Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ilha de Mosqueiro - PA"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Morfologia e sedimentação de praia estuarina Amazônica (Marahú - Ilha de Mosqueiro/PA)
    (2017-09-06) RAMOS, Carolina Costa; RANIERI, Leilanhe Almeida; http://lattes.cnpq.br/3129401501809850
    As praias estuarinas são depósitos intermareais de areia, cascalho ou lama localizados às margens de estuários. A Praia do Marahú, na Ilha de Mosqueiro, é caracterizada como praia estuarina estando sujeita a alterações morfológicas de acordo com as características sazonais da região. O objetivo deste trabalho foi analisar a variação morfossedimentar e a vulnerabilidade à erosão costeira nos setores leste e oeste da praia, durante as marés de sizígia equinocial (30/09/2016) e de quadratura (09/11/2016), buscando averiguar se os efeitos da erosão e/ou deposição de sedimentos se mantêm contínuos durante a estação menos chuvosa amazônica, mesmo na mudança do estado da maré durante um ciclo lunar. A metodologia consistiu em: (1) aquisição de dados topográficos através de perfis praias; (2) amostragem de sedimentos superficiais; (3) análise laboratorial dos sedimentos para a separação granulométrica; e (4) processamento dos dados obtidos in situ e em laboratório por meio dos softwares Grapher, Surfer, Sysgran e Excel. Os resultados mostram que a praia do Marahú, durante a maré equinocial de sizígia da campanha de setembro, apresentou uma fase acrescional, com maior volume sedimentar nos perfis praias, e predominância de areia média em ambos os setores. Durante o período de estudo a fase erosiva ocorreu durante a maré de quadratura, na campanha de novembro, considerado como um mês de transição para o período mais chuvoso. A proximidade com este período mais erosivo pode ter resultado na perda de volume sedimentar da praia de setembro para novembro. Havendo aumento na ocorrência de sedimentos grossos neste último mês e diminuição dos finos. A praia do Marahú apresentou classificação morfodinâmica de praia intermediaria a reflexiva, de acordo com o setor e período analisado, uma vez que é marcada por promontórios e pontões rochosos nas suas extremidades, bem como afloramentos rochosos em alguns perfis e isso acaba influenciando a morfologia, a hidrodinâmica e transporte sedimentar local.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A questão ambiental na visão do camponês ilhéu no Assentamento Paulo Fonteles - Ilha de Mosqueiro, Belém - PA
    (2014) COSTA, Laisa Tocantins Murta; ROLLNIC, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/6585442266149471; NASCIMENTO, Inaê de Brito Albuquerque
    As problemáticas alarmantes que envolvem a gestão costeira do bioma Amazônico necessitam de discussões para que seja possível a compreensão do conjunto de fundamentos causadores dos desequilíbrios socioambientais. Não obstante, a região das Ilhas próximas a sede metropolitana de Belém do Pará, mais especificamente a Ilha do Mosqueiro, sofre com as adversidades geradas pela ineficiência por parte dos órgãos gestores e instituições responsáveis pelo comando, logística e administração dos recursos locais. O ambiente mais prejudicado geralmente é o rural, caracterizado pela produção familiar com escassez de infraestrutura e assistência em todos os âmbitos. O presente trabalho consiste numa análise socioambiental pela perspectiva do camponês Ilhéu do assentamento rural denominado Paulo Fonteles, localizado na Ilha do Mosqueiro, distrito administrativo do município Belém, estado do Pará, através da implementação de questionários com à população, assim como a observação, registro, análise e classificação dos fenômenos ligados a gestão costeira dos recursos naturais. A população em questão pode ser definida como "tradicional cabocla", sendo composta principalmente por adultos e idosos de baixa escolaridade com muita experiência empírica em relação as atividades rurais. Houve uma boa correlação entre a percepção socioambiental dos entrevistados e os principais problemas ambientais diagnosticados, como o desmatamento e destino dos resíduos sólidos. A partir dessa compreensão, seria possível a identificação das variáveis críticas socioambientais dos ambientes em questão, facilitando a elaboração de soluções das adversidades através do empoderamento das comunidades e atores sociais locais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre a produção primária epilítica e a estrutura populacional de Neritina zebra (Mollusca: Gastropoda) na Ilha de Mosqueiro, Belém-PA
    (2018-07-12) SOUZA, Débora da Silva; LEE, James Tony; http://lattes.cnpq.br/1693070833836566
    Os costões rochosos abrigam um grande número de espécies de importância econômica e ecológica. Neste ambiente, a alta produtividade no substrato confere uma condição apropriada para o assentamento de espécies bentônicas e a fixação de organismos sésseis. A produção primária é realizada pelo microfitobentos componente do biofilme epilítico. Este trabalho teve como objetivo avaliar a variação temporal densidade do gastrópode Neritina zebra e suas relações com a biomassa primária epílitica no substrato consolidado do entremarés das praias do Paraíso, Farol e Grande da Ilha de Mosqueiro–Pará. As amostragens ocorreram nos meses de maio e outubro de 2014 e 2017, correspondentes a meses do período chuvoso e seco, respectivamente. Foram estimadas as densidades de indivíduos recrutas, intermediários e adultos para medir a influência das diferentes classes de tamanho sobre a disponibilidade do biofilme. Para as amostras de densidade foram utilizados amostradores quadrados de 25 x 25 cm e feitas 10 réplicas em cada praia, e para as amostras destinadas a extração de clorofila-a, utilizada como uma medida indireta da biomassa primária, foram removidos fragmentos de rochas de aproximadamente 3 x 3 cm. A biomassa primária do substrato consolidado do entremarés da Ilha de Mosqueiro-PA apresenta maior produção do biofilme epilítico no período seco e está relacionado com as menores densidades de Neritina zebra. O recrutamento de indivíduos de Neritina zebra ocorre no período chuvoso e apresenta variação interanual. A relação da classe dos intermediários com a concentração de clorofila-a tem uma tendência negativa, ou seja, as maiores densidades dessa classe de tamanho estão associadas com as menores taxas de chl-a. Dessa forma, entender as relações entre as diferentes classes de tamanho sobre a produção primária é crucial para entender os mecanismos envolvidos no controle da população.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA