Navegando por Assunto "Idosos - Educação"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI(2022-12-26) MACHADO, Estefany Caroline Ferreira; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656O presente estudo tem como objetivo retratar na condição de bolsista da extensão universitária, o trabalho viabilizado no Projeto de Escolarização e Inclusão de Pessoas Adultas, Idosas no Programa Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. As ações pedagógicas eram realizadas por meio de rodas de conversa sobre as histórias de vida, visando desenvolver atividades de escutas, reflexões como parte constitutivas do processo de escolarização de pessoas adultas, idosas no âmbito do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade, com participação de docentes, monitores, graduandas/os em formação, coordenadoras, corpo técnico-administrativo, convidados. A formação planejada ocorria a partir de dois encontros mensais, um direcionado para escuta, e outro para apresentação aos participantes das reflexões, em conexão com as histórias de vida das pessoas, realizados on line por conta da pandemia. O trabalho tinha como fundamento teórico, a Educação Popular, a Pedagogia do Oprimido, Freire, (1987), na qual o processo formativo é forjado na perspectiva da emancipação humana. Nesse sentido, a partir da interface com as histórias de vida, os resultados apontavam na perspectiva de compreender criticamente, criativamente os processos e itinerários formativos; construídos nas vivências individuais, coletivas, em contextos diversificados, possibilitando às pessoas de grupos sociais vulneráveis, a capacidade de dizer a sua palavra sobre seus processos de vir a ser; de inacabamento humano, de sua educabilidade humana, especialmente as mulheres adultas, idosas. Concluímos reafirmando o compromisso da Extensão Universitária com a inclusão, participação de pessoas adultas, idosas oriundas de comunidades menos favorecidas ao promover o desenvolvimento de escutas, reflexões capazes de contribuir com o processo de escolarização na perspectiva da educação pública, democrática, popular, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade social, referenciada como direito humano basilar para pessoas adultas, idosas/velhas da Amazônia Paraense. A pandemia limitou as ações do Projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação da pessoa adulta/idosa desenvolvida no Programa GETI/UFPA Castanhal : participação familiar e seus contributos(2018-08-22) MACHADO, Estefany Gomes; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656Família e escola são instituições que influenciam o processo de crescimento da pessoa humana, seja físico, social ou intelectual. A discussão relacionada a parceria dessas instituições dificilmente é abordada nos escritos sobre a educação da pessoa adulta/idosa. A participação da família somente é discutida quando se trata de cuidar da saúde da pessoa idosa e não perpassa pelo âmbito educacional. Diante deste contexto esta pesquisa tem por objetivo investigar as ações que caracterizam a participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa, bem como os contributos da presença e/ou ausência. Pesquisa de abordagem qualitativa (DESLANDES, 2009) realizada no âmbito do Programa de Extensão Grupo de Educação na Terceira IdadeGETI, da Universidade Federal do Pará- UFPA, no Campus Universitário de Castanhal, no ano 2018, tendo como participantes cinco (05) educandas adultas/idosas da Educação de Jovens e Adultos- EJA. Os autores que contribuíram para referenciar as discussões foram: Marques (2011); Arroyo (2017; 2005); Vasconcelos e Brito (2012); Freire (2014); Mesquita (2009); Palorin (2016); Young (2007); Bordenave (1994) dentre outros. Os resultados evidenciaram que a participação familiar na educação da pessoa adulta/idosa acontecia no Programa GETI, a qual tem aspectos positivos, podendo ser descritos os seguintes: atitudes de apoio a pessoa adulta/idosa, incentivo por meio de diálogo, respeito a autonomia, o auxílio na resolução de atividades escolares, bem como a participação na instituição de ensino investigada. Evidenciamos também, aspectos negativos tais como: a reprovação e incompreensão da prática de estudar da pessoa adulta/idosa; tratamento da pessoa adulta/idosa como hóspede da residência, bem como a aproximação do processo educacional pela família apenas por curiosidade momentânea. Aspectos esses que influenciam na autoestima e na baixa estima da pessoa adulta/idosa. Identificamos ainda na investigação, a confiança da pessoa adulta/idosa em superar desafios inerentes ao processo educacional, e fato que, consequentemente, favorece a vida da pessoa adulta/idosa na sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens, adultos e idosos e processos de ensinar e aprender: múltiplas faces humanas no programa GETI Castanhal - Pará(2018-08-24) REIS, Maiara Meireles; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656O presente estudo versa sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos, buscando investigar o trabalho pedagógico e os processos de ensinar/aprender frente as múltiplas faces humanas do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade – GETI, destacando também o trabalho de inclusão das educadoras. O lócus da investigação ocorreu em uma turma de 2ª Etapa, no Programa no ano de 2018, que funciona no Campus Universitário de Castanhal, no horário vespertino. Tínhamos como objetivo investigar o trabalho docente e suas contribuições no processo de ensino/aprendizado dos educandos frente suas múltiplas faces, focando em uma turma heterogênea, com educandos Jovens, Adultos e Idosos que possuem diferentes níveis de aprendizado. Os sujeitos investigados da pesquisa foram duas (02) docentes lotadas no programa GETI e cinco (05) educandos, com faixa etária de dezesseis (16) a sessenta e nove (69) anos. A abordagem qualitativa de pesquisa norteou a investigação, os autores que chamamos no procedimento metodológico da pesquisa foram Andrade (2009); Lakatos; Marconi (2009); Severino (2007) dentre outros. Os autores que contribuíram para a investigação na área da EJA foram Arroyo (2005), Freire (2013); Garcia (2013); Ribeiro (2014); Santos (2011). Sobre o papel do docente na EJA frente os processos de ensinar e aprender, chamamos os autores Gadotti (2008); Sotelo (2012); entre outros. Os resultados da investigação apontaram que o trabalho pedagógico realizado no Programa GETI contribui para o desenvolvimento do processo de aprendizagens dos educandos. Bem como, ficou evidenciado que o trabalho no Programa possui características humanizadoras, de acolhimento, de respeito aos saberes e as limitações dos educandos, de dialogo e de inclusão frente as múltiplas faces humanas dos sujeitos investigados. Segundo os dados, atendia as respectivas especificidades, porém havia registro de exposição de conteúdos trabalhados categorizados como fáceis na disciplina de matemática, bem como houve dados sobre necessidade do braille, a ser mais trabalhado em sala de aula. As docentes também relataram que é desafiante planejar e adaptar diferentes materiais para cada nível de aprendizagem e das diversas faixas etárias dos sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Educação de pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI: possibilidades de outras pedagogias(2022-12-26) VIEIRA, Myrhia Sâmila Santos; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656A pesquisa tem como objetivo compreender os sujeitos inseridos na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas – EJAI, bem como, as razões de não terem acessado antes à Educação Escolar. Ademais, o trabalho objetiva refletir sobre possiblidade de Outras Pedagogias Emancipadoras, pautadas em Freire e Arroyo. A investigação possui abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa bibliográfica e de campo, com inserção de dados pertinentes do Estágio de Docência na EJAI. As técnicas utilizadas para produção de dados foram entrevistas não-diretivas, história de vida e observação. Os principais autores que nortearam a discursão foram Arroyo (2014), Freire (2018), Freire (2019), Jardilino e Araújo (2014) e dentre outros. Como resultados da pesquisa concluímos que os sujeitos da EJAI são pessoas que enfrentam barreiras educacionais, sociais, culturais, econômicas, lidando com relações de negação de direitos, subalternações e opressões. Além disso, no que se refere ao fazer pedagógico identificamos que precisa estar a serviço dos processos de formação humana e educacional dos educandos. Logo, concluímos a necessidade de Outras pedagogias de concepção emancipadora, na qual os sujeitos, que tiveram seus direitos negados, sejam valorizados em suas histórias de vida, seus saberes, seus fazeres, enquanto cidadãos, sujeitos de direito nos processos de ensino- aprendizagem contextualizados, ressignificados, visando a igualdade de acesso à educação como bem social, garantia de direito humano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evasão escolar na Educação para pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI), em uma escola no município de Ananindeua(2022-12-29) CARMO, José Thiago Monteiro do; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387Sabemos que a educação é um direito de todos e previsto em Lei. Essa pesquisa teve como objetivo verificar a presença da evasão escolar na modalidade da Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, nas etapas iniciais do ensino fundamental (1a e 2a etapa), entre os anos de 2019 a 2022, em uma escola no município de Ananindeua no Estado do Pará. Para demonstrar os motivos da evasão e fomentar essa discussão, com as possíveis causas que levaram os alunos a evadirem da instituição. Para o desenvolvimento desse artigo foi utilizado obras de autores como Arroyo (2017 e 2012), Cury (2020), Freire (2017, 2013, 1997), entre outros e textos complementares que foram essenciais para essa pesquisa. Com base na pesquisa bibliográfica e de campo exploratória observei e analisei por meio das informações coletadas (diário de bordo) os impasses da evasão, dentro da perspectiva da escola. Como resultados desse artigo trouxe os problemas referentes à escola. Constatou-se que há uma grande necessidade de manter os alunos em sala de aula, pois a evasão é um grande desafio dentro dessa modalidade; e se a instituição não oferecer um espaço agradável e com propostas pedagógicas interessantes, o aluno perderá gradativamente a vontade de estudar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos e educação de jovens e adultos: o entrelaçamento no processo de ensinar e aprender no Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI(2017) AGUIAR, Nayane Ferreira de; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656O presente trabalho tem como finalidade compreender a utilização de Jogos Didáticos na Educação de Jovens, Adultos/Idosos (EJA), na tentativa de caracterizar o processo de ensinar e aprender, de maneira lúdica, com objetivo de identificar o aprendizado por meio de jogos. Buscamos com a pesquisa responder a seguinte questão: os jogos didáticos são capazes de proporcionar entrelaçamento entre o processo de ensino/aprendizagem e ludicidade no Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. Para a execução da investigação buscou-se a abordagem qualitativa proposta por Lüdke e André (1986), a revisão bibliográfica foi pautada em autores da EJA como Nascimento (2004), Piconez (2002), entre outros, diálogo com os autores Kishimoto (2011), Soares (2013), Kadoma e Silva (2004), nortearam a discussão teórica sobre Jogos. Os sujeitos da pesquisa foram discentes alunos da Primeira Etapa da EJA, pertencentes ao Grupo de Educação da Terceira Idade (GETI), Programa da Universidade Federal do Pará. Também, no âmbito da investigação propusemos como forma de intervenção concreta, a utilização de Jogos Didáticos relacionados aos conteúdos, de forma interdisciplinar, os quais foram aplicados em dias diferentes com temáticas trabalhadas durante o decorrer do semestre letivo. Os dados revelaram inúmeras contribuições que o jogo didático pode propicia para dentro da sala de aula, tais como: a relação do discente com um contexto diferenciado de ensinar e aprender; o papel da ludicidade na mediação do processo pedagógico; a identificação das limitações dos discentes; as relações de bom humor que são estabelecidas pelos participes dos jogos que envolve todo o coletivo da sala de aula.