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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Censura: uma análise semiótica no title card do desenho animado Hora de Aventura (Adventure Time)(2017) GOMES, Wesley Rogério Vaz.; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860Este trabalho tem por objetivo principal analisar o Title Card do desenho animado Hora de Aventura, tanto a imagem original como a modificada, sob a perspectiva Semiótica. Para isso, utilizou-se da teoria geral dos signos com base na tríade da relação entre o signo e o seu objeto, considerando os três pontos de vista: o icônico; o indicial; e o simbólico, de acordo com a teoria de Peirce (2010) e a metodologia adotada por Santaella (2010) a fim de identificar quais olhares semióticos habilitam este objeto imagético a funcionar como signo, bem como contribuir para um campo interpretativo desconhecido ao público alvo deste conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A imagem que vivi: o lugar da Arte em minha trajetória enquanto artista-professor(2021-02-25) SILVA, Marcos Vinicius Gomes; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704O presente trabalho é fruto das nuances entre as experiências de vida e a criação artística. Focada no processo criativo pessoal, a pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as influências do contexto cultural e geográfico ao qual vivi e sua ligação direta com a forma com a qual observo, represento e ressignifico o mundo mediante a realidade pandêmica/covid19. Por meio disto, procuro ressaltar a importância do desenho, jogos na minha infância, o ensino/aprendizagem da iniciação artística na escola que desbravaram em mim territórios da sensibilidade e da imaginação criativa para a minha construção artística, pautada na leitura e na construção de imagens. A pesquisa está dividida em introdução, três capítulos e nas considerações finais sobre a pesquisa. Os resultados apontam para os significados identitários da realidade tais como vivências experienciadas no período pandêmico envolvendo solidão, ansiedade, afeto e cura, que resultaram na elaboração de quatro imagens com influências do contexto vivido em sua criação, gerando assim as imagens intituladas “A Solitude”, “A Ruptura”, “O Amparo” e “A Cura”, que compõem a série “A Paixão do Ordinário”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pixação na Amazônia: um fenômeno urbano contemporâneo(2023-07-13) DOMINGUES, Caio Henrique Ferreira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442O presente trabalho de conclusão deste curso aborda em sua temática principal o fenômeno da pixação na metrópole paraense no final do século XX. E sua relação com as dinâmicas sociais presentes no cenário urbano que passa por um processo de crescimento considerável, levando em consideração uma bibliografia que aborda metodologias apropriadas no debate da cultura visual. Busca-se o entendimento da prática do pixo e seus agentes mobilizadores. A construção de identidade urbana e quais reações a intervenção provocar, também fazem parte das problemáticas aqui abordadas. A prática no espaço público do debate, usando como referência o jornal Diário do Pará e de que maneira ele mobiliza o debate sobre o uso do espaço público. A metrópole responde às provocações que são as pixações em forma de projetos de leis e estratégias anti-pixação que criminalizam a prática e seus agentes, nesse sentido é fundamental uma análise sobre esse processo. Por fim, a presente pesquisa se volta para a intervenção e suas configurações no tempo presente, nela é possível identificar marcas de um processo histórico que diz respeito também ao processo de urbanização da metrópole paraense, além de dinâmicas típicas do mundo da arte. Sendo assim, a pixação carrega elementos culturais, pois as intervenções paraenses são únicas e fazem parte da construção da identidade urbana, provocando um debate sobre o uso do espaço público e mexem com estruturas institucionais.