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    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ambiguidade perceptiva da imagem analisada no facebook
    (2018-06-29) PINHEIRO, Iwya Danielle dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268
    Partindo do princípio de que o mundo é muito mais imagético que escrito, e que a imagem por si só já é um recurso dinâmico e exerce muita influência na nossa mente, venho neste estudo mostrar que assim como o texto escrito e no texto falado as imagens também podem transmitir ambiguidade, neste caso ambiguidade perceptiva, e buscar comprovar que a ambiguidade não é estritamente vinculada à linguagem verbal, podendo ser aplicada também a linguagem não-verbal, para melhor explicitar essa proposta busquei embasamento nos estudos que envolvem as Ciências Cognitivas, pois foi através delas que a Linguística Cognitiva deu início aos esboços que envolviam a percepção, tendo em vista que a imagem por si só não tem significação completa ela necessita de um contexto, e é nessa perspectiva de atrelar conhecimento de mundo (contexto) com a imagem em si que surgem os estudos referentes à Linguística e a Semântica Cognitiva que vem tratar da cognição humana principalmente no que tange a visão e a percepção, a visão porque é através dela que a mente recebe os estímulos visuais e a percepção porque é ela que atribui o significado aos estímulos recebidos, e assim demonstrar que a imagem mantém relações íntimas com o mundo real especialmente no que tange a significação.
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    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Censura: uma análise semiótica no title card do desenho animado Hora de Aventura (Adventure Time)
    (2017) GOMES, Wesley Rogério Vaz.; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    Este trabalho tem por objetivo principal analisar o Title Card do desenho animado Hora de Aventura, tanto a imagem original como a modificada, sob a perspectiva Semiótica. Para isso, utilizou-se da teoria geral dos signos com base na tríade da relação entre o signo e o seu objeto, considerando os três pontos de vista: o icônico; o indicial; e o simbólico, de acordo com a teoria de Peirce (2010) e a metodologia adotada por Santaella (2010) a fim de identificar quais olhares semióticos habilitam este objeto imagético a funcionar como signo, bem como contribuir para um campo interpretativo desconhecido ao público alvo deste conteúdo.
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    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Olhares cruzados no Projeto Lifelines - Imagens da educação na Floresta de Caxiuanã: uma vivência de criatividade e afeto
    (2019-02-14) SANTOS, Janine Valente dos; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271
    Entre 2016 e 2017, a conexão entre o Museu Goeldi e o Stepping Stones Museum For Children, possibilitou uma experiência educativa que uniu estudantes da escola São Sebastião, na Floresta Nacional de Caxiuanã (Pará-Brasil), com estudantes americanos da escola Fairchild Wheeler, de Connecticut-Estados Unidos. Através de imagens, o artigo documenta o processo de investigação e troca entre estudantes. O estudo propõe uma reflexão sobre como a experiência educativa é transformadora e funciona como ponte e janela para o mundo. O foco da investigação são os estudantes de São Sebastião que através dos desenhos puderam transpor suas percepções do espaço em que vivem e como se reconhecem nele. Ao analisar este processo percebemos que o conhecimento tradicional aliado aos conteúdos propostos pelas ações do programa educativo do Museu Goeldi em Caxiuanã possibilitaram a esses estudantes bases para unir a ciência, arte e a vivência em suas localidades e criar elementos que, além de valorizar a cultura local, fortaleceram suas identidades. O ponto chave do processo de interação é a criatividade e o afeto.
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    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
    (2022-07-14) OLIVEIRA, Raiane do Nascimento; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633
    Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de construir mensagens de uma época, de um momento, de um instante a ser capturado e evidenciado em cada imagem sugerida nos livros didáticos. Assim, partindo das relações estabelecidas entre imagem e texto contidos nos livros didáticos, pensá-la como objeto histórico que estabelece um conjunto de práticas e discursos que constituem formas de experiências e testemunhas daquele presente eternizado em uma imagem.
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    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pixação na Amazônia: um fenômeno urbano contemporâneo
    (2023-07-13) DOMINGUES, Caio Henrique Ferreira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    O presente trabalho de conclusão deste curso aborda em sua temática principal o fenômeno da pixação na metrópole paraense no final do século XX. E sua relação com as dinâmicas sociais presentes no cenário urbano que passa por um processo de crescimento considerável, levando em consideração uma bibliografia que aborda metodologias apropriadas no debate da cultura visual. Busca-se o entendimento da prática do pixo e seus agentes mobilizadores. A construção de identidade urbana e quais reações a intervenção provocar, também fazem parte das problemáticas aqui abordadas. A prática no espaço público do debate, usando como referência o jornal Diário do Pará e de que maneira ele mobiliza o debate sobre o uso do espaço público. A metrópole responde às provocações que são as pixações em forma de projetos de leis e estratégias anti-pixação que criminalizam a prática e seus agentes, nesse sentido é fundamental uma análise sobre esse processo. Por fim, a presente pesquisa se volta para a intervenção e suas configurações no tempo presente, nela é possível identificar marcas de um processo histórico que diz respeito também ao processo de urbanização da metrópole paraense, além de dinâmicas típicas do mundo da arte. Sendo assim, a pixação carrega elementos culturais, pois as intervenções paraenses são únicas e fazem parte da construção da identidade urbana, provocando um debate sobre o uso do espaço público e mexem com estruturas institucionais.
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