais especializada e humana.
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