Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Idosos - Narrativas pessoais"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Narrativas de idosos e suas experiências na educação de jovens e adultos (EJA) na: E.E.E.F.M. Augusto Olímpio no Município de Belém-PA.
    (2017) OLIVEIRA, Nayara Sena; LEITE, Natália da Rocha
    O presente estudo visa abordar a memória e experiências de idosos na Educação de Jovens e Adultos, para conhecermos suas trajetórias e os motivos que os levaram a voltar a estudar. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a memória e as experiências destes idosos da EJA para compreender suas trajetórias educacionais e pessoais, e também entender as dificuldades, as expectativas que estes alunos enfrentam na sala de aula, e a importância da modalidade de EJA para estes sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida numa instituição de ensino da rede pública Estadual de Belém do Pará, em salas de aula que tinham alunos idosos frequentando regulamente as turmas da EJA, na faixa etária entre sessenta (60) e sessenta e nove (69) anos de idade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Nas narrativas apresentadas, esses idosos puderam se expressar com mais liberdade, o que levou a um entendimento maior quanto às suas memórias. As entrevistas serviram para auxiliar no embasamento teórico e ampliar as reflexões e compreensões sobre o tema apresentado. Os resultados foram de acordo com a perspectiva de proposta da pesquisa, pois os idosos narraram suas trajetórias escolares e pessoais, os motivos que os levaram a buscar a modalidade da EJA, as dificuldades enfrentadas, por exemplo, como a leitura e a escrita, e a importância que a EJA tem para a obtenção de conhecimento neste mundo letrado, e suas expectativas ao terminarem essa modalidade de ensino. A pesquisa, portanto, foi significativa para a compreensão de memórias, experiências e o processo de ensino na qual esses idosos estão inseridos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA