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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação étnico-racial, lei 10.639/2003: seus impactos na formação dos alunos do ensino fundamental, Acará-PA
    (2019-11-19) MOREIRA, Patrícia Gois; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Tendo em vista que o desejo é conhecer como vem ocorrendo a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na escola de ensino fundamental Pinto Marques, pesquisa-se sobre Educação étnico-racial, Lei 10.639/2003: seus impactos na formação dos alunos do ensino fundamental, Acará/Pá, a fim de compreender as orientações trazidas pela lei 10.639/2003 que regulamenta a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, especificamente no ensino fundamental. Para tanto é necessário caracterizar como a Secretaria de Educação vem implementando as orientações descritas nos documentos oficiais acerca da lei 10.639 nas escolas do ensino fundamental do Acará, analisar o projeto político pedagógico da escola Pinto Marques e constatar se existem orientações ou ações que direcione o ensino das relações étnico-raciais, perceber qual a interpretação dos professores sobre a importância da lei 10.639 ser aplicada nas escolas do ensino fundamental. Realiza-se, então, uma pesquisa na abordagem qualitativa, como instrumento de pesquisa faz uso de documento e entrevista estruturada. Diante disso, verifica-se que o papel da secretaria de educação ainda é muito superficial, a analise realizada no Projeto Político Pedagógico da escola Pinto Marques esclareceu que não consta nada concreto sobre o problema que permeia esse texto e os avanços deste ensino vêm acontecendo superficialmente na escola, sucedendo de forma sistemática nas datas comemorativas e com muita resistência por parte dos alunos, o que impõe a constatação de que a escola não vislumbra uma aplicabilidade concreta desse ensino como direciona os objetivos da lei.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processo de implantação da gestão de manutenção de equipamentos médicos hospitalares
    (2021-02-16) ALVES JÚNIOR, Edmilson Francisco; VIEIRA JÚNIOR, Petrônio; http://lattes.cnpq.br/1958791286192330
    Todo estabelecimento de saúde possui uma determinada quantidade de equipamentos médicos hospitalares, sejam eles com finalidade de diagnóstico, terapia e/ou monitoração. Esses equipamentos, por sua vez, necessitam de manutenções e gerenciamento especializado, que possibilitem seu melhor aproveitamento. Em um hospital, a engenharia clínica é a responsável por desempenhar a função de gerenciador do parque tecnológico, possibilitando o aumento da disponibilidade dos equipamentos, maximizando seu aproveitamento ao mesmo tempo em que proporciona segurança aos seus clientes. Todavia, para se obter uma engenharia clínica capaz de proporcionar tais benefícios, faz-se necessário o seu planejamento desde sua implantação, seguindo normas e diretrizes que aumentem suas chances de sucesso e viabilize melhorias constantes no gerenciamento do parque tecnológico. O processo de implantação de um setor de manutenção de engenharia clínica, exige uma gama de processos a serem seguidos, aos quais podem ser citados: levantamento do parque tecnológico, instalação de programa de gerenciamento, cadastramento de informações de equipamentos em sistema de gerenciamento, solicitações de serviços por parte dos usuários de equipamentos médicos, atendimentos dos serviços solicitados, geração de indicadores de serviços e analise do desempenho da engenharia mediante resultados desses indicadores. A partir da realização desses procedimentos de implantação e dos resultados após determinado período, será possível analisar a efetividade da implantação realizada.
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