Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Imageamento sísmico"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Imageamento de refletores sísmicos usando o operador de Empilhamento Superfície de Reflexão Comum (CRS) ZO 2-D de 4ª ordem
    (2008-03-31) CARDOSO, Michell da Silva; OLIVA, Pedro Andrés Chira; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671
    A simulação de uma seção sísmica de afastamento nulo a partir de dados sísmicos de cobertura múltipla para um meio 2-D, a través do empilhamento, é um método de imageamento sísmico muito utilizado no processamento, que permite reduzir a quantidade de dados e melhorar a relação sinal/ruído. Aproximações de tempos de trânsito utilizadas no empilhamento sísmico de eventos de reflexão ou difração são importantes para o imageamento e a inversão sísmica. Nos últimos anos surgiram diversas formas destas aproximações que usam mais de um parâmetro no empilhamento e permitem usar configurações sísmicas arbitrárias. Estas representações de tempo de trânsito têm substituído a convencional aproximação de tempo de trânsito Normal-Moveout (NMO) que depende de um único parâmetro, denominado velocidade NMO. O método de empilhamento sísmico Common-Reflection-Surface (CRS) simula seções sísmicas de afastamento-nulo a partir de dados de cobertura múltipla, independente do macromodelo de velocidades. Para meios 2-D, a função tempos de trânsito ou operador de empilhamento CRS depende de três parâmetros, o ângulo de emergência do raio normal e as curvaturas das frentes das ondas hipotéticas Normal-Incidence-Point (NIP) e Normal (N). Neste trabalho a expansão de Taylor do operador CRS de 2ª ordem, chamado também de operador CRS de 4ª ordem foi testada para verificar sua eficiência na simulação de seções afastamento-nulo e foi comparado com o operador CRS de 2ª ordem no empilhamento sísmico. O operador CRS 4ª ordem depende do mesmo número de parâmetros utilizados pelo convencional operador CRS de 2ª ordem. Exemplos sintéticos têm mostrado neste trabalho um bom desempenho deste operador na simulação de seções sísmicas de afastamento-nulo. Em geral, o operador CRS de 4ª ordem apresenta um melhor ajuste dos tempos de trânsito verdadeiros que o operador CRS de 2ª ordem para diversas configurações testadas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem sísmica 3D : exemplo da bacia do Amazonas
    (2008-06-27) MOURA, Elyston Carlos Melo; OLIVA, Pedro Andrés Chira; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671
    Um problema frequentemente encontrado na exploração de petróleo e gás em algumas bacias sedimentares brasilienses é a presença de soleiras de diabásio intrudidas nas seqüências Paleozóicas. As soleiras de diábasio reduzem a qualidade do imageamento sísmico. A modelagem destas estruturas geológicas complexas permite o melhor entendimento destas, e consequentemente, o progresso no desenvolvimento de metodologias e tecnologias que minimizam seus efeitos nas diversas etapas da indústria de petróleo e gás. Nos últimos anos, diversas técnicas de modelagem e visualização vêm surgindo e ganhando uma nova importância na resolução de problemas encontrados durante a exploração de petróleo. O software de modelagem geológico e geofísico, chamado Geological Object Computer Aided Design (GOCAD) é uma destas técnicas. Neste trabalho, foi usado esta técnica para construir diversos modelos 3-D de uma parte de interesse para a PETROBRÁS referente a Bacia do Amazonas (Brasil). Este tipo de modelagem contribui na resolução e entendimento dos problemas produzidos pela presença das soleiras de diabásio nesta região, e também para testar a eficiência das diversas metodologias sísmicas na melhor iluminação deste tipo de estruturas geológicas complexas existentes na profundidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem sísmica de alvo exploratório em bacias paleozoicas
    (2008) LOPES, Victor Hugo Rocha; GOMES, Ellen de Nazaré Souza; http://lattes.cnpq.br/1134403454849660
    O imageamento sísmico abaixo das soleiras de diabásio é um grande desafio para a sísmica de reflexão em bacias paleozóicas, ocasionando o aumento do risco exploratório na região. Vários fatores contribuem para essa dificuldade como a alta refletividade na interface entre o topo do diabásio e o pacote sedimentar, múltiplas de curto período devido a heterogeneidade dentro do diabásio e o espalhamento de energia devido a rugosidade na topografia do diabásio. Para se obter um melhor entendimento acerca da propagação de ondas sísmicas neste tipo de ambiente, construímos um modelo acústico 3D representativo de alvo exploratório de uma bacia paleozóica. Em seguida inserimos propriedades físicas no modelo através de dados de poços, simulamos uma aquisição 3D e 2D usando diferenças finitas e apresentamos o resultado para uma seção 2D na região de maior espessamento do diabásio. Descrevemos os procedimentos utilizados para a construção do modelo 3D analisando as características dos dados obtidos pela modelagem sísmica 3D e o resultado do imageamento sísmico em tempo e em profundidade de uma seção 2D. Os eventos de pull-up são observados abaixo da soleira de diabásio como resultado do imageamento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processamento Convencional de Dados Sísmicos da Bacia do Camamu
    (2013) MOREIRA, Gelbson Alves; LEITE, Lourenildo Williame Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8588738536047617
    O presente Trabalho de Curso (TCC) teve por objetivo geral o processamento de um conjunto de dados sísmicos marinhos 2D visando melhorar a qualidade do sinal através do uso de técnicas específicas, e obter seleções que forneçam subsídios para uma interpretação de estruturas em subsuperfície. O objetivo específi co e de organizar um fuxograma de processamento da linha 5519 do Camamu, utilizando para isto o Sistema CWP/SU. Neste contexto, o tratamento de dados sísmicos divide-se basicamente em três partes: Pré-processamento, Processamento e Imageamento. No presente trabalho apresentamos as etapas voltadas a simulação de secções em afastamento-nulo e denominamos a análise completa de Processo Convencional. As etapas de pré-processamento consistem basicamente de três partes: (1) organização da geometria; (2) cancelamento e silenciamento de traços ruidosos; (3) filtragem temporal-espacial,filtro de velocidade). As etapas de processamento consistem basicamente de três partes: (1) análise de velocidade; (2) empilhamento NMO e (3) o imageamento consistindo basicamente de migração. A linha sísmica marinha é a 5519 da Bacia do Camamu localizada na margem equatorial brasileira.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA