Navegando por Assunto "Ideology"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Opinião pública e tolerância política no Brasil: o caso do direito de manifestação dos produtores do agronegócio(2025-04-02) MARTINS, Rafael Augusto Conceição; RIBEIRO, Gustavo César de Macêdo; http://lattes.cnpq.br/8785742397681355; https://orcid.org/0000-0002-6467-6558Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma crescente polarização política e intensificação dos conflitos ideológicos. Este artigo tem como objetivo analisar como a população brasileira percebe o direito de manifestação dos produtores rurais do agronegócio. Para isso, foram utilizados dois bancos de dados, mapeamento de informações e testes de hipóteses. Os resultados da pesquisa demonstram que a tolerância política no Brasil está diretamente relacionada às percepções ideológicas dos indivíduos. Dessa forma, conclui-se que o debate sobre tolerância política passa, necessariamente, pela compreensão das dinâmicas da opinião pública e das influências ideológicas que a atravessam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Religião e educação: a afinidade entre a reforma protestante, educação e a secularização da escola na modernidade(2018-12-19) SILVA, Marcos Sergio Silva da; MIRANDA, Paulo Henrique Façanha de; http://lattes.cnpq.br/9890288658527621No século XVI, a escola recebe um novo impulso: à reforma protestante. As cartas e sermões de Lutero com o fim de incentivar tanto os príncipes a criarem escolas como aos pais para mandarem seus filhos à escola além da parte pedagógica da reforma com o fim de colocar a bíblia na mão do povo colocou a escola em um novo patamar nas localidades por ela alcançadas. Organizada por Melanchthon, depois reestruturada na didática Comenius à escola no ocidente agora se amplia em seus estudos e não somente em âmbitos religiosos, mas científicos. Contudo, com o avanço da ciência e a nova ideia de “neutralidade na educação” procuraram dissolver o espaço da religião na escola. Apresentada como ideologia, a religião se reestrutura em outros ambientes pedagógicos e a escola segue seu rumo à procura de valores e autoridade fora da religião. Todavia, sua procura na era moderna de princípios próprios pode ter se configurado no mesmo que ela criticava